10 de abril de 2013

Bulgur com beringela e nozes e o meu processo de luto com a soja.

They say the definition of madness
Is doing the same thing...
And expecting a different result.
That's right!

Up and down and around again,
You get up, you get down,
And you try it again!

The Hives
 

Desde que descobri que sou intolerante à soja a minha relação com a cozinha vegetariana mudou um pouco. 

Primeiro confesso que passei algum tempo em negação. Achava que devia ser impressão minha, que os sintomas podiam ser provocados por outro ingrediente qualquer ou que era só uma mera coincidência. 

Quando fui finalmente diagnosticada fiquei chateada: com tantas coisas às quais podia ser intolerante, fui logo escolher um ingrediente que apreciava e que utilizava tanto. 


Eventualmente comecei a pensar que talvez aguentasse continuar a comer soja, mesmo com todos os sintomas que sentia depois. 

Com o tempo percebi que isso seria impossível, e fiquei muito triste. Eu gostava imenso de soja e usava-a inúmeras vezes nas minhas refeições vegetarianas por ser prática e por ser uma óptima fonte de proteínas, e nunca mais poderia voltar a fazer isso.


Até que aceitei o meu diagnóstico, e decidi seguir em frente. Depois de passadas todas as fases do luto segundo o modelo de Kubler-Ross (negação, raiva, negociação, depressão e aceitação) eu decidi parar de me focar no que não podia mais comer e concentrar-me em todas as alternativas deliciosas que ainda posso explorar. 

Quem sabe, talvez esta seja até uma oportunidade de sair da minha zona de conforto e experimentar novos ingredientes e novos sabores :D 


Esta receita não poderia ter surgido em melhor altura: a autora do blog 'Cozinhar sem Lactose' dedicou-me uma das suas muitas receitas deliciosas, e mal pude esperar para experimentá-la. O resultado? Vejam por vocês próprios :D     

Bulgur com beringela e nozes (receita adaptada do blog 'Cozinhar sem Lactose')

Ingredientes (para duas pessoas):

* Uma cebola picada;
* Dois dentes de alho picados; 
* Um pimento padrão picado sem sementes;
* Uma beringela (usei uma beringela pequena);
* Três colheres de sopa de molho de tomate
* 55g de bulgur; 
* 10g de nozes picadas grosseiramente;
* Uma folha de louro;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de especiarias italianas;
* Uma pitada de orégãos;
* Um fio de azeite.

Confecção: 

* Verter água a ferver sobre o bulgur, tapar e deixar repousar; 

* Refogar a cebola picada, o alho picado e o pimento padrão picado no azeite com a folha de louro;

* Juntar a beringela cortada em cubos e deixar cozer durante dez a quinze minutos; 

* Temperar com uma pitada de sal, especiarias italianas e orégãos;

* Entretanto tostar ligeiramente as nozes numa frigideira anti-aderente ou no forno;

* Juntar a polpa de tomate à beringela e deixar cozer durante mais dez minutos;

* Misturar as nozes e servir com o bulgur.


Fiz algumas alterações à receita original: não usei pinhões porque não sou muito fã e por isso não tenho em casa, substituí a malagueta por pimento padrão e substituí a hortelã (que não aprecio particularmente) por orégãos. De qualquer das formas ficou uma refeição deliciosa, nutritiva e muito saudável, que recomendo vivamente :D  

E por falar em refeições vegetarianas, não se esqueçam de participar no meu desafio de receitas vegetarianas, que podem ver aqui! :D 

Até amanhã! :D   

32 comentários:

  1. Está com um bom aspecto!

    O bulgur é como o Couscous ou não tem nada a ver ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bocadinho mais grosso, mas de resto sim, é semelhante :)

      Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

      Eliminar
  2. querida Joana,

    será que posso participar no desafio, com uma receita de muffins? é que também adoro...

    Beijinhos,

    http://thatcakesweet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo era mais algo que eu pudesse comer como refeição principal :) Mas podes fazer muffins salgados! :D

      Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

      Eliminar
  3. Nunca provei bulgur, mas ando muito curiosa para experimentar!
    Ficou com óptimo aspecto!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Hummm Joaninha que delicia! Gosto muito de boulgour e de beringela também ! So pode ter ficado delicioso mesmo!
    Beijinho doce e um dia muito feliz!

    ResponderEliminar
  5. Nem conhecia que o Bulgur existia!! Se calhar nem há aqui nos supermercados!!! A receita parece deliciosa, pelo menos tem bom aspeto!! Bjocas ;)

    ResponderEliminar
  6. eu adoro soja por isso não me imagino intolerante a ela! quant ao bulgur, gosto muito por isso vou guardar a receita para o tempo das beringelas :) beijinhos e bom dia***

    ResponderEliminar
  7. Joana, entendo bem o que sente.
    Eu recorro muito à alimentação vegetariana, mas também não posso contar com a soja. Há outras opções e acabamos por encontrá-las.

    Gostei desta boa sugestão de bulgur!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Já tinha ficado "de olho" nesta receita num post que fizeste no Facebook, eu adoro Bulgur! Fica marcada para experimentar!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ando curiosa para experimentar o bulgur. Todas as refeições feitas com ele têm um aspecto delicioso :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  10. Mas que aspeto delicioso e já vou ter de experimentar.
    Onde compraste o Bulgur? Vejo tantas receitas com Bulgur mas ainda não encontrei nas grandes superfícies :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      desculpe a ousadia... poderá encontrar o bulgur no celeiro.

      Eliminar
    2. Olá Joaninha,
      Por vezes a vida prega-nos partidas e temos que partir à aventura, como tu dizes e bem, sair da nossa zona de conforto. De certeza que isto te fará descobrir novos alimentos e conjugações interessantes e ao teu gosto, não desanimes.
      O prato vegetariano ficou muito bom. Ainda ando a pensar o que farei para o teu desafio, é que ando com a criatividade muito fraca e pratos vegetarianos não são o meu forte :)
      Bjns e resto de boa semana
      Isabel

      Eliminar
    3. Podes encontrar o bulgur no Celeiro Kelinha ;)

      Beijinhos! :)

      Eliminar
    4. Obrigada meninas =) Já comprei e é de facto delicioso :)

      Eliminar
  11. Tem um excelente aspecto mesmo :) a cozinha vegetariana tem tantaaaas opções :)! eu adoro soja confesso, mas cada vez utilizo menos...todos os dias faço refeições vegetarianas sem usar soja, já é natural!

    quanto à Granola, eu fiz a receita do blog As minhas Receitas, que conheces de certeza. Adaptei, tentei fazer o mais saudável possível, mas é tão simples...aveia, frutos secos a gosto, 2 colheres de mel e bagas goji no fim (não aprecio passas)! Fica muito bom :)!

    e se estás a precisar sair assim, anda daí :) traz a Andreia, vamos sair!! :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Intolerante á soja? Ora bolas :( Mas tens outras opções apetitosas Joana :)
    Eu adoro Bulgur, no inicio não sabia ao certo como o utilizar, ou com o quê; hoje em dia utilizo bastante no meu dia a dia, acaba por combinar com quase tudo!
    * * *

    ResponderEliminar
  13. Ando curiosa com o bulgur, já vi tantas receitas!
    Ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que gostaste! Já agora, a autora do Cozinhar chama-se Ana (mas a receita é do Nigel!)! :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. eu gosto muito de soja desde que seja bem temperadinha. hehe
    o bulgur nunca experimentei mas já vi à venda e tive vontade de trazer! :)
    hehhe

    ResponderEliminar
  16. Adoro bulgur e achei a tua sugestão uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. A soja é coisa que ainda não experimentei mas já estive mais longe de o fazer!!!
    É mesmo chato gostarmos de uma coisa e não a podermos comer...
    Esta tua sugestão é cá das minhas pois adoro bulgur, em saladas, em estufados...enfim gosto bastante!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  18. Querida ficou com óptimo aspecto!
    às vezes até calha bem não podermos comer determinadas coisas porque conhecemos outras maravilhosas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Excelente sugestão, Joana!
    Há tantos pratos vegetarianos que se podem preparar sem soja, agora é só ires à descoberta! ;)
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  20. Tem um aspecto delicioso. Eu quero ver se começo a introduzir mais comida vegetariana, o problema é o rapaz que não vai muito à bola. Mas devagarinho lá vou conseguindo convencê-lo :) Tu tens óptimas sugestões;) beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Nunca utilizei bulgur, mas pela foto parecia-me cuscus! Hoje o meu almoço foi semelhante: beringela com o tal cuscus! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana, ainda bem que já ultrapassaste o desgosto de ser alérgica à soja! Criativa como és, vais encontrar bons substitutos. Este pratinho está com óptimo aspecto:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Joan, eu vou levar comigo algumas destas. Apesar de não ser vegetariana, muitas são as minhas refeições vegetarianas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Já guardei na minha lista de receitas para experimentar :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />