16 de janeiro de 2018

Vinte meses de Matias.

Uma vez, teria o Mati uns três ou quatro meses, o Pedro disse-me algo do género:

'Sabes, eu amo muito o nosso filho, mas acho que vou gostar ainda mais dele quando ele for, pronto, mais interactivo. É que ele não faz grande coisa agora...'

Na altura fiquei um bocadinho em modo * gasp *, mas hoje claramente percebo o que ele quis dizer. Se por um lado tenho imensas saudades do Mati mesmo bebezão, de o ter a dormir no meu colinho durante horas, de lhe poder fazer uma data de malandrices e de quando ele ainda não tinha grandes opiniões sobre nada, por outro estou simplesmente apaixonada por este meu filhote que acorda a chamar pela mamã, que consegue pôr a máquina de lavar roupa a funcionar (na perfeição!) e que faz a expressão de surpresa mais cómica do mundo.

Quando podia fazer estas coisas, snif.
Agora temos que o subornar com bolachas para ficar quietinho nas fotos :D
Ar de surpresa mais fofo do mundo :D
Nos últimos dois meses o Matias cresceu imenso. E o nosso amor cresceu com ele.

Assim é o Mati aos vinte meses:



* Alimentação

Socorro. Desde que comecei a fazer pão em casa o Matias não quer outra coisa, e passa todo o dia a puxar-nos para a cozinha, a dizer 'pão', a apontar para a máquina de fazer pão e a espreitar para dentro do forno. Já subiu para o percentil 85 do peso (não é grave porque está entre o 85 e o 97 de comprimento, mas enfim).

Ainda não introduzimos o leite de vaca (ainda bebe leite adaptado) e fizemos algumas mudanças a nível alimentar nos últimos tempos:

* Pequeno-almoço: agora o Mati bebe 180ml de leite no copo e come pão simples ou com manteiga. Às vezes também come uma panqueca e/ou uma banana.
* Almoço: come na creche.
* Lanche 1: come na creche e mantém as papas caseiras, os iogurtes naturais e os cereais puff.
* Lanche 2: quando chega a casa. Geralmente é pão simples, pão com manteiga, iogurte, fruta, tortilhas de arroz, granola, o que quer que nós estejamos a comer na altura.
* Jantar: o miúdo come literalmente de tudo, desde azeitonas a queijo de cabra e desde jalapenos (que adora) a caril.

Gosta de comida bem condimentada e picante :) Gosta muito de ervilhas, de cogumelos e de banana. Continua a comer muito bem. Já come tudo sozinho, incluindo a sopa (suja é tudo, mas faz parte!) :)


* Sono

Continua o lindão da mami :D Agora mudámos a rotina do sono: antigamente ele jantava às 18h porque bebia o leite às 19.30h, agora passámos a comer o jantar com ele e a seguir vamos logo para o banhinho. Depois vestimo-lo e um de nós senta-se uns cinco minutos com ele ao colinho no quarto dele a cantar (eu) ou a contar histórias (o Pedro). Deixámos de lhe dar leite antes da caminha e honestamente sentimos que ele tem ainda mais facilidade em adormecer. Continua a dormir das 20h às 8h e acorda a chamar pela mamã ou pelo papá :D <3

Na grande maioria dos dias o Mati só dorme uma sesta, entre as 12 e as 14.30h, embora ainda precise de uma sestinha de vinte minutos de vez em quando a seguir ao lanche. Anda sempre a rebolar pela cama, por isso temos uns cinco cobertores para ele se ir cobrindo :) Começou foi a molhar-se imenso durante a noite porque dorme numa posição muito estranha (uma espécie de posição maometana) e o xixi escapa pela parte da fralda da barriga. Já usamos duas fraldas, mas mesmo assim de vez em quando ainda há uns acidentes!


* Creche

Já estamos mais tranquilos novamente. Demos tempo ao tempo, estivemos atentos ao nosso instinto e aos sinais do Matias e as coisas estão a correr melhor. Quando há uns fins-de-semana mais prolongados o Mati nunca quer voltar para a creche, mas de resto adora lá estar (embora também nos faça uma festa enorme quando o vamos buscar). Continuamos a conseguir que ele seja o último a chegar e o primeiro a vir embora, o que é muito bom.

Cara do Mati na festa de Natal da creche. Adorou lá estar #not
* Rotinas

Aqui o Mati está particularmente patuscão. Lava os dentes, tenta vestir-se, vai apontando para as coisas, leva a fralda suja para o lixo, tira a louça da máquina e dá-ma para guardar, leva o cesto da roupa suja para a cozinha, põe a roupa na máquina, põe a cápsula na máquina, vai buscar o amaciador, abre a portinha do amaciador, ainda não consegue colocar o amaciador porque não chega lá mas fecha a porta da máquina e liga-a (sozinho). Quando molha ou suja o chão quer limpar. Gosta de tentar ajudar enquanto fazemos a cama. Quer sentar-se na sanita e por isso comprámos-lhe um redutor, mas ele fica lá sentado uns três segundos e quer logo sair e puxar a água (nós também não insistimos, há tempo). Gosta de escolher os sapatos dele e os nossos, e quando temos amigos a visitar que se vão embora também vai buscar os sapatos deles e coloca-os no chão ao lado deles. Tenta calçar-se sozinho. A primeira coisa que faz quando chega a casa é tirar os sapatos e colocá-los no armário dos sapatos.



* Personalidade

É simpático e sorridente. É curioso e malandrias. Gosta de carrinhos, de instrumentos musicais, de puzzles com animais e de livros (principalmente do Elmer e de animais). Gosta de ver vídeos de animais e do Star Wars. Gosta imenso dos animais da Schleich e já tem uns quantos. Adora andar aos trambolhões com os papás no chão ou na cama. Continua razoavelmente obediente, mas confesso que nós também temos jeito a lidar com as birras dele (a minha especialidade tem de servir para alguma coisa).



* Desenvolvimento no geral

Pumbas, tanta preocupação para nada (até a M-CHAT passei ao puto já com a pancada do atraso da fala). Já diz montes de coisas, inclusivamente frases. Diz mamã, papá, titi (tia Joana), água, pão, có (colo), já tá, tá aqui, tá quente, ãoão, miau, mumu, memé, grrau, imensos barulhos de outros animais (cavalo, girafa, zebra, urso, leão, tigre, pinguim, crocodilo, caranguejo, elefante, foca e por aí fora), cocó, xixi, sim, pé, mão, banana, olá, ti (triciclo), popó. Conhece um sem número de palavras. Cumpre ordens simples e ordens mais complexas. Faz puzzles de encaixar e puzzles de duas e três peças. Sabe identificar imensas partes do corpo (nele e nos outros), peças de vestuário e animais.

Adora Legos e faz construções bem giras. Continua a adorar o banho e agora gosta particularmente de se deitar na banheira com os ouvidos debaixo de água a ouvir as nossas vozes (será que se lembra do que ouvia dentro da minha barriga?). A nível motor está super desenvolvido, a nível da motricidade fina e grossa também. Anda, corre, salta, sobe e desce escadas, chuta a bola, o habitual dele :)

Nunca viu desenhos animados e não mostra muito interesse no assunto. Às vezes fica três ou quatro minutos super atento a algum vídeo que nós estejamos a ver, mas depois rapidamente perde o interesse e vai buscar um brinquedo qualquer.


* Actividades preferidas

Pedir comida. Fechar e abrir portas. Levar a roupa suja para a máquina. Esconder-se. Ler livros connosco.



* Saúde

Mantém-se um puto saudável à excepção da pele atópica :)


E pronto, estamos fortíssimos. O Matias tem quase dois anos e não vê televisão, não sabe o que é a Patrulha Pata, nunca levou uma palmada (e eu nunca lhe gritei sequer), nunca comeu papa de compra ou fruta de boião, continua vivo e minimamente bem tratado e agora até já nem vai de fato de treino para a creche (mas ainda vai de camisolas de Natal). Está cada vez mais giro e patuscão e o nosso amor por ele cresce ainda mais todos os dias. Estamos todos muito felizes :D