14 de novembro de 2017

Dezoito meses de Matias.

O nosso pequeninão faz hoje dezoito meses. Um ano e meio. Virtualmente é muito pouco tempo, mas na prática honestamente já não me recordo da nossa vida antes desta confusão de beijinhos, cócegas e Legos pelo chão.

Assim é o Mati aos dezoito meses:



* Alimentação

Continua impecável. Passou uma fase mais manhosa há uns tempos na qual se recusava a comer a sopa (e por isso acabava por não jantar), mas agora voltou ao seu modo 'trituradora'. Continua a beber leite de fórmula (só vamos introduzir o leite de vaca aos dois anos), sopas variadas, imensos pratos diferentes, frutas de toda a espécie, iogurtes naturais e cereais puff. Com o calor deixei de fazer papas e começámos a dar apenas cereais, agora com a chegada do Inverno provavelmente as papas vão regressar :)

Panqueca com manteiga de amendoim, cacau e alfarroba :)
Arroz com peixe, ervilhas e tomate
Este fim-de-semana o Mati também comeu do pratinho vegetariano da mamã: salteado de legumes (brócolos, courgette, beringela, couve chinesa, cogumelos, pimento e tomate) e húmus (pasta de grão-de-bico) :D
Cereais puff
Sopa de agriões
* Sono

Continua a adormecer às 20h e acorda por volta das 8h. Na grande maioria dos dias já só dorme uma sesta, entre as 12h e as 15h. Por vezes também precisa de fazer uma espécie de power nap de meia horinha quando chega a casa. Dorme sempre da mesma forma: nós deitamo-lo na cama e ele imediatamente coloca-se por cima do cobertor, vira-se de cabeça para baixo e de barriga para baixo e adormece numa espécie de posição maometana (por cima da roupa). Depois cobrimo-lo com os blankies e já está :) Entretanto começou a tirar os babygrows (e as fraldas!) durante a noite, por isso quando chegávamos ao quarto de manhã lá estava o senhor Matias malandrias todo nu, com a cama toda molhada e feliz da vida. Optámos por fazer o upgrade para os pijaminhas de menino crescido e está a correr bem melhor (pelo menos ele agora só tira as meias!).
 
A acordar o papá de manhã!
Cá está o papá!
Agora ele adora fazer-nos festinhas na cabeça <3
* Creche

Tema complexo. Até agora sempre estivemos muito satisfeitos com a creche, mas recentemente aconteceram algumas situações que fizeram despertar um bocadinho o nosso instinto de que há aqui qualquer coisa que não está bem. Como não é propriamente nada em concreto ainda estamos a analisar as nossas opções com calma. Mas de qualquer das formas o Mati continua a ficar lá aparentemente bem (não chora nem nada, mas também já não nos parece que fique propriamente feliz). Se calhar é só um feeling, não sei. Estamos a dar tempo ao tempo.

* Rotinas

Agora o Mati já faz um montão de coisas. Despe-se, lava os dentinhos dele, espalha o creme, tenta vestir-se, vai buscar os sapatos dele e os meus e tenta calçar-se (e calçar-me também), bebe o leite sozinho e come sozinho (com alguma ajuda), bebe água pelo copo sozinho, anda a pé para todo o lado...


* Personalidade

Continua muito sociável, com crianças e com adultos. É muito curioso e adora perceber como funcionam as coisas. Delira com bolas e a sua nova actividade preferida é jogar futebol (coisa que já faz muitíssimo bem para a idade). Também gosta muito de animais (principalmente os da Schleich). Já faz poucas birras, que acontecem agora maioritariamente quando ele está cansado. Está a passar uma fase super patusca em que até é bastante obediente (ou se calhar são as nossas expectativas que estão muito em baixo) (ou se calhar é a acalmia antes da tempestade dos dois anos!).


Com o urso polar e a girafa :D
 * Dentinhos

Não faço ideia. São mesmo muitos. Serão vinte já? É possível. Já tem todos os dentes da frente, em cima e em baixo.

* Desenvolvimento no geral

A nível motor está super desenvolvido, quer a nível da motricidade fina quer a nível da motricidade grossa. Anda lindamente, corre para todo o lado, salta, sobe e desce escadas, fica a chutar a bola durante séculos contra as paredes... Também está muito bem desenvolvido a nível emocional e é um miúdo muito expressivo desse ponto de vista. Percebe imensas coisas: sabe o nome dos brinquedos todos (se dizemos para ele trazer o bebé ele traz, bem como o urso, a foca, a girafa, os Legos, a bola, etc etc), obedece a ordens simples (levanta, senta, deita, vamos para o banho, vamos comer, vamos à rua, anda ao colo, por aí fora), identifica alguns animais, sabe onde estão imensas partes do corpo (barriga, cabelo, cabeça, nariz, olhos, boca, mãos e pés) e é um mestre na leitura das nossas expressões faciais.

Falar é que nada. Diz água, por vezes diz olá, faz o barulho de alguns animais e dos carros... E fim. Já foi avaliado pela psicomotricista do meu trabalho e nas próximas semanas vamos investir nisto de forma intensiva para ver como corre.




* Actividades preferidas

Chutar a bola para debaixo do sofá e tentar ir lá buscá-la. Rodar chaves e abrir e fechar as portas. Arrumar os Legos e os livros. Beber água do banho. Brincar com cães.




A passear com a tia Joana :D
* Saúde

O Mati tem sido um miúdo super saudável. Na verdade, desde o internamento por causa da varicela teve umas duas gastroenteritezecas sem grande importância (ficámos nós piores do que ele) e umas ranhocas de vez em quando, mas nada de especial.

E tem pele atópica, claro. Nem seria nosso filho se não tivesse.

E pronto, continua um patuscão :D