27 de março de 2013

Bolo de chocolate com cerveja Guiness e a minha relação com o chocolate :)

You're packing a suitcase for a place none of us has been.
A place that has to be believed, to be seen.
You could have flown away,
A singing bird in an open cage!
Who will only fly, only fly for freedom!

Walk on, walk on!
What you've got, they can't deny it!
Can't sell it, or buy it!
Walk on, walk on.
Stay safe tonight

U2
(Banda irlandesa, e uma das minhas bandas preferidas)


Eu confesso que o chocolate não é um dos meus sabores preferidos. 

Não é que não goste de chocolate: simplesmente não está no top 10 dos meus ingredientes favoritos. 

Gosto mais de limão, de coco, de manga, de ananás, de morango ou de framboesas. Gosto mais de maçã, de pêra, de banana ou de laranja. 


Gosto mais de de maracujá, de pêssego, de nectarina e de tangerina. 

Gosto mais de baunilha, de café, de caramelo, de avelã, de noz, de amêndoa e de amendoim.


No entanto, o meu chocolate preferido é o chocolate preto bem escuro, e quando faço sobremesas com chocolate gosto de sentir o sabor bem forte e intenso deste ingrediente. Gosto de bolachas ricas, gosto de bolos molhados e gosto de chocolate derretido e a escorrer. Mais ou menos assim.


Para sobremesa do meu jantar temático irlandês com os meus afilhados decidi fazer um bolo bem tradicional irlandês, com chocolate e cerveja Guiness. Como as sobremesas mais tradicionais irlandesas são feitas com chocolate, limão ou menta não tive outra opção: o chocolate era mesmo a alternativa mais consensual (é uma pena, nem imaginam as sobremesas deliciosas com limão que eu vi!).


Confesso que fiquei muito surpreendida com o resultado final, que ficou tremendamente delicioso: fica um bolo simultaneamente rico e suave, húmido e leve, e fez as delícias dos meus convidados (e dos meus colegas de Cirurgia, que puderam provar o bolo no dia seguinte!) :D 


O sabor a cerveja não se nota directamente, mas este bolo tem um aroma diferente e um paladar particular: houve quem dissesse que se notava um certo toque da cevada, mas eu pessoalmente acho que esse sabor se dispersa depois da primeira dentada. Experimentem, e digam-me o que acham! :D 


Bolo de chocolate com cerveja Guiness (receita adaptada da original de Nigella Lawson)

Ingredientes: 

* 250ml de cerveja Guiness;
* 250g de manteiga sem sal;
* 75g de cacau magro em pó;
* 400g de açúcar em pó;
* 140ml de natas;
* Uma colher de sopa de sumo de limão;
* Dois ovos;
* Uma colher de sopa de extracto de baunilha;
* 275g de farinha;
* Duas colheres e meia de chá de bicarbonato de sódio;
* 150ml de natas;
* 200g de chocolate com 70% de cacau;
* Uma colher de sopa de whisky.

Confecção:

* Juntar o sumo de limão com as natas e deixar actuar num sítio quente durante trinta minutos;

* Numa panela colocar a cerveja e a manteiga e aquecer até a manteiga derreter;

* Juntar o cacau em pó e o açúcar em pó e mexer bem;

* Bater as natas com os ovos e a baunilha e juntar na mistura anterior;

* Envolver a farinha e o bicarbonato;  

* Colocar a massa numa forma untada de 23cm e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante uma hora

* Deixar arrefecer dentro da forma

* Numa tigela colocar as natas e o chocolate partido em pedaços e levar ao microondas até derreter, mexendo de vinte em vinte segundos (em alternativa se fizerem em banho maria deixem as natas ferver e depois juntem o chocolate e mexam até derreter); 

* Misturar o whisky na cobertura

* Cobrir o bolo depois de desenformado (podem cobrir o bolo todo, mas eu pessoalmente adoro cobrir só o topo e deixar o chocolate escorrer pelos lados).
   

Numa última nota, o meu maior agradecimento a todos os meus leitores: ontem criei a página de Facebook do blog e apenas 12 horas depois já contava com quase 150 gostos! Muito obrigada a todos! :D 

Podem fazer gosto carregando no link no canto superior direito do blog :) Falem comigo, deixem as vossas mensagens, mostrem-me as vossas receitas e partilhem comigo as vossas ideias e as vossas sugestões! :D  
 
Até amanhã! :D

49 comentários:

  1. Eu sou uma chocoholic sem cura, adoro chocolate! Mas também gosto muito de bolos e sobremesas com fruta :)

    Só não gosto mesmo é da Guiness, mas o bolo ficou com um aspecto verdadeiramente fantástico!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Descubri há dias o teu blog, e estou a gostar bastante. Gosto muito dos textos que acompanham as receitas.
    Chocolate também não é o meu sabor preferido, mas de vez em quando, um bolinho de chocolate até sabe bem. Tenho visto por aí receitas com cerveja Guiness em blogs americanos, mas nunca me despertou muito interesse. Não sei porquê, ao ver este teu bolo, tive vontade de provar. Vou guardar a receita para experimentar brevemente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tenho visto muitas receitas tambem com cerveja preta e chocolate. Deve ser uma combinação vencedora. Guardei para experimentar!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,

    Está com aspeto irresistivel, bem molhadinho como eu gosto. Ao contrário de ti eu adoro chocolate ...

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Eu também não ligo nada a chocolates...mas se me metem a frente bombons com caramelo desaparecem num instante!
    Também ando para experimentar esse bolo à uns tempos, e o teu está uma tentação!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Olha eu tenho um grave problema gosto de tudo aquilo que referiste que gostavas e ainda gosto de chocolate LOL sou uma "paparocas" é o que é! Este bolo ficou um arraso, lindo e com um aspecto super delicioso e tentador.

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Pois eu ao contrario de ti, adoro chocolate... e esse bolo... bem... esse bolo esta simplesmente delicioso!!! Tem um aspeto sensacional, daria tudo para comer agora uma bela fatia!!!

    Beijocas

    MArgarida

    ResponderEliminar
  8. O teu bolo ficou com um aspecto mesmo guloso!
    O meu chocolate preferido também é o negro.

    ResponderEliminar
  9. Já fiz uma vez mas sem a guinesse pois não a encontrei por aqui..
    Adorei fica um bolo delicioso.
    O teu ficou lindo e bem guloso.
    bj

    ResponderEliminar
  10. Eu pelo contrario tenho o chocolate no topo da lista...E o meu preferido é chocolate de leite com caramelo...
    Este bolinho está deveras tentador e deve ser mesmo bom...Já fiz um parecido e o sabor é sem dúvida diferente...
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Mais uma receita que vou ter de experimentar! Ao contrário de ti, para mim o chocolate está em primeiro lugar no top 10 :) Adoro.
    Já fui ao facebook deixar o meu like :) está com o meu facebook pessoal.
    Beijinho querida*

    ResponderEliminar
  12. uau Joana, que aspecto fantástico :)! Tenho um amigo que tem uma empresa de produção artesanal de cerveja, por vezes, fazem bolos e receitas com cerveja e gosto muito :)!
    beijinho

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana.
    Já eu não posso dizer isso, Gosto de todos esses sabores que mencionaste, mas também adoro chocolate. :)
    Beijinhos
    Ah, já me esquecia, o bolo está fantástico, já comia umas fatiazinhas.

    ResponderEliminar
  14. Bolo a experimentar, sem dúvida!! :)
    E aqui que o chocolate está no top 10 ou, diria, no top 3, esse chocolate a cair do bolo é excepcional :)

    ResponderEliminar
  15. O bolo ficou fantástico! Tenho uma versão no meu blog com cerveja Super Bock Stout, por na altura não ter encontrado a Guiness por cá. Vou fazer nova busca, hehe...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Hallo!

    Que aspecto maravilhoso, como todas as fotos que colocas... Não fizeste as sobremesas maravilhosas de limão mas podes sempre fazer noutro dia, para nós as ficarmos a conhecer! :)

    ResponderEliminar
  17. Hallo!

    Que aspecto maravilhoso, como todas as fotos que colocas... Não fizeste as sobremesas maravilhosas de limão mas podes sempre fazer noutro dia, para nós as ficarmos a conhecer! :)

    ResponderEliminar
  18. Joana,
    pois eu amoooooooo......chocolate!
    Esse bolo está lindo e irresistível!
    Receita nota 10, amei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Que guloso ficou! Vou guardar para fazer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. E ainda que já tenha sido mais apreciadora de chocolate do que aquilo que sou actualmente, fiquei a babar-me por esse bolo...

    ResponderEliminar
  21. Olá! Eu cá gosto muito de chocolate! Não sei se é o sabor preferido, mas está no top 10, sem dúvida! :) E esse bolo tem mesmo o aspecto daqueles que gosto, húmido e cremoso... hmmmm... (Ainda bem que acabei de almoçar, senão ia ser um problema!) :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Que belo bolo, eu ia adorar de certeza mas é daqueles bolos só para comer de vez em quando ehehe

    Bjkas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Hum... ficou um bolo bem original, vou levar a receita!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  24. HUMMMM que delicia Joana parece ser muito bom, mas so poderia comer um dia que é o dia do meu pecado:) eheheh beijoca linda

    ResponderEliminar
  25. Por acaso sou da tua opinião lol
    Gosto de chocolate mas há coisas bem mais saborosas.
    O chocólatra cá de casa é o meu filho mais novo... simplesmente adora.
    A tua sugestão agradou-me bastante.

    Bjs e uma Páscoa Feliz

    ResponderEliminar
  26. Acabei de fazer gosto na tua página, bem vinda! Adorei o teu bolo. Se quiseres "gostar" também da minha aqui vai:

    https://www.facebook.com/CozinharSemLactose

    ResponderEliminar
  27. OLA!
    Já reparei que muitas receitas levam bicarbonato de sódio!
    Para que serve e onde se compra?
    Acho que ando a procurar na secção errada do supermercado! lol

    Bjs!

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde! :)

    Antigamente quando alguma receita pedia bicarbonato de sódio eu assumia que não seria importante, e nunca colocava. Mas quando me ofereceram o meu novo livro de muffins este continha uma breve explicação sobre o papel de cada ingrediente no resultado final, e falava lá precisamente da importância do bicarbonato de sódio. Vou tentar explicar:

    O fermento contém substâncias ácidas e básicas (ou alcalinas), que se combinam entre si e formam um gás, que é responsável pela criação de bolhas de ar dentro da massa (que consequentemente cresce). Por outro lado o bicarbonato de sódio é básico, e por isso aumenta o processo de levedação porque se combina com os ingredientes ácidos (como o iogurte, o buttermilk, o sumo de limão, o cacau ou o mel). Assim sendo, uma combinação dos dois ingredientes garante uma fermentação mais eficaz e faz com que os bolos fiquem mais leves :)

    Podes encontrar o bicarbonato de sódio na parte das especiarias. É um pó branco :) Eu uso o da Margão, e não tenho queixas :)

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Joana!
      Muito obrigada pela resposta!
      Não sei se te recordas de mim, mas cheguei a enviar-te emails sobre as meias elásticas! Estava grávida na altura! :)
      A criança já nasceu e já tem quase 7 meses! :D

      bJS!

      Eliminar
    2. Se me recordo de ti? Lembro-me de ti montes de vezes! Na altura queria mandar um mail a perguntar-te se tinha corrido tudo bem, mas perdi o teu mail :(

      Ainda bem que tudo ficou bem :D

      Beijinhos e tem uma boa semana :D

      Eliminar
  29. Ola!
    Eu sou ao contrário sou Chocolatólica assumida! Mas tem de ser negro :)
    Esse bolo vai direitinho para o " a fazer" e mais : "em breve" !
    Beijinhos doces :)

    ResponderEliminar
  30. Hummm deve ter um sabor mesmo particular mas delicioso, tenho de experimentar essa combinação =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  31. That looks yummy :))))
    Come and see me and If you want we can follow each other ?:)

    www.olivains.com

    ResponderEliminar
  32. Epá quando tiveres para ai chocolates, vou te dar a minha morada :). ficou delicioso este teu bolo, bjokitas

    ResponderEliminar
  33. Olá Joana, maravilhoso o teu bolo de chocolate! Os teus afilhados devem ter adorado... Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Uma junção curiosa a da cerveja com o chocolate!
    Está com um aspecto fantástico o bolo! Adorei! Devem ter adorado!
    Eu por outro lado adoro chocolate :) ehhe
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  35. Ficou maravilhoso.

    Quanto ao chocolate, está no meu top.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Podes até não gostar assim muito de chocolate, mas que fazes um belo bolo de chocolate lá isso fazes!! hehehe ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Que óptimo! Sendo eu uma ferrenha apreciadora de chocolate, deixa-me que te diga que está de chorar por mais :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  38. Esse bolo tem um aspecto...assim de ficar a babar... Adoro chocolate, mas como tu também prefiro o escuro, amargo, intenso! Então a acompanhar um café forte (sem açucar, claro - claro para mim, claro) é a combinação perfeita!

    ResponderEliminar
  39. I've made Nigella's wonderful cake...but yours dripping with the chocolate glaze is even more enticing! YUM!

    ResponderEliminar
  40. Joana,
    apesar de não estar no Top 10, o bolo ficou super apetecível :P

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  41. Adorei o aspecto deste bolo! Ja esta na lista!

    ResponderEliminar
  42. Jo, vou fazer este bolo hoje! :)
    mas não percebi lá muito bem...quantas natas falas :P? 1º juntar as natas com o limão, mas depois falas de novo em natas e no fim também. Help! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No total usas 290ml de natas (eu separei as duas nos ingredientes, se reparares bem!) :) Primeiro juntas 140ml com o limão (para ficarem mais ácidas) e depois juntas no bolo. Os 150ml restantes são para a cobertura :) Se não quiseres fazer cobertura o bolo fica bom na mesma ;)

      Cá em casa achámos que o bolo ficou melhor no dia seguinte, mas no próprio dia também estava bom, e não fica muito doce ;)

      Boa sorte, e depois conta como correu! :D Beijinhos! :D

      Eliminar
    2. eu não sou nada boa a seguir receitas =P a culpa é minha! vou fazer para trazer amanhã para o novo trabalho, é a praxe! ou aconselhas-me outro?

      obrigada :D
      amanha conto no blog, beijinho

      Eliminar
  43. Eu gosto de bolos de Chocolate,desde que sejam húmidos e fofos.por vezes os bolos de chocolate são secos, não sei se é o caso deste bolo

    Não gosto de Cerveja, este bolo sabe a Cerveja?
    Maria, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabe a cerveja, mas tem um sabor diferente :) No entanto, é bastante húmido e fofo sim :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />