26 de janeiro de 2023

Festa PatoAventuras #3

Ontem não houve publicação porque a escola dos miúdos esteve em greve e ficámos os três por aqui a divertirmo-nos. Já em Lisboa tentava sempre aproveitar os dias de greve para fazer algo de útil (ao estilo de tentar tirar algo de positivo de uma situação chata), e agora a novidade é que também tenho a Gabi comigo (porque em Lisboa ela andava na creche, e por isso não havia greves). 

Sobre a greve dos professores, escrevi no Instagram que é difícil não ter uma opinião toldada pelo privilégio. Lembro-me de uma greve em que tanto eu como o Pedro tínhamos de ir trabalhar, eu porque tinha consultas já desmarcadas de outro dia qualquer e o Pedro porque ia operar, e propus ao Pedro levar o Matias comigo para o trabalho (porque, entenda-se, a minha chefe o sugeriu, dizendo que era frequentíssimo os outros o fazerem, e não porque eu própria concorde com isso). O Pedro ficou horrorizado com essa sugestão e disse categoricamente que levar o miúdo comigo era furar a greve dos professores e auxiliares, razão pela qual o Pedro desmarcou as suas cirurgias e não foi trabalhar nesse dia. Às vezes penso nisso, e penso no privilégio que temos em poder fazer essa escolha sem ninguém nos despedir, sem perdermos dinheiro que nos faça uma grande diferença no fim do mês, sem termos de fazer contas à nossa vida. Quão bom e fácil é termos ideais e certezas e defendê-los nestas circunstâncias. 

Na altura tinha um filho na escola pública e agora tenho dois. Ontem ficaram os dois em casa, e foi bom tê-los cá. Vestimos os fatos de Carnaval e vimos se estava tudo operacional, tirámos fotos, almoçámos, passeámos em Évora e conhecemos sítios muito bonitos, lanchámos waffles e voltámos para casa. Hoje as rotinas voltaram, e a luta dos professores continua. 







Parece que foi há uma vida isto :')





<3