Existe na nossa sociedade uma tendência natural para se confundir a felicidade intrínseca de cada um com a ausência de problemas, e para vos ser muito sincera isso irrita-me profundamente. A felicidade não implica que não existam na nossa vida coisas negativas, mas sim que somos capazes de lidar com elas e de reconhecer que há outras coisas positivas e imensamente reconfortantes. A felicidade está dentro de cada um de nós, e não dentro da maior ou menor gravidade dos nossos problemas.
Ontem saíram finalmente as vagas definitivas para o meu estágio de Medicina Geral e Familiar, e vou passar duas semanas em Lisboa e duas semanas em Elvas. O P. vai igualmente fazer duas semanas em Lisboa, mas nas duas semanas seguintes vai para a Benedita.
Como era suposto nós ficarmos os dois na Benedita vocês podem desde já subentender que algo de errado se passou durante a escolha das vagas, e efectivamente foi isso que aconteceu: o que era originalmente um processo relativamente simples acabou por se transformar num campo de batalha.
Por essa razão, ontem cheguei a casa bastante aborrecida. Ainda ocupei algum tempo a chorar e a chafurdar na minha auto-comiseração, mas depois decidi ver o lado positivo das coisas.
Fazer esta lista animou-me bastante, e decidi telefonar ao B. e à J. e desafiá-los para jantarmos juntos. Acabámos por jantar em casa da J., e eu fiquei novamente responsável por levar a sobremesa :D
Ainda pensei em fazer uma receita de bolo de iogurte e coco sem açúcar e sem gordura, mas como a J. não gosta de coco decidi repetir a receita do meu bolo de maçã com courgette e aveia, mas desta vez com cenoura e laranja :D Parece uma mistura estranha, mas garanto-vos que ficou óptima :D
Bolo de cenoura e laranja com courgette
Ingredientes:
* Uma chávena e meia de farinha de trigo;
* Uma chávena e meia de farinha de aveia;
* Uma colher de chá de canela;
* Duas colheres de chá de fermento em pó;
* Uma chávena de açúcar amarelo (da outra vez não utilizei uma chávena completa, mas como era para os meus amigos decidi colocar mais um bocadinho de açúcar);
* Uma courgette descascada e ralada;
* Raspa de duas laranjas;
* Uma chávena e meia de farinha de aveia;
* Uma colher de chá de canela;
* Duas colheres de chá de fermento em pó;
* Uma chávena de açúcar amarelo (da outra vez não utilizei uma chávena completa, mas como era para os meus amigos decidi colocar mais um bocadinho de açúcar);
* Uma courgette descascada e ralada;
* Raspa de duas laranjas;
* Sumo de duas laranjas;
* 100g de cenoura ralada;
* Três ovos;
* Um terço de chávena de leite.
* Três ovos;
* Um terço de chávena de leite.
Confecção:
* Pré-aquecer o forno a 180º;
* Colocar numa tigela a farinha de trigo, a farinha de aveia, o açúcar amarelo, a canela e o fermento e misturar tudo com uma vara de arames;
* Ralar as laranjas e a courgette para outra tigela;
* Juntar o sumo de uma das laranjas, os ovos e o leite e bater bem;
* Misturar o preparado líquido com os ingredientes secos e bater com a vara de arames;
* Untar uma forma e verter o preparado para o interior;
* Levar ao forno durante 40 minutos;
* Retirar, picar bem com um palito e regar com o sumo da laranja restante.
O jantar foi picanha grelhada (que eu já não comia há séculos!), batatas fritas na Actifry sem qualquer gordura e esparregado de grelos, e para sobremesa havia o meu bolo e uma sobremesa que a mãe do B. fez e que eu não conhecia: farinha torrada :)
Nós ficámos todos a salivar enquanto a picanha grelhava :) |
O sabor fazia lembrar o das broinhas de mel que eu comia quando era criança :D |
A J. e o B. são sem sombra de dúvida dois dos meus melhores e maiores amigos, e é impossível não ficar animada pelo simples facto de estar com eles :)
P., B., J., eu e J.F. na nossa viagem a Praga :D |
No entanto, lamento informar-vos que a minha energia recém-recuperada não durou muito tempo porque hoje acordei doente! Estou com uma gripe enorme, de tal forma que até estar deitada na cama me custa porque tenho dores em todo o lado. Por outro lado, como hoje vim para o Porto passar o fim-de-semana tenho todos os miminhos da minha mãe, do meu pai e do meu irmão :)
Espero conseguir curar isto durante o fim-de-semana, até porque na próxima semana tenho três trabalhos para apresentar (e ainda só fiz um)!
Até escrever no portátil me custa! |
Muitos líquidos (a revista é do meu pimpolho!) :D |