13 de junho de 2018

Svalbard 2018 #5

Aqui vão mais fotos, desta vez com o meu sítio preferido da viagem inteira :D

Glaciar :D




Enquanto estávamos aqui parados uma das partes do glaciar caiu! Ainda conseguem ver, no centro da imagem o glaciar parece ter 'pó' :) Fez um barulho enorme e umas ondas simpáticas e depois vieram imensos pássaros (pelos vistos a água arrefece bastante com o gelo do glaciar e os peixes ficam momentaneamente congelados, por isso mais vulneráveis a serem caçados!)
Uma raposa-do-árctico mesmo no meio da foto :D
A raposa vinha a caminho destes ninhos de pássaros :D
Almoço :)
Café com chantilly e caramelo :D

Em Ny-London, que foi a minha paragem preferida :D Basicamente há cem anos vieram para aqui uns tipos ingleses extrair mármore, mas não lhes correu muito bem a vida porque não compensava nada vir extrair o mármore para aqui :)

O tecto da casa era novo porque na semana anterior à nossa visita tinha havido um ataque de um urso polar :O

Todas as coisas prévias a 1945 são consideradas património em Svalbard, por isso não são retiradas dos sítios! As rodas continuam ali desde 1920 :)

Sítio onde extraíam o mármore

Uma rena :D



Depois fomos para Ny-Alesund, a cidade habitada mais a norte do mundo :D Actualmente é usada para pesquisas científicas relacionadas com o Pólo Norte e vivem lá cerca de 40 pessoas :D
Antigo comboio :)
A cidade :D
Em Svalbard é proibido sair das cidades sem uma arma por causa dos ursos polares :)
Estátua do Amundsen, que aparentemente foi a primeira pessoa a chegar a ambos os pólos! Da questão do Pólo Sul nós sabíamos, mas aparentemente hoje em dia acredita-se que ele também foi o primeiro a chegar ao Pólo Norte :D
Os correios mais a norte do mundo :D
No museu :)

Até amanhã :D