8 de outubro de 2013

Costa Rica - Tortuguero #2

No dia seguinte a manhã começou com uma enorme chuvada tropical, e por isso aproveitei para relaxar na rede enquanto ouvia os sons dos animais e o barulho quase ensurdecedor das gotas de chuva :) O descanso não durou muito tempo, porque uns minutos depois partimos numa excursão de barco pela selva :) 










Batido de frutas tropicais :D

Depois do almoço visitámos a pequena cidade de Tortuguero, bem como o centro de conservação da tartaruga marinha e a praia onde as tartarugas verdes desovam :)





Um local anterior de uma desova (reparem nos ovos já abertos!) :)
Rastos de tartaruga :)

Senhora a pescar com linha :)










À noite tivemos uma experiência incrível: observámos o processo de desova das tartarugas. Era uma noite de lua cheia, e o nosso grupo foi seguindo pela praia acompanhado por um guia. Uma a uma observámos as tartarugas a sair do mar, a subir pela praia, a encontrar um lugar seguro perto das árvores, a cavar um buraco profundo e a expelir dezenas de ovos. Depois observámos as tartarugas a taparem os buracos para protegerem os seus ovos e a voltar para o mar, desaparecendo na escuridão. Todo este processo demorava cerca de três horas, e no total vimos nove tartarugas em diferentes partes do processo. E acreditem, ver a vida a surgir desta forma é uma sensação indescritível. Ver a natureza em acção, em toda a sua grandiosidade, é algo de simplesmente extraordinário.

Este foi sem dúvida um dos grandes momentos da minha viagem - até da minha vida! - e lamento muito não ter uma única foto para vos mostrar. No entanto, todo este processo decorria na mais completa escuridão, apenas iluminado pela luz forte da lua. Não podíamos vestir roupas claras, fazer barulho, fazer movimentos bruscos, fotografar ou filmar, e por isso todas estas horas incríveis ficarão apenas guardadas na minha memória.

Mas garanto-vos, é uma memória do caraças ;)






Já a irmos embora :)

Até amanhã :D