23 de outubro de 2013

Smoothie de coco, framboesa e mirtilos para uma viagem atribulada :)

Scotty doesn't know that Fiona and me 
Do it in my van every Sunday.
She tells him she's in church, but she doesn't go,
Still she's on her knees, and Scotty doesn't know!
Oh Scotty doesn't know!

Lustra
(a música oficial do Inter-Rail)


Em 2009 eu, o Pedro, a Sofia, a Joana e o Bernardo decidimos fazer um Inter-Rail para celebrar o fim do terceiro ano do curso, um ano bastante exigente.

Depois de muitas ideias mirabolantes, planos falhados e piadas sobre nádegas *Oh Bernardo isso também é no cu de Judas, mas é na outra nádega!* decidimos fazer um percurso muito simples: Barcelona, Paris, Brugge, Gent e Amesterdão.


A meio de Agosto lá partimos, cinco miúdos cheios de sonhos. Nas mochilas levávamos um quilo de biscoitos de chocolate, cinco quilos de maçãs (deviamos achar que não vendiam maçãs nos outros países!), duas latas grandes de Pringles e duas embalagens de pão de forma com queijo e chourição. No coração levávamos muita alegria e muita vontade de conhecer o mundo.

Na altura eu planeei os diferentes percursos nas cidades, e muito sinceramente acho que fiz um trabalho bastante bom. No entanto, sei penso que exagerei um bocadinho na quantidade imensa de museus, monumentos, igrejas, teatros, praças, parques, ruas principais e mercados de fruta que nos fiz calcorrear, e o resultado é que chegávamos sempre ao hostel tardíssimo e a morrer de fome e de cansaço.


Foi duro, foi muito duro. Em Barcelona lembro-me de ter chorado agarrada ao Pedro no silêncio da noite, e de ter sussurrado que estava tão cansada que queria ir para casa. A pressão de ter planeado tudo, o medo que algo corresse mal, a fome e o cansaço estavam a vencer até a mais maluquinha das viagens.

Eventualmente isso passou-me. Quando o Bernardo disse que lhe doía o pernil e eu disse que daí a nada chegávamos ao hostel e ele podia esticar o pernil e me ri como uma louca durante dez minutos, isso passou-me. Quando subimos toooooodo o Montjuic e mal chegámos ao cimo vimos o autocarro grátis a chegar ao nosso lado e rimos como uns perdidos, isso passou-me. Quando estávamos no Museu da Cidade de Barcelona e um de nós espirrou e soltou um pum tão alto que se ouviu em toda a sala e depois desatou a rir-se, isso passou-me.


Quando a Sofia viu a Torre Eiffel pela primeira vez, chorou e todos nós chorámos com ela, isso passou-me. Quando conhecemos a senhora que falava sete línguas e que nos vendeu o melhor cachorro quente que já comi na vida, isso passou-me. Quando tivemos de dormir na rua uma noite e passámos o tempo todo a jogar à sueca italiana, isso passou-me. Quando comemos aquele prato enoooorme de esparguete à bolonhesa por 3€ na Bélgica, isso passou-me. Quando descobrimos que o nosso hostel tinha croissants de Nutella para o pequeno-almoço e comemos uns vinte cada um, isso passou-me. Quando descansámos ao sol em frente ao Rijksmuseum em Amesterdão, isso passou-me.


Hoje olho para trás e sei que faria tudo novamente. Não me cansaria tanto, não ficaria tão obcecada em ver todos os museus e igrejas, não andaria duas semanas a comer sandes de queijo e chourição, não ficaria em hospedada em sítios manhosos. Mas faria tudo de novo, porque cada bolacha de chocolate partilhada, cada piada, cada amuo, cada abraço, cada desabafo, cada partilha, cada busca por mais chourição tornou-nos mais amigos, mais livres e mais felizes.


Hoje olho para trás e sei que faria tudo novamente. Mas garanto-vos que tratava de comer mais fruta, legumes e iogurtes. Tratava de comer um pequeno-almoço equilibrado e consistente, talvez até com um destes smoothies. Afinal, é muito fácil encontrarmos comida saudável quando a procuramos :)


Smoothie de coco, framboesa e mirtilos

Ingredientes (para duas pessoas):

* Dois iogurtes sólidos de coco;
* Duas colheres de chá de coco ralado;
* Um punhado de mirtilos e framboesas.

Confecção:

* Misturar os ingredientes e bater no liquidificador ou com a varinha mágica.


Até amanhã :D

17 comentários:

  1. que inspiração vir aqui logo pela manhã :)

    ResponderEliminar
  2. era ideal para o meu pequeno almoço! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. As viagens por mais atribuladas que sejam são sempre mágicas, na altura podemos entrar em desespero, mas quando nos distanciamos da situação concluímos que faríamos tudo novamente :) e que saudades eu já tenho de uma viagem *

    ResponderEliminar
  4. Fizeste-me relembrar a minha viagem de 4 dias a Milão, Bergamo e Lago di Como, com os nossos amigos. 4 loucos, que chegam a Milão cheios de fome porque comer no avião da Ryanair é muito caro e que ficam sem hotel porque o Ibis nos cancela a reserva sem aviso e cheios de fome lá fomos nós correr a cidade com as malas, à procura de um hotel com vagas (era a semana da Moda Milão) e que não nos deixasse logo sem dinheiro...
    Sei que quando regressamos adormecemos todos no avião de tão cansados que estávamos, mas foi uma das melhores viagens da minha vida! Rimo-nos tanto, temos tantas histórias para contar, dormimos na cama mais fofa que alguma vez dormi, parecia uma nuvem, foi no Mercure em Bergamo, mas só até às 4h da amanha, porque tínhamos que regressar no primeiro avião da manhã.
    Sei que gostava de fazer outra viagem assim, louca, atribulada, em que tudo o que vimos foi muito mais interessante só porque a companhia e as risadas que demos tornaram os locais ainda mais interessantes! Aliás fico sempre surpreendida quando dizem que Milão não tem nada para ver. Eu vi tanta coisa e vivi tanto a cidade que acho que todas as ruas têm uma grande história :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também visitei Milão na semana da moda, com a minha mãe. Na altura fomos em trabalho (ela foi, eu fui só ver rabos apetitosos de manequins em boxers) e sinceramente também achei que Milão era um bocado desinteressante ;) Mas depois de ler a tua experiência acho que vou dar uma segunda oportunidade à cidade :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Faz uma visita com amigos, vai às ruas mais típicas, à Pinacoteca de Brera, a Navigli, passeia nas ruas e praças ao entardecer. senta-te a apreciar o movimento da via Montenapoleone. Depois vai até ao lago di Como tira o bilhete diario e andas de barco o dia inteiro a ver aquelas vilazinhas pitorescas, dignas de filmes.. E depois Bergamo, a Citá Alta é um espaço bem bonito. Eu acho que deves dar mesmo uma oportunidade!

      Eliminar
  5. Que belo smoothie, Joana, e que bela escolha de cidades!:) Gosto muito de todas, mas lembro-me com particular carinho de Brugge e de Gent, de uma viagem de carro que fiz há uns três anos, a ficar em parques de campismo na Bélgica e na Holanda. Um must!
    Venham mais viagens, mais aventuras, mais choros, mais abraços, mais saudades... e mais smoothies deliciosos!:)

    Beijinho grande*
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que foram também os meus sítios preferidos da viagem? Ok, Gent nem tanto, tínhamos passado a noite anterior na rua e eu estava tão mal humorada que esse dia ficou imortalizado para sempre e actualmente quando fico mal humorada os meus amigos dizem que estou com cara de Gent :P Mas Brugge é lindíssima :D

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. acabamos sempre por vir mais cansados das viagens do que quando partimos, mas vale imenso a pena. lembro-me de ter ido passar 4 dias a paris com a minha irmã e uma amiga francesa. tínhamos um horário rigoroso devido ao pouco tempo disponível, acordávamos muito cedo, ela quis mostrar-nos os bairros todos e andámos tanto a pé que chegava ao quarto às 18h com uma hora para descansar e caía redonda na cama a dormir. no final dessas curtas férias já estava possuída com a minha amiga porque mal nos deixava tempo disponível para usufruir da viagem, para fazer compras e ver tudo com calma. parecia que andávamos a riscar coisas de uma lista imaginária na cabeça dela... até perceber que ela ia marcando num mapa com "X" tudo o que já tínhamos visto, com esperança de riscar Paris inteira com um marcador... ;)
    e joana, admite lá. quem deu aquele estrondoso pum foste tu, não foste? ;)

    já viste os dois passatempos a decorrer no meu blogue:

    http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/10/giveaway-frozz-e-limited-edition.html

    http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/10/passatempo-herdade-do-gamoal-e-limited.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha questão nem é riscar tudo, mas eu sou um bocadinho maníaca de ver tudo confesso ;) E a minha lista não é imaginária, porque eu levo mesmo uma lista em papel e vou riscando os sítios que já vimos ;) Mas pronto, agora estou muito melhor e já não sou tão chata (pelo menos os meus amigos dizem isso!) ;)

      Fui eu sim, confesso :P Espirrei, e pronto. Os meus amigos ainda ficaram na dúvida (dizem que pensaram algo do género 'Terá sido? Não, não deve ter sido!'), mas eu tive um ataque de riso tão grande que fui logo desmascarada. Ainda hoje nos rimos com isso ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  7. Ahahahahhaah, já me ri com essa vossa viagem...Que peripécias!!!Mas no fim acho que valeu a pena tudo e mais alguma coisa certo?
    Quanto ao smoothie é mesmo uma bela maneira de se começar o dia e encher o nosso corpo com montes de vitamina...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, no fim valeu muito a pena :D E voltava sem pensar duas vezes ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  8. São sempre boas as memórias que ficam, mesmo que na altura tenha custado um bocadinho (amen nessa subida do Montjuic! I feel you, sister!;) )
    Mas já eu acho que é complicado comer "saudável" em viagem. Não digo que não se possa comer fruta e fazer certas escolhas, mas que eu acho mais difícil, acho! Para além das horas das refeições ficarem todas desreguladas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora imagina subir a dita subida com os tais cinco quilos de biscoitos às costas! Quando chegámos lá acima os meus amigos tinham um olhar tão assassino que temi seriamente pela minha vida ;)

      O meu principal problema quando vou de viagem nem é não encontrar comida saudável, é mesmo querer experimentar imensa comida local que nem sempre (ou quase nunca) é saudável ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. Huuummm... tem um aspecto fantástico!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que recordaçoes magnificas e dei uma gargalhada tão grande com a história do pum porque podia tão bem ter sido comigo! situaçoes embaraçosas em sitios publicos é o meu nome do meio!!! lol tipo rir-me tanto que tenho de me contorcer em posiçoes estranhas para não fazer xixi nas cuecas...yeah, that's me...

    Adorei o smoothie :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Que smoothie com tão bom aspecto!! Adoro framboesas por isso é mesmo a minha cara :)
    Adorei a descrição da vossa imagina, cheia de peripécias mas são essas que ficam na memória :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />