30 de julho de 2018

Onde está o melhor croissant de Lisboa?

Em 2013 fiz a única resolução de ano novo da minha vida: ver todos os 250 filmes da lista de melhores filmes do IMDb. Cinco anos depois ainda mantemos esta resolução e a lista foi aumentando consideravelmente (porque vamos actualizando a lista semestralmente e mantemos os filmes que saem). Já vimos os primeiros 110 filmes da lista, e no total já vimos quase 200 filmes (dos 351 actuais).

Em 2018 fiz a segunda resolução de ano novo da minha vida: descobrir o melhor croissant de Lisboa.

Não sei de onde veio esta pancada. Sinceramente nem sequer era assim tããão fã de croissants antes (pelo menos em comparação com outras coisas, como pastéis de nata ou bispos), mas a dada altura surgiu-nos esta ideia e nos últimos meses decidimos meter as mãos (e a barriga) à obra.

De uma lista inicial de quinze concorrentes (que encontrei essencialmente por pesquisas em blogs), já experimentámos dez.  E se algumas experiências nos deixaram absolutamente deliciados (mmm Choupana Caffé), outras foram uma verdadeira desilusão (estou a olhar para vocês com crazy eyes, Sam Croissants).

Sem mais demoras, aqui vai o nosso top. Se tiverem mais sugestões sintam-se à vontade! :D



Papilas gustativas a chorar lágrimas de felicidade

* Choupana Caffé

OH MEU DEUS. Morri e fui para o céu, a sério. Os croissants de ovo do Choupana Caffé são tão bons que até já cheguei a sonhar com eles (juro!). É tudo perfeito, desde a camada tostadinha em cima ao interior mal cozido. Há pelo menos quatro recheios: doce de ovo, chocolate, maçã e red velvet. Experimentei os de doce de ovo e parecia uma mãe ursa a protegê-lo das dentadas cobiçosas das pessoas que estavam comigo :D

A foto não lhes faz justiça. Juro que isto é o céu.

* Pastelaria Faruque

Durante muito tempo estiveram no primeiro lugar da lista e só recentemente é que foram destronados pelos do Choupana Caffé. Por outro lado, de todos os croissants desta lista, os da Faruque são aqueles que comemos mais vezes (muito pelo facto da Joana viver lá pertíssimo). Gosto particularmente dos croissants de ovo, mas o Pedro prefere os de chocolate.


* Rosa Doce

O Pedro acha que não fizeram assim tanta história, mas eu delirei com o recheio de doce de ovo. Infelizmente não há qualquer tipo de prova fotográfica da nossa visita, por isso parece que vamos ter de lá voltar (que infelicidade #not). 

Bem bons também, mas não fazia filhinhos com eles

* Pão de Chocolate

Saí de uma urgência às 8h de um Sábado, passei pela Pão de Chocolate, comprei quatro croissants, cheguei a casa ainda com os meus meninos a dormir, fiz cappuccinos e quando a malta acordou tivemos estas pequenas maravilhas - se isto não é a felicidade, então não sei o que é :) Na Pão de Chocolate podem pedir o vosso próprio recheio: nós provámos os croissants de Nutella, maçã e canela, doce de ovo e frutos vermelhos.


* La Boulangerie

Fomos lá lanchar depois de termos ido aos karts e foi uma experiência bem boa. Comi o croissant de amêndoa, que é mesmo uma violência de tão grande. Era mesmo bom, mas achei tão 'too much' que para o fim já estava a empurrá-lo e sinceramente não pretendo repetir num futuro próximo. Independentemente disso, é uma experiência gastronómica que vale bem a pena :)

* Lomar

Também gostei, mas não fazia filhinhos com eles :) Provei os de doce de ovo e o Pedro os de chocolate (a nossa combinação habitual já) :)


* Fábrica Lisboa

Foram os últimos que comemos. Eu comi um com doce de ovos e a Joana com Nutella. Até estavam quentinhos e estaladiços e tal, mas não achei nada de especial honestamente. Ainda estiveram com um pé na categoria seguinte, mas depois achei que talvez tenha sido um problema de gestão de expectativas.



* Cister

Talvez porque fomos ao fim da tarde, achámos os croissants secos. O recheio de doce de ovos era bom e o de chocolate também, mas a massa em si não fez mesmo história.

* L'Éclair

Não sei bem se é de mim, mas a L'Éclair já me encheu mais as medidas, mesmo em relação aos éclairs. Talvez porque lá voltei na Primavera (e tendo a gostar mais dos sabores deles de Inverno), não sei. De qualquer das formas comi o croissant de amêndoa e fiquei desiludida. 

* Sam Croissants

Já lá tinha ido no ano passado e comi um croissant de alfarroba com mozzarella e tomate, e na altura amei aquilo. Entretanto voltámos a provar, desta vez os croissants com recheio de morango, kinder bueno, nutella e outra coisa qualquer. Nenhuma das massas nos deixou a delirar (nem a brioche nem a folhada) e achámos os recheios muito doces. Foi mesmo um desapontamento.



Não sei bem onde ficam nesta lista

* Padaria Portuguesa

Durante a gravidez descobri os croissants brioche mistos da Padaria Portuguesa, e confesso que ainda hoje são o meu bolo de eleição lá (e acho que metem os pães de Deus a um canto!). Peço sempre para aquecerem no forno, e com aquele queijinho derretido ficam mesmo uma delícia (até estou a salivar só de pensar nisto). Como-os imensas vezes (há uma Padaria Portuguesa bem perto da creche do Matias), por isso não consigo decidir bem onde os colocar - por um lado são óptimos, por outro como-os tantas vezes que acho que já relativizo um bocado o quão óptimos são.

* Pastelaria Restelo - Careca

O meu hospital fica perto do Careca, por isso já lá fui umas quantas vezes e confesso que não percebo qual é a questão. Pessoalmente acho os croissants muito doces, super enjoativos, enoooormes, não gosto do açúcar em cima, enfim. Por outro lado, ainda não regressei lá nesta minha nova postura de connoisseur do croissant, por isso provavelmente iremos lá voltar munidos do cachimbo, do monóculo e do bloco de notas :D

Os que ainda faltam:

* Benard (já lá fomos há uns bons anos, lembro-me que adorei mas quero voltar a experimentar)
* Confeitaria Nacional
* Croissant Gigante do Bairro
* Eric Kayser
* L'Anisette

E pronto, chutem as vossas sugestões :D