15 de abril de 2013

Muffins de abóbora com nozes e especiarias para um dia chato.

Põe-me o braço no ombro,
Eu preciso de alguém!
Dou-me com toda a gente,
Não me dou a ninguém!
Frágil, sinto-me frágil...

Acompanha-me a casa,
Já não aguento mais!
Deposita na cama
Os meus restos mortais.
Frágil, sinto-me frágil...

Jorge Palma


É Segunda-feira, e o despertador toca. Desligo-o e deixo-me dormir mais cinco minutos, que eventualmente se tornam vinte. 

Levanto-me, preparo-me em quinze minutos e saio de casa com um pão com queijo fresco numa pão e uma maçã na outra. Já é demasiado tarde para ir de metro, por isso hoje tenho de ir de carro. 


Apanho trânsito no Eixo Norte-Sul. Um carro qualquer passa-me uma tangente tão apertada que acho que foi um milagre não me ter batido (e ainda me buzina!). Ouço a minha música preferida na rádio, e penso que talvez o dia não esteja assim tão perdido. 


Chego ao hospital, mas o estacionamento está cheio. Tento estacionar na rua três vezes, mas estou nervosa, os sítios são apertados, e estacionar não é de todo um dos meus fortes. Sou uma porcaria, .

Eventualmente consigo estacionar o carro com sucesso. Pego na minha bata e saio para o hospital, mas o elevador está avariado e tenho de subir até ao 12º andar a pé. 


A enfermaria está um caos e passo a manhã atarefada. A minha tutora reclama comigo por algo que não é de todo culpa minha. As horas passam, e todos os planos que tinha feito para a tarde começam a parecer cada vez mais impossíveis. 

Chego a casa às 15.30h, ainda sem almoçar. Como qualquer coisa rapidamente e depois sento-me no sofá, cubro-me com a minha manta e analiso as minhas opções: posso passar o resto do dia a ter pena de mim própria ou posso fazer algo que me anime.


Eu sei, eu sei, faço demasiadas receitas de muffins. Já tenho três sabores diferentes de muffins no congelador, e o pior é que as ideias continuam a ocorrer-me (Pêra! Baileys! Ananás! Pêssego! Manga!).

Fossem estacionar mal e fazer demasiados muffins os meus únicos defeitos, e a minha vida era bem mais simples :D


Muffins de abóbora com nozes e especiarias 

Ingredientes (para doze muffins): 

* 255g de farinha de trigo;
* Duas colheres de chá de fermento; 
* Uma colher de chá de bicarbonato;
* Uma pitada de sal;
* Duas colheres de chá de canela;
* Meia colher de chá de gengibre em pó;
* 140g de açúcar;
* 380ml de puré de abóbora;
* 90ml de leite;
* Quatro colheres de sopa de óleo;
* 60g de nozes picadas.

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, a canela e o gengibre;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o puré de abóbora, o leite, o óleo e as nozes, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados; 

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante 25 minutos.


Estes não foram os meus muffins preferidos de sempre, provavelmente porque a minha comparação são os bolinhos de abóbora fenomenais da minha avó. Mas estavam bons, e ficaram com uma consistência fantástica: simultaneamente leve e vagamente húmida :) De qualquer das formas da próxima vez vou experimentar juntar algumas sultanas, um pouquinho de vinho do Porto ou até uma colher de mel :)

Tenham uma óptima semana! :D