22 de janeiro de 2019

Jantar Mistério 2019 #2

Ah, uma folga. Tão bom. Devia estar a aproveitar para fazer coisas importantes como arrumar e fazer relatórios, mas em vez disso estou a planear a festa de aniversário do Matias (tema actual: Vaiana) e a tratar do disfarce de Carnaval dele (tema actual: Maui).

Estou a demorar imenso tempo nesta última tarefa. Sinceramente pensei que seria só escrever algo do género 'disfarce de Maui' e encomendar, mas deparei-me com toda uma polémica sobre os disfarces de Maui e o racismo (TL;DR: aparentemente muita gente acha que disfarçarmos os miúdos de Maui é apropriação cultural ou racista).

E nem sei bem o que pensar. O Matias adora a Vaiana, adora o Maui, todos os dias pede para ouvir a música do Maui no carro (ao ponto de já a sabermos todos de cor) e não vejo qualquer tipo de problema em vesti-lo assim, tal como não vi problema em vesti-lo de uma personagem mexicana no Halloween passado ou de cowboy no primeiro Carnaval. Mas também não quero estar potencialmente a ofender alguém.

Será isto apropriação cultural?
Ou isto?
Por outro lado, isto coloca-me algumas questões. Haverá limites neste tipo de situações? Agora o Matias ainda não tem propriamente grandes sugestões, mas um dia mais tarde se ele quiser vestir-se de princesa, preso, padre ou Bob Marley será que alguém irá ficar ofendido? Será isto racismo ou apropriação cultural? Estou mais inclinada a achar isto um bocadinho uma tontice, mas também diria que é fácil sentir-me assim: sou branca, da classe média e heterossexual, não se é mais normativo do que isto.

Enfim, vou pensar no assunto. Enquanto isso, aqui vão outras fotos nossas com disfarces bastante inocentes :D






























Lá vou eu continuar a aproveitar a minha folga! :D