9 de agosto de 2013

Vou de férias :)

Quando comecei a estudar para o exame da especialidade em Novembro do ano passado sabia que não me esperava uma tarefa fácil.

De facto, todos já tínhamos ouvido relatos de outros estudantes de Medicina que durante os longos meses que antecedem o exame recorriam a antidepressivos, ansiolíticos, beta-bloqueantes, metanfetaminas, ritalina e doses excessivas de cafeína ou bebidas energéticas.

Todos já conhecíamos as histórias de relações que acabavam, vidas sociais que ficavam no lixo, sanidades mentais que entravam em fuga e epifanias momentâneas ao melhor estilo do 'vou mas é abrir um restaurante e desistir da Medicina'.

Estava preparada para o pior, mas confesso que não está a ser tão mau como eu esperava. A minha relação está óptima, a minha vida social nunca foi particularmente digna de registo, a minha sanidade mental sempre foi um bocadinho suspeita e não estou a pensar desistir da Medicina (embora gostasse de abrir uma lojinha de muffins quando me reformasse!).

No entanto, há uma pequena coisinha que me chateia um pouco: eu estou a ter uma crise de identidade blogueira.

Criar o blog fez-me incrivelmente bem: conheci pessoas novas e fantásticas, tive experiências muito giras e explorei todo um mundo que antes me era quase desconhecido. Mais do que isso, criar o blog fez com que descobrisse coisas sobre mim que desconhecia.

No entanto, nos últimos meses confesso que me sinto diferente. Evito partilhar algumas coisas que me acontecem, e faz-me um pouco de confusão saber que há pessoas que me leem apenas para saberem detalhes sobre a minha vida (não estou com manias de vedeta nem com delírios paranóides, isto está efectivamente a acontecer).

Além disso, estou cansada de ouvir as pessoas que me rodeiam dizerem que me exponho demasiado, enquanto ao mesmo tempo recebo mails de pessoas que me leem onde pedem que fale ainda mais sobre mim. Estou cansada de ter de pensar 39252779 vezes antes de escrever algo com medo de ser mal-interpretada ou com receio do que irão pensar as pessoas que me são próximas e que me leem.

(E sim, mesmo assim ainda faço posts sobre cocó, sou mesmo audaciosa).

(Ou inconsequente, também pode ser isso).

Este jogo de cintura é cansativo, e eu não tenho espaço mental para ele durante esta fase de estudo. Cozinhar diverte-me, escrever diverte-me, comer muffins diverte-me, mas equilibrar todas estas questões éticas não me diverte minimamente, e por isso decidi tirar umas merecidas férias.

Durante as próximas semanas vou decidir que rumo dou ao blog para tentar equilibrar toda a questão exposição excessiva versus perda da personalidade característica deste espaço.

Até lá desejo-vos a todos umas óptimas férias. Agradeço do fundo do coração por todo o apoio que sempre recebi, por todas as palavras carinhosas que me dirigiram nos comentários e por todos os mails simpáticos que me deixaram com um grande sorriso. Agradeço por todas as pessoas que conheci, e por aquelas que certamente ainda irei conhecer no futuro.

Até já, Palavras que enchem a barriga.

51 comentários:

  1. Hoje o comentário é curto, pois não quero intrometer-me na tua decisão. Da minha parte, espero nunca ter causado incómodo!
    Toma o teu tempo e volta quando quiseres, gostamos de te ler e ver os teus pratos.
    Beijinhos e boa sorte para o exame,
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca causaste incómodo nenhum Aida, muito pelo contrário :) Sempre adorei ler os teus comentários ;)

      Beijinhos e até breve :)

      Eliminar
  2. às vezes é preciso uma pausa para nos encontrarmos, redefinirmos e focarmos no principal. beijinho Jo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente :) Preciso de tirar umas férias, relaxar um bocadinho...

      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Joana, imagino aquilo porque estás a passar! Vários amigos meus já fizeram exame da especialidade e é sempre uma pequena "loucura" :)
    Ainda bem que a tua sanidade mental se vai mantendo em níveis aceitáveis! E também compreendo o dilema que estás a sentir com o blog, também senti isso há uns anos quando comecei o blog!
    Gostava muito que conseguisses encontrar um equilíbrio e que voltasses em força :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, esta fase do exame não é nada fácil... A ansiedade começa a aparecer, o tempo parece simultaneamente muito curto e demasiado longo... Por agora preciso de me concentrar a 200% em estudar, é a minha principal prioridade ;)

      Beijinhos e até breve :)

      Eliminar
  4. Uma pausa faz sempre bem, acho que é normal que os leitores tenham curiosidade, mas quem decidi se se deve expor e quanto és apenas tu.
    Boas férias :)

    ResponderEliminar
  5. Querida Joana, quem tem blog recebe sempre dois tipos de comentários, os que elogiam e dão alento, encorajando a continuar; e os que criticam com o intuito de destruir. Estes últimos sempre anónimos [por conveniência, evidentemente].
    Só mostramos e só damos a conhecer o que queremos, seja no blog, seja numa conversa, o importante é tu sentires que estás bem e que é o que queres partilhar connosco. Afinal um blog é mesmo isso, o partilhar.
    Não é simplesmente escarrapachar uma receita [no caso dos blogues de culinária], apesar de alguns assim serem, o que eu mais aprecio num blog não é a receita em si que apresenta, mas a pessoa que está por detrás dessa receita. Quem cozinhou, porque cozinhou e porque gosta de o fazer. É isso que define e faz sobressair os blogues, somos nós que os escrevemos :)

    Beijinhos e boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário Luisa :) Sabes, a minha questão nem é com os comentários destrutivos, porque felizmente são muito raros. Mas faz-me alguma confusão toda esta exposição, embora ao mesmo tempo seja uma pessoa naturalmente aberta que não tem problemas em falar de qualquer assunto. Enfim, preciso de uma pausa ;)

      Beijinhos e até breve :)

      Eliminar
  6. É de facto complicado gerir estas questões. Por exemplo, eu optei por não partilhar grande coisa sobre mim e a minha vida pessoal, e nesse sentido é mais fácil de gerir. O Coentros é apenas um blogue dedicado à comida que gosto de fazer e ao cada vez maior gosto por cozinhar, decorar, fotografar e escrever. Mas a parte pessoal fica mesmo de lado. E nunca, nunca recebi nenhum email de ninguém a perguntar o que quer que fosse que não tivesse a ver com o blogue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Ondina, eu respeito muito a posição de quem fala apenas das receitas, mas eu gosto mesmo de mostrar coisas sobre mim. A questão é saber quando é que mostro demasiado ;) Obrigada pelo teu comentário ;)

      Beijinhos e boas férias ;)

      Eliminar
  7. Boas férias Joana, e espero que possas voltar em breve, pelo menos com receitas e conversas sobre cócó (ainda me ando a rir!!!)

    ResponderEliminar
  8. Olá, Joana!
    Devo ser uma das tuas mais recentes leitoras. Comecei a ler o blog na semana passada e arrisco dizer que neste momento já devo ter lido praticamente todos os posts! Adoro blogs de culinária (sigo imensos - gosto das receitas, das fotos!! E foi através do 7 Gramas de Ternura que cheguei ao teu e fiquei espantada em como, tendo tu o blog há tanto tempo, eu não tinha dado por ele). O teu blog, para além das receitas, tem de facto uma componente de reflexão em que, por vezes, acabas por falar um pouco da tua vida e experiências pessoais (honestamente, acho que este é, de facto, um dos grandes atrativos deste teu cantinho virtual - e é também esta parte, as histórias por detrás das receitas, que o diferenciam dos demais)! Tens umas escrita despretensiosa e, devido à naturalidade que transparecem os teus posts, é fácil identificarmo-nos contigo (mais fácil, talvez, para pessoas que, como eu, estão na mesma faixa etária, num curso semelhante e com igual gosto pela cozinha saudável!).
    Fiquei, de facto, triste, quando li que vais fazer uma pausa no blog (apesar de entender os motivos - o exame da especialidade deve ser "arrebatador" e não conciliável com as dúvidas que o blog neste momento te está a colocar) e, sobretudo, entristeceu-me saber que vais repensar a estrutura do blog (estrutura essa que aliava as duas componentes que me fazem seguir blogs e que normalmente não se encontram conjuntamente no mesmo espaço, as receitas e as crónicas)!
    Boas férias, força para o estudo, boa sorte para o exame e volta depressa!!
    Carol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol!

      Muito obrigada pelo teu comentário :) Eu sempre gostei dessa vertente mais 'interactiva' do meu blog que permitia simultaneamente que mostrasse mais sobre mim e que quem me lê desse a sua opinião nos comentários. Mais do que conhecer receitas novas ou ingredientes novos, era essa troca de opiniões que me atraía no blog.

      Eu vou repensar a estrutura do blog mas até a posso deixar igual ao que está - acho que preciso é de fazer uma introspecção e perceber se as vantagens desta exposição são maiores do que as desvantagens - sempre achei que sim, mas ultimamente tenho dias em que acho que não.

      Enfim, muito sinceramente acho que preciso é de umas férias! Estudar todo o dia para este exame do demónio está a deixar-me um bocado rabugenta, e isso acaba por transparecer na minha atitude para com o blog ;)

      Obrigada mais uma vez pelo teu comentário tão simpático :) Eu vou voltar daqui a uns tempos, só preciso de descansar um bocado ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. É normal existir alguma curiosidade, mas embora seja cansativo, pensa pelo lado positivo, é porque gostam do que escreves e fazes, e porque notam que és feliz, e isso chama as pessoas, arranca sorrisos!

    Eu gosto das tuas receitas, das adaptações, e de vez em quando comento o que dizes, como a qualquer pessoa que faça coisas giras...não comentei por exemplo a publicação do "cócó", mas parti o coco a rir, e pensei, isto vai dar polémica...as pessoas acham piada à maneira que escreves!

    Mas eu entendo que te assustes, eu também não me exponho muito, porque a minha maneira de ser está um pouco alterada, e não me sinto preparada para exposição em demasia.

    Ao teres um blogue aberto a toda a gente e sendo tu uma pessoa, pelo que dizes, que fica "tímida", de facto é muito complicado...

    Que as férias sirvam para pensares como gerires melhor o blogue!*

    ResponderEliminar
  10. Entendo-te perfeitamente... Tira o tempo que precisares e organiza-te. O importante é manteres-te fiel a ti própria.
    Beijinhos grandes e boas férias!

    ResponderEliminar
  11. Boas férias ao blog, muita força para ti no estudo!! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  12. Boas férias, e bom estudo claro! Não vou tecer comentários, pois acredito que deves encontrar o teu caminho, mas deixo a minha opinião sobre o teu blog: acho fantástico, tens uma escrita leve e divertida e é para mim dos melhores blogues que sigo. Espero que voltes rápido :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Boas férias ,descansa bastante.
    Até ja...
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Joana, é uma reflexão que tens de fazer sozinha, com aqueles com quem partilhas a tua vida! Seja qual for o rumo que decidas dar, cá estaremos à tua espera, querida.
    Bom exame, bom descanso e boa reflexão! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana,
    Gosto muito do teu blog,visito todos os dias!Nunca comentei,mas tenho feito algumas receitas e posso dizer que são uma maravilha.

    Quanto ao cocó, achei imensa graça :)

    Boas férias, volta rápido

    LUISA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Luisa :) Eu vou voltar rápido, só preciso de umas feriazinhas :)

      Beijinhos e boas férias! :)

      Eliminar
  16. Então talvez fosse bom escreveres apenas o que te vai no coração em vez de escreveres o que os outros querem que escrevas! Se for exposição excessiva, paciência para quem não gosta, se for informação a menos, paciência para quem só te visita para saber mais e mais.
    Pessoalmente gosto da parte das receitas trazerem uma história pessoal incluída, mas não faço do teu blog a minha telenovela. Gosto muito das tuas receitas e já fiz uma lista com as que quero experimentar.
    Boas férias, de preferência com descanso mental para a continuação do estudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário. Fizeste-me pensar bastante, embora as coisas não sejam assim tão simples :) Mas tudo se irá resolver certamente ;)

      Beijinhos e bom fim-de-semana :)

      Eliminar
  17. Boas férias e continua assim como essa energia positiva :)
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  18. Mais um, entre tantos comentários... mas vou deixá-lo à mesma!

    Tive uns tempos ausentes dos blogs, mas houve sempre 2 ou 3 que nunca deixei de espreitar.
    Um deles, obviamente é o teu! Precisamente porque não te limitas a debitar uma receita, mostras-nos um pouco de ti e todos os dias aprendo algo novo! Até mesmo sobre cocó!
    Não considero que exponhas assim tanto, acho que escreves o que naturalmente te corre nas veias/alma e eu pessoalmente, gosto muito!

    Espero muito sinceramente que regresses! Leva o tempo que precisares, mas volta :)

    Um grande beijinho e muita força! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário, que não foi de todo 'mais um' (e só peço desculpa por ter demorado tanto a responder!)

      Eu vou regressar sem dúvida, e sinceramente acho que me vou manter igual... Mas antes disso preciso de umas férias para me concentrar no estudo (se é que isso se podem chamar férias!) :(

      Beijinhos :)

      Eliminar
  19. As férias e o descanso vão certamente trazer-te a clareza que precisas. Penso que és uma das pessoas que mais posta dos blogs que sigo e se calhar isso também te está a assoberbar um bocadinho. Espero sinceramente que só não acabes com ele porque gosto muito de te ler, tens uma boa relação com a vida e pareces ser uma excelente pessoa. Beijinho Joana e boas férias.

    ResponderEliminar
  20. As férias e o descanso vão certamente trazer-te a clareza que precisas. Penso que és uma das pessoas que mais posta dos blogs que sigo e se calhar isso também te está a assoberbar um bocadinho. Espero sinceramente que só não acabes com ele porque gosto muito de te ler, tens uma boa relação com a vida e pareces ser uma excelente pessoa. Beijinho Joana e boas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sweet :) E parabéns pelo 3º aniversário do teu blog ;) Espero chegar lá um dia :D

      Beijinhos :)

      Eliminar
  21. Que pena que alguns comentários menos felizes nos privem a nós, verdadeiros fãs dos teus muffins e relatos diários, da alegria que é ler cada um dos teus posts. O teu blogue acaba por ser um daqueles que leio até ao fin, cujas receitas me inspiram e cujas histórias correm paralelamente à minha realidade. Sei que nao vamos perder o contacto - alias, devo-te um email - mas custa-me crer que este prazer diário vai terminar. Que voltes daqui a uns meses, casada e médica com as letras todas, para te darmos os parabéns merecidos. Por isso nao são umas ferias, mas um ate ja. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ;) Eu conto voltar antes de ser médica (e esperemos que antes de estar casada, ainda falta um ano!) ;) Umas semaninhas e volto em força com mais receitas e mais histórias ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  22. 0.0
    que conversa é esta?! achei tão estranho que só pode ser mesmo devido ao stress do exame da especialidade! Porque eu e a minha irma até tinha-mos comentado no quão equilibrado é o teu blogue, em termos de exposição da vida pessoal com a partilha de receitas. É o que tornou o teu blogue tão bem sucedido e o que me fez gostar tanto dele (é dos meus blogues favoritos, é algo de nota!)
    Sabes aquela história do menino, do velho e do burro? Que hora se metia o velho em cima do burro, ora o menino, ora levavam os dois o burro às cavalitas, e ninguém ficava satisfeito? É que se damos ouvidos a toda a gente acabamos por nunca fazer o que achamos bem para nós. Espero que aproveites para pensar e que te decidas pelo que é melhor para ti (mesmo que seja acabares com a escrita no blogue, para minha grande infelicidade!).
    Boas férias e bons estudos, espero por ti! (mesmo que decidas não voltar ao blogue, já sabes que o meu cantinho tem sempre as portas abertas a um comentario simpático!). Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anouska eu não vou embora ;) Gosto demasiado disto para me ir embora, e além disso recuso-me a abandonar este cantinho ao primeiro percalço :) Só preciso de umas férias, estou cansada e rezingona com tudo :P Eu sei que me estou a queixar de barriga cheia, mas estudar para o exame da especialidade é esgotante e não consigo estar 'preocupada' com cozinhar, fotografar, escrever, postar, comentar e ainda ouvir coisas que não gosto ;)

      Mas eu volto :)

      Eliminar
  23. Oh Joana, tenho pena de deixar de te ler por uns tempo mas percebi o que queres dizer, vai, repõe energias e volta ainda melhor! :)
    O teu blog passou a ser um do que lia sempre que colocavas um post e o que mais me atraiu, para além das tuas sobremesas fantásticas, foi mesmo o tom divertido dos teus textos, a maneira como escreves faz-me lembrar quase uma conversa entre amigos que se estão a conhecer, deixa-me sempre um sorriso, seja o tema sobre desarranjos intestinais ou sobre o sentido da vida! ;)

    Seja qual for o rumo que decidas tomar acredito que a magia e o carisma deste espaço vão sempre estar cá, pois parece-me que isso já é algo teu :)

    Bom descanso, bom estudo e espero mesmo que regresses! E aposto que vais estar carregada de mil novas receitas de muffins deliciosos :P

    um beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Querida Joana, na vida temos de estabelecer prioridades e, neste momento, acho que fazes bem em te concentrares mais na tua carreira, que sem dúvida é o mais importante, espero sinceramente que te corra tudo pelo melhor, que eu acredito que sim!
    Em relação ao blogue, com certeza depois já estarás em melhores condições de decidir seja o que for e acabarás por fazer o mais acertado para ti ( e não para os outros)! Seja lá como for cá estarei sempre à espera de novidades! ;)
    Beijinhos doces e boas férias!

    ResponderEliminar
  25. Querida Joana,
    na minha opinião, o blog deve ser como tu gostas mesmo!
    Evitar demasiadas opiniões que te façam pensar demasiado nessas coisas, e escreveres e cozinhares o que gostas acho que é o mais importante. Nunca podemos agradar a todos.
    O blog acaba sempre por ser um espaço de partilha, onde mostramos um pouco de nós.
    Tenho pena de te deixar de ler agora, mas percebo que precises de tempo, todos precisamos, e tens de pensar no teu futuro e estudos!
    Eu desde que te sigo que adoro as tuas receitas e os teus textos, os teus desabafos e as tuas histórias. Seja qual for o rumo que lhe dês, o teu toque especial vai estar sempre presente! Um beijinho. E cá te espero com os teus muffins!

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana, já tive blog, mas desisti por não considerar ter a capacidade para expressar o que penso. Mas tu tens essa capacidade, por isso não desistas do blog, reformula, se assim o entenderes, o que escreves mas não deixes de postar! Sou só mais uma que venho babar as tuas receitas. Boas férias e até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário Liliana :) Eu vou voltar em breve com mais receitinhas, prometo :)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  27. Bem... não sei bem como descobri este blog, mas sei que desde o primeiro momento que li um post, fiquei fã e pronta para o seguir todos os dias. Quando lei um blog, não sei bem porque é, mas o que sinto é que estou acompanhada. Digo isto, porque vivo nos Açores, Ilha do Pico e aqui não tenho a minha família e nenhum amigo de infância. Tive de criar amigos novos e "construir" uma vida aqui.
    Acho que devemos fazer aquilo que mais gostamos e dizer aquilo que pensamos. Não penso muito no que os outros dizem... e se o fosse fazer aqui (no Pico) estava bem tramada, não pensava noutra coisa todo o dia. Porque aqui, a vida é mesmo assim, falasse-se uns dos outros, crítica-se tudo o que vem dos outros inventam-se histórias e é assim o dia a dia. Mas o que penso é, aqui faz-se isso, toda a gente sabe e não se pode ligar. E na minha opinião ainda bem que se faz, pois não me importo que saibam da minha vida pois sei que quando mais precisar eles vão estar lá, os que falam mal e os que falam bem. Enquanto, que aí, no continente (pois sou daí) falam na mesma, bem e mal, nós é que nas nossas vidas atarefadas nem damos bem por isso, mas quando é para ajudar, uiii nem pensar... nem uma mãozinha nos dão. Por isso prefiro que falem, mesmo também não tenho nada a esconder... As pessoas para te ajudarem precisam de saber "um bocadinho" de ti. E quando inventam, não interessa... a vida é assim mesmo, vamos sorrir e andar para a frente! :)
    De qualquer maneira acho que fazes muito bem em tirar umas férias, eu invejo-te de como é que tens paciência para todos os dias escreveres aqui, pois já tive um blog mas não aguentei... Mas ainda bem que o fazes, sabe tão bem lê-lo! :) Obrigada pelo conforto que me dás, todos os dias, e por me sentir muito bem acompanhada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!

      Peço imensa desculpa pela demora na resposta, mas tenho estado em Lisboa nos últimos dias e torna-se complicado ter tempo para o blog (ainda por cima desta vez o meu irmão esteve comigo, por isso tinha dois homens ao meu encargo!) ;)

      Acho que tiveste uma enorme coragem em ir para os Açores. Há muitos anos o meu pai chegou a viver em São Miguel, mas passado um mês desistiu e veio embora (foi mesmo há muitos anos, os meus pais nem eram casados ainda!) ;)

      Eu não conheço os Açores, e tenho tanta pena... Ainda um dia destes estava a comentar com o Pedro que gostava muito de conhecer os Açores porque me parece um local bem lindo :D Eu

      Eu percebo perfeitamente o que dizes. Sou de um sítio pequeno onde tudo (tudo!) serve para conversar sobre os outros, e fui educada com esse género de preocupações (não dar aos outros razões para falarem de mim). Mas desde que fui para Lisboa que percebi que é extremamente libertador viver num sítio onde ninguém quer saber do que faço, do que digo, do que visto, do que ouço, do que leio e de que marcas é que compro os meus iogurtes :P O problema é que continuo a voltar a casa dos meus pais aos fins-de-semana, onde essas preocupações ainda existem - e é impossível evitar que isso afecte quem está à minha volta.

      Isto não é nada de novo, e nunca me afectou. Sempre soube lidar bem com isso, mas agora tenho outros problemas (vá, é só um, mas é um bem grande!) e não tenho espaço mental para lidar com isso. Mas não nego que estou a morrer de saudades do meu cantinho :)

      De qualquer das formas agora vou mesmo de férias durante dez dias (vou com os livros atrás, mas conto descansar um bocadinho!) e depois em Setembro volto em força :)

      Beijinhos :D

      Eliminar
    2. Eu adoro viver aqui! Tens de vir aqui, e quando vieres ao Pico diz e ficas cá em casa! :)

      Só acho que em Lisboa, as pessoas enganam muito, falam mas simplesmente nós não as conhecemos e não ouvimos. E para mim isso é pior.

      Boas férias! :)

      Eliminar
  28. Querida Joana,
    Espero que voltes rapidamente e que continues a escrever o que te vai na alma, pois como dizes, a identidade deste teu espaço passa e muito, pelo que escreves e pelos textos aos quais nos habituaste e que eu acho super interessantes sempre, seja o tema qual for.
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  29. Ai ca bom... férias é mesmo o que me apetece tb ;)
    diverte-te e descansa!!
    beijocas e até ao teu regresso!!

    ResponderEliminar
  30. Olá :)
    Nem imagino o quão cansativo seja estudar para o exame, portanto acho que seria egoísta querer posts quando tens tão mais em que pensar... Mas espero que voltes mesmo. Há blogs que, nem consigo perceber porquê, me atraem. Mal leio fico "viciada", enquanto que outros me são indiferentes.
    O teu blog foi dos primeiros que comecei a ler e são poucos os que leio diariamente (ou seja, atualizar a página 50x/dia para verificar se tens um novo post.). É mesmo dos meus preferidos (se não O preferido). Compreendo que seja às vezes estranho divulgares, mesmo que não muito, a tua vida pessoal, mas de certa maneira fazes as pessoas simpatizarem (e se calhar por isso querem saber mais. Apesar de ser um bocado assustador, se calhar, até é um elogio à tua personalidade! Gosto muito de ler o que escreves, até em e-mails ou comentários (também porque tens sempre uma base de razão, como na questão dos genéricos, e ao escrever textos e não uma frase mostras interesse e não frete) embora isso possa ser estranho (espero bem que não!) . Acho que és uma pessoa genuína e alegre (não só por causa da frequência com que usas ":D", que me deixa sempre com um sorriso :P), e deixas transparecer isso (deixando "fãs" que querem saber da tua vida...). Pessoalmente acho que isso torna um blog mais atractivo, porque não me interessam muito blogs de receitas que só tenham receitas, sem sequer uma opinião. Acho engraçada a evolução que o teu blog teve - não que não gostasse igualmente de o ler no início, mas agora tem um visual mais limpo, fotos mais aprimoradas e está com uma estrutura diferente -, e gosto que sejas uma entusiasta das tuas receitas (dá-lhes outra credibilidade! A minha técnica para pesquisar receitas é "The best ______ ever", e é muito melhor que digas se gostaste ou não das coisas que fizeste ou se são as melhores de sempre (siiiim!), mesmo que isso inclua decepções como salmão com mostarda e mel - tens mesmo de experimentar a receita de frango com sementes de sésamo e mel que fiz há agum tempo, é a pior coisa que já comi na vida.)
    Eu não sei se conseguiria ter um blog pessoal, mas não acho que te exponhas demasiado, e cada pessoa tem a sua maneira de ser - não acho que a devas mudar por causa de imbecis (uma das melhores e mais delicadas palavras da língua portuguesa) anónimos (não sei se foi o que aconteceu, desculpa a agressividade que a palavra "imbecis" dá mas eu gosto muito dela e da sua subtileza :P)... Espero que continues igual. Tem uma boa pausa e "férias"... Ao menos já passou a maior parte (escola até décimo segundo, embora não se compare, anos a estudar medicina, e a maior parte do estudo para o exame!) , estás quase lá :D (ah, e ainda bem que estás a manter-te sã e não tens problemas para além do estudo em si, que já chega para problema ;)
    Entretanto, enquanto não voltas, dou graças por ter estado sem internet durante um mês e ter uma reserva de posts para fins de sobrevivência :P

    Boa pausa e semi-descanso ;)

    Alexandra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e durante o meu "mês sem internet" (férias) fiz muffins de mirtilo...estava com medo porque não encontrava mirtilos em lado nenhum (inclui 3 supermercados, um mercado de fruta e uma feira de fruta!) onde estava (com isto tudo parece que fui para o fim do mundo), mas depois de uma procura exaustiva encontrei São mesmo deliciosos, acho que me apaixonei pelo crumble, nem gosto muito de canela mas dá um toque muito bom :)
      Só houve um problema: os mirtilos fizeram com que fosse difícil desenformar os muffins. Primeiro pensei que fosse, como já tinha lido em artigos sobre muffins (lol), por causa da fruta fresca, portanto esperei antes de transferir para uma grade. Após uns 10 minutos é que o fiz, e depois deixei arrefecer completamente, mas mesmo assim o aspecto não era o melhor... Alguns abateram um bocadinho. Também já tinha pensado em, como diz em muitos sítios sobre muffins, misturar os mirtilos com um pouco de farinha para não afundarem, mas depois esqueci-me... Não sei se será disso, porque os teus ficaram lindos. Entretanto já vi que fizeste mais muffins com crumble e vou ter de experimentar porqe não gosto muito de mirtilos (nunca os tinha comido antes dos muffins :P )
      Também fiz os teus scones com ligeiras adaptações, death by chocolate cookies (fantásticas após um processo de raspar com uma faca a parte de baixo graças ao maravilhoso forno que cozinha bolos em 20 minutos a 50 graus de porta aberta!!), muffins de café e canela com prpitas de chocolate, muffins de laranja e coco (ohh fiqueram amargos porque a minha laranja, apesar de usar 1 e meia, não era tão boa. mas ao fim de uma delicada operação - furar com um palito e encharcar de sumo de laranja com açúcar...- ficaram bem bons), bolachas com sementes de sésamo e lemon bars (que eu achei MARAVILHOSAS apesar de haver opiniões de que o sabor a limão era demasiado intenso (mas também disseram que a baklava era demasiado doce. Blasfémia.) - acho que me converteste ao limão!). Experimentei uma receita de bolo de bolacha - vou tentar melhorá-la, se fizer progressos digo (não digo de maneira nenhuma que seja melhor que o teu, mas posso ter sorte... E sei que tens feito algumas tentativas para o P., portanto não custa nada ajudar nem que seja um bocadinho :))
      Desculpa estar a listar o que fiz - das tuas receitas - em pormenor mas queria agradecer pelas receitas e dizer que ficou tudo muito bom ;) (o que correu mal não foi pela receita :P)

      Ps: tenho de partilhar uma alegria: comprei formas para muffins REDONDAS. Yaay! Mesmo assim não ficam tão lindos como os teus, tens algum truque para ficarem com o topo "inchado" tipo cúpula(domed top) ? Fuca mesmo com bom aspecto com esse altinho :P só encontrei as dicas de aumentar a temperatura do forno e encher as formas só até 2/3 ou 3/4, mas os teus crescem imeeenso :)

      Ps2: boas férias e estudo outra vez :D

      Eliminar
    2. Olá Alexandra :D

      Mal comecei a ler o comentário vi logo que eras tu ;) Gosto imenso dos teus comentários grandões :D

      Eu estou mais do que decidida a voltar, até porque estou a morrer de saudades disto. Mas agora estudo durante toooodo o dia, por isso o tempo para cozinhar não é muito :( Durante as próximas duas semanas vou de férias (agora é a minha vez de ficar sem net!) mas depois está prometido que volto :D

      Muito obrigada pelas tuas palavras tão simpáticas :) Fiquei com um grande sorriso a lê-las, a sério :D

      Vejo que também não ficaste fã da comida com mel :P Eu fiquei tão traumatizada que desde então nunca mais consegui comer salmão, fiquei enjoada! Era um dos meus peixes preferidos, e agora até fico enjoada só de pensar nele ;)

      Esqueci-me de dizer que eu também espero para desenformar estes muffins! Não costumava fazer isso, mas com estes com crumble comecei a esperar uns 15-20 minutos. Sinceramente nunca notei que a fruta se afundasse, mas isso já me aconteceu com as nozes uma vez! Experimenta envolver na farinha, também já li que resulta :) Os meus muffins não abateram (fiz a receita três vezes já), mas um dia o meu irmão fez uns sozinho com a mesma receita e os dele abateram! Acho que o crumble ficou diferente, talvez a manteiga não estivesse tão fria (ou estivesse mais calor nesse dia, não sei). Ele não me deixou ajudar, por isso só fui vendo mesmo ;)

      De resto já fiz com pêssego, framboesas e mirtilos, e o meu irmão fez só com pêssego :) Sinceramente eu gosto mais da versão com fruta silvestre (porque gosto do contraste), na minha opinião os muffins só com pêssego ficaram um-bocadinho-para-o-demasiado-doces. Mas como foi o meu irmão a fazê-los não garanto nada, ele até pode ter posto mais açúcar por engano :P Agora queria testar a receita com maçã, também deve ficar uma delícia :D Juro-te que mal os provei pela primeira vez pensei logo 'Tenho de mandar isto à Alexandra!!!' :D

      Pois, a malta efectivamente queixa-se que o sabor do limão das barrinhas é demasiado intenso. Mas como isso para mim não existe vou ignorando essas críticas :P Limão nunca é demais :D Amanhã vou fazer um jantar de família (é a primeira vez que TODO o jantar fica à minha responsabilidade!) e tinha pensado fazer novamente as lemon bars, ou então experimentar uma receita de barrinhas nova. Agora que descobri o Pinterest ando louca a guardar receitas de barrinhas ;)

      Manda a receita de bolo de bolacha, quantas mais melhor! É mesmo uma tristeza, eu não gosto nada e todos os anos o Pedro pede-me para eu o fazer ;)

      Não tens nada por que pedir desculpa, eu gosto imenso de saber que as pessoas fazem as minhas receitas ;)

      Sobre os muffins redondos - eu também já li em vários sítios essa dica de baixar o forno, mas nunca a experimentei. Sinceramente eu acho que é uma combinação de fermento bom + bicarbonato bom + mexer o mínimo possível + uma certa dose de sorte. Mesmo os meus muffins não ficam sempre redondinhos, há uns que ficam completamente lisos em cima ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />