23 de novembro de 2013

Caipirinhas para o fim do exame da especialidade (YEAH!) :D

Don't want to hear about it,
Every single one's got a story to tell.
Everyone knows about it,
From the Queen of England to the hounds of hell.

And if I catch it coming back my way
I'm gonna serve it to you.
And that ain't what you want to hear,
But that's what I'll do.

And the feeling coming from my bones
Says find a home!

The White Stripes


(Tiaguinho antes de começares a ler isto eu quer só dizer que a primeira vez que bebi já era adulta, e que sempre o fiz de forma responsável. Nunca conduzi depois de beber (aliás, sou frequentemente a condutora de serviço quando saímos porque normalmente não bebo de todo) e sempre tive cuidado. A dada altura da tua vida (principalmente durante a faculdade) vais sentir a vontade/curiosidade/pressão dos teus pares para experimentares bebidas alcoólicas, e isso não tem mal nenhum - desde que o faças de forma consciente, responsável e adulta. Eventualmente vais perceber que beber álcool não tem assim tanta graça.)


Há quatro anos eu e o Pedro fizemos o nosso exame de anatomia II, que determinou o fim de dois anos do estudo da anatomia. Se estávamos radiantes porque pensávamos que nunca mais íamos estudar anatomia - estávamos tão enganados! - ainda mais radiantes ficámos quando ambos tirámos óptimas notas: 17 e 18, respectivamente.

Vai daí, pusemos em prática um plano estúpido infalível. Comprámos uma garrafa de vodka, uma garrafa de sumo de limão e um saco de tremoços, trancámos a porta de casa, guardámos um dos portáteis num sítio seguro, desligámos a internet, ligámos o filme 'Harold & Kumar Go to White Castle', bebemos e rimos que nem uns loucos durante uma hora... E acordámos doze horas depois deitados na cama, ainda vestidos e sem fazer a mais pequena ideia do que tinha acontecido durante o resto da noite (mas havia várias provas, infelizmente!).

Esta sensação de 'apagamento total' nunca me tinha acontecido, e o facto é que depois disso nunca mais bebi demasiado. Também nunca mais consegui comer tremoços, mas vou poupar-vos dos detalhes.


Esta Quinta-feira foi o meu exame da especialidade, e eu confesso que pela primeira vez em muito muito tempo tive vontade de ficar com os copos (estive um ano inteiro a estudar, acho que merecia!). Mas agora sou mais exigente: se há uns anos uma garrafa de vodka chegava para me entusiasmar, agora já preciso de um cocktail mais pomposo. E entram em cena as caipirinhas.


E pronto, agora só volto a beber daqui a quatro anos. Ou vinte, vá. Não me interpretem mal: foi engraçado, e não foi de todo tão mau como o episódio que vos contei. Mas parafraseando o grande Roger Murtaugh:


Caipirinha

Ingredientes (para uma pessoa):

* Uma lima;
* Uma colher de sopa de açúcar amarelo;
* Gelo picado q.b.;
* Cachaça q.b.

Confecção: 

* Cortar a lima em quartos e colocar num copo, com a polpa virada para cima;

* Juntar o açúcar amarelo e esmagar suavemente com um pilão, para que a polpa da lima e o açúcar se misturem (e evitando esmagar a casca da lima);

* Juntar o gelo picado até ao cimo do copo;

* Cobrir com cachaça e mexer bem com uma palhinha ou uma colher pequena.

Nós fizemos dez caipirinhas numa tigela grande (eu sei, é só glamour!) :)

Tenham um bom fim-de-semana! :D 

12 comentários:

  1. Claro que merecias Jo, um ano a estudar é dose ;) Desejo-te muito sucesso nesta nova fase de tua vida, com ou sem bebidas alcooólicas ;)
    Eu confesso que, claro, já tive os meus momentos de bebedeiras, também já tive 18 anos :p Mas tb sou sincera quando digo que isso já n acontece há muito e que quando me sinto mas embriagadamente bem disposta é quando partilho uma garrafa de vinho num jantar a dois, por isso é por uma boa causa :)

    Bisou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Eu também já tive os meus momentos, principalmente no primeiro e no segundo ano da faculdade quando tudo aquilo era novidade. Mas depois desse episódio acho que fiquei um bocado assustada: efectivamente nós fomos cuidadosos, mas mesmo assim podia ter acontecido alguma coisa :P

      Em relação ao vinho, cá em casa temos o problema de ele gostar mais do tinto e eu do branco ;) Mas gostamos os dois imenso de lambrusco :)

      Beijinhos e tem um bom fim-de-semana :) Espero que esteja tudo bem por aí :D

      Eliminar
  2. Anteontem comprei um livro só de muffins e lembrei-me de ti. A receita que achei mais engraçada e mais interesse me despertou (e que a minha família toda já pediu para eu experimentar) é uma receita de muffins de caipirinha! Se forem bons serão uma boa opção às caipirinhas agora no inverno, pois com o frio não apetece muito bebidas geladas...os muffins sempre aconchegam o estômago :)

    ResponderEliminar
  3. Ontem quando olhava para as limas maceradas com o açúcar que ainda estavam na tigela também pensei que podia fazer muffins de caipirinha, com cachaça e sumo e raspa de lima ;) Mas como acabámos as limas na Quinta-feira e além disso já tenho duas receitas de muffins feitas (uma no congelador e outra fora) a ideia foi para a lista para eu fazer noutra oportunidade :) Mas obrigada pela ideia! :D

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  4. Adooro caipirinhas, aliás, confesso que gosto mais de caipiroskas! Prefiro com vodka, visto que não sou grande fã de cachaça :D mas é o meu cocktail favorito, uma caipiroska, bem fresquinha, bebe-se como se fosse sumo... :p (mas se calhar não convém muito!).
    Hoje experimentei uma das tuas receitas, Joana. Os hamburguers de salmão e deixei o meu feedback lá no blog! Passa por lá :)

    Um beijinho,
    C.

    http://she-fell-down-the-rabbit-hole.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Caipirinha não é muito a minha onda, mas é bom e é sempre uma boa maneira de celebrar :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais: PARABÉNS! :)
    Depois: isso é que foi uma festança, hã? Há quatro anos, agora também, mas com mais contenção. ;)
    O único "apagão" que tive devido a, digamos, estar ligeiramente embriagada, deveu-se a rum. Note-se que nem sequer gosto, nem nunca gostei de rum... Enfim, juventude... :P
    Agora é raro beber.

    Beijinhos grandes e enjoy a "liberdade"! :)

    ResponderEliminar
  7. Joana, sei o que é a preparação para o exame de especialidade, a minha sobrinha, que estudou no ICBAS também fez ontem e a vida dela nos últimos meses foi estudar, estudar, estudar... Por isso acho que uma "pielazita" é mais que justificada! Afinal, precisas de descomprimir, não é? Muitos, muitos parabéns e que sejas muito feliz na tua próxima etapa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nunca me aconteceu tal!!!! Mas acho que com algumas dessas caipirinhas... nao sei nao... hehe
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Gostei do conselho inicial, ao tiaguinho,
    Com moderação não tem mal nenhum e acho que brindas-te muito bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />