29 de dezembro de 2016

Come a sopa, Matias, come a sopa #4

Aos sete meses e meio o Matias já comeu:

Sopa: batata, batata-doce, abóbora, cenoura, cebola, alho, alho francês, courgette, chuchu, alface, couve-flor, couve-roxa, couves-de-bruxelas, couve-branca, couve-galega, couve-coração, brócolos e beringela. Na verdade acho que já inserimos tudo à excepção das leguminosas e dos vegetais que só se podem inserir depois de eles terem um ano (espinafres, agriões, etc).

Cereais integrais: milho, trigo, aveia, espelta, quinoa, arroz e centeio.

Carne: frango e peru. Optámos por não inserir o coelho (nem agora nem nunca, vai contra os meus princípios).

Peixe: pescada (somos pouco imaginativos aqui, nós próprios comemos pouco peixe...).

Fruta: maçã, pêra, banana, manga, papaia, ananás, coco, uva, goiaba, dióspiro (do mole e do duro), laranja, tangerina, clementina, lichia e cereja. A fruta parece ser de longe aquilo que o Matias mais gosta, e até a maçã (que ele não apreciava de todo antes) agora parece entusiasmá-lo (passámos a dá-la crua ralada em vez de cozida). Deixámos de lhe dar as frutas em puré e passámos a dar aos bocados e ele está a ambientar-se bem :)

Já provou também pão de trigo, pão de centeio, iogurte natural, queijo de cabra e bolachinhas de gengibre feitas por mim.

A rotina alimentar dele passou a ser assim:

Pequeno-almoço: Leite (210ml).
Almoço: Sopa com carne ou peixe (160ml) e fruta
Lanche: Papa com fruta (160ml).
Jantar: Sopa com carne ou peixe (160ml) e fruta
Antes da caminha: Leite (240ml).

Daqui a nada vamos inserir o segundo prato e confesso que estou com algum receio. Nisto da diversificação alimentar fico um bocadinho com a sensação que ainda mal nos ambientámos à mudança anterior e já estamos a alombar com outra nova!

Mas tem sido uma aventura muito gira, embora a Joana (a minha amiga e pediatra do Mati) deva andar pelos cabelos com as nossas dúvidas 'e o tomate?' 'e a alfarroba?' 'e o cacau, é uma fruta ou um fruto seco?' 'e as anonas, podemos dar agora?' 'não podemos dar framboesas ainda, mas podemos dar mirtilos?' :D