12 de junho de 2018

Sugestões de livros infantis até aos dois anos (e depois também!)

Hoje tive a minha primeira consulta pós-cirúrgica, e aproveitei o facto de ter motorista (a Joana) para ir à Ladurée (sempre a minha rotina depois das consultas porque aquilo deprime-me nem sei bem porquê, possivelmente Freud explica) e para passar pela Feira do Livro. Publiquei umas fotos sobre isso no meu Instagram (é privado mas podem mandar pedidos à vontade que eu aceito) e a Susana pediu para eu fazer uma publicação com uma espécie de top cinco dos livros infantis até aos dois anos.

Como eu sou muito simpática (e também porque estou deprimida porque é noite de Santos e há festa brava à volta da minha casa, mas eu estou enfiada na cama de óculos de sol a recuperar da cirurgia e o Pedro está de urgência), aqui vão algumas sugestões de livros. Não é um top cinco porque não consigo mesmo escolher, mas acho que levam aqui algumas ideias giras :D

Livros que a mamã interna de pedopsiquiatria gosta (e o Matias também)

Cá em casa somos adeptos de ensinar as emoções, e modéstia à parte somos mesmo bons nisso. O Mati ainda não sabe reconhecer números nem cores nem nada do género, mas consegue exemplificar imediatamente o que é estar contente, triste, zangado, surpreendido, relaxado, a pensar, concentrado, a gritar, a chorar e com medo (na verdade tenho uns vídeos amorosos com isso, qualquer dia mostro). É óbvio que os miúdos aprendem essencialmente pelo exemplo que lhes damos, mas não quer dizer que não falemos sobre o assunto - até porque nós próprios falamos bastantes vezes do que sentimos, analisamos as razões pelas quais temos determinados comportamentos, etc etc. É uma animação esta casa. 

Conheci este livro no trabalho e comprei-o hoje na Feira do Livro. Fui buscar o Matias às 15.30h, ele deitou-se às 20h e pelo meio quis lê-lo... Sete vezes. É um livro mesmo giro, com abas para puxar e para rodar, sobre os sentimentos bons e os menos bons :)



E por falar em sentimentos menos bons :D
Até agora este era o livro sobre emoções mais famoso cá em casa. Também é muito bonito e também fala sobre todos os tipos de sentimentos que temos no nosso coração :D Só peca por ser um bocadinho grande, mas o Matias gosta (vá, talvez eu goste mais do que ele confesso).
A ideia é a mesma. O livro está zangado, e depois vão acontecendo umas coisas que o deixam menos zangado :) É muito giro :)
A história de um rinoceronte (o Rodrigo) que só sabe dizer que não. Já falei dele aqui, faz parte de uma colecção com vários títulos (Não, Agora, Porquê, Mais, etc). Começámos a lê-la com mais afinco porque o Matias passou uma fase mesmo irritante em que dizia sempre que não A TUDO, mas não correu muito bem porque ele não percebeu a moral da história (basicamente o Rodrigo no fim lixa-se e percebe que dizer que sim é melhor) e passou a achar ainda mais piada a dizer não de uma forma ainda mais irritante (tipo a gritar com voz aguda, como nós fazíamos quando líamos a história). Possivelmente também não ajudou o facto de eu rematar sempre com algo do género 'mas não podemos dizer sempre que sim a tudo Mati, na vida também temos de dizer que não quando não nos sentimos confortáveis ou quando não gostamos ou quando não queremos alguma coisa #mamãpedopsiquiatra
Não é bem um exemplo de ensinar as emoções, mas é um exemplo de reforçar positivamente a tolerância. No nosso grupo de amigos temos pessoas homossexuais, mas não pretendem ter filhotes tão cedo. Não temos ninguém que seja mãe ou pai solteiro (ainda estamos na fase dos casamentos, não chegámos aos divórcios). Eu vou falando em casa de outras realidades que vejo na minha consulta, mas geralmente não o faço à frente do Mati. Aparentemente os amigos dele da creche têm os pais casados também. Vai daí, achei que fazia sentido mostrar-lhe outros exemplos de normalidade. Foi muito giro porque hoje ele quis ler o livro e a minha avó estava cá em casa (avó essa que tem 76 anos) e ela adorou também :D
Trouxe de Miami e o Mati pega nele de vez em quando, mas não mostra grande curiosidade. Mas eu já o li todo e é muito giro :D Vou voltar a impingi-lo quando ele for mais crescido :D

Livros que o Matias gosta (e a mamã também)

O Mati adora este livro. Infelizmente gosta particularmente de o ler connosco antes de ir para a cama, por isso passamos longos minutos assim: 'Matias - Este? | Eu ou o Pedro: É o ganso. Matias - Este? | Eu ou o Pedro: É o ganso. Matias - Este? | Eu ou o Pedro: É o ganso. Matias - Este? | Eu ou o Pedro: É o urso.' Tem os animais divididos por 'ambientes', o que é giro :)
Trouxe de Londres e o Matias adora puxar as abas e ir comentando as imagens :)
Depois de ter passado MESES durante a gravidez a dizer que os livros do Bolinha eram estupidificantes, hoje tenho a dizer que temos uns quantos e o Matias adora. Pronto, era só isto.
O Elmer também faz um sucesso enorme cá em casa, principalmente o livro dos amigos (que já sabemos de cor e que consigo declamar).
Foi uma prenda da Beatriz e inicialmente o Matias não achou grande piada, mas agora conhece as personagens e imita-as e gosta imenso do livro :D
Toda esta colecção é giríssima. Há vários: do Beethoven, do Bach, do Vivaldi, do Mozart, de instrumentos musicais variados...
Também já tinha mostrado este livro cá no blog, mas continua a ser um grande sucesso cá em casa. Curiosamente, aldrabamos à grande a história (e todas as do género). Cá em casa o lobo nunca é mau, está a pregar partidas ou a brincar às apanhadas com os cabritinhos ou com os três porquinhos :D Há uns dias estava a contar esta história ao Matias e ele disse 'o lobo come os memés' e eu fiquei em choque e disse ao Pedro com um ar dramático 'não sei quem lhe ensina estas coisas, deve ser na escola!' :D Aqui é sempre tudo tão soft que não há atirar o pau ao gato, os polícias servem para ajudar as velhinhas a atravessar a rua (literalmente, já lhe disse isto) e o lobo NUNCA COME OS MEMÉS.
Também é um sucesso cá em casa, e é a história de um cão que vai viajar e vê coisas muito giras :D
E pronto, entramos na temática preferida do Matias. O Matias ADORA dinossauros. Mais do que tudo no mundo (talvez com a excepção da mamã, do papá e do pão). Quer sempre vestir as roupas com dinossauros, ler as histórias de dinossauros, brincar com os dinossauros e por aí fora. Desde o aniversário dele começámos a mostrar-lhe alguns desenhos animados, e a única coisa que ele vê é a Ovelha Choné... E o Comboio dos Dinossauros (que ele vê aos cinco minutos de cada vez e depois farta-se, mas pronto) :)
O Matias adora também e é muito giro. Tem o estilo do 'Não' do rinoceronte Rodrigo, mas acho que é mais simpático :)
Este livro já faz sucesso cá em casa praticamente desde que o Matias nasceu. É um livro com pop-ups de dinossauros, alguns deles bem assustadores :D É o único livro do género que não teve um destino infeliz (os outros livros de pop-ups acabam sempre aos bocados) :)
E vocês, têm sugestões? Esqueçam, não quero saber, depois vou comprar os livros e estou a um livro de distância do Pedro me internar compulsivamente :D