22 de novembro de 2016

Matias Phelps?

Desde que o Mati nasceu que percebemos que o miúdo A-DO-RA água. A loucura é tal que deixámos de lhe dar banho em dias alternados (como é actualmente recomendado) e passámos a dar-lhe banho todos os dias, e é de longe o momento preferido do dia para todos. O Mati delira, chapinha, ri às gargalhadas, mexe as pernocas, molha-nos todos, bebe água, brinca com os brinquedos e fica a olhar para o espelho com a cara mais cómica de sempre, nós aproveitamos para nos apaixonarmos mais um bocadinho todos os dias pela nossa coisinha fofa. Depois do banho ele bebe o leitinho e desmaia na cama, nós jantamos e desmaiamos no sofá.

A dada altura surgiu a ideia de o inscrevermos na natação. Ele gosta de água, nós não conhecemos mais ninguém com bebés e por isso o contacto dele com outras crianças é nulo (aliás, a primeira vez que o miúdo esteve com um bebé foi na Quinta-feira passada, quando fui lanchar com uma leitora do blog), é uma actividade gira para fazer em família, é uma boa forma de o estimularmos... Enfim, pareceu-nos uma óptima ideia, e no Sábado passado fomos fazer a aula experimental.

Depois do que relatei acima, acho que conseguem perceber que tínhamos as expectativas super altas. Acho que uma parte de mim estava à espera que o miúdo saltasse sozinho para dentro da piscina, verbalizasse 'vocês são os melhores pais do mundo' e desatasse a fazer os 100m de mariposa. Já me estava a imaginar como uma espécie de mãe do Cristiano Ronaldo mas em versão Phelps, com o meu Mati no pódio dos Jogos Olímpicos.

Não foi isso que aconteceu.



Vamos lá aos culpados:

1. A touca. Só encontrei uma touca de silicone (era da Dory, mas o miúdo não pareceu apreciar particularmente esse facto), e parecia apertar-lhe a cabecinha. Experimentámos algumas vezes em casa e ele parecia sempre extremamente desagradado, mas também não sei o que esperava de um miúdo que odeia gorros e chapéus.

2. A sesta da manhã. Os horários da natação ao fim-de-semana interferem com a sesta da manhã do Mati, e ele anda numa fase em que precisa de dormir MUITO (hey, não me estou a queixar!). De Sexta para Sábado dormiu das 20.30h às 9.00h, às 10.00h já queria dormir novamente (é a hora habitual da sesta da manhã dele), e como tivemos que o acordar às 10.30h para sairmos para a natação o coitado até foi meio abananado. Ultimamente tem sido quase impossível sair de casa com ele de manhã por causa disto, mas nós achamos que há que respeitar as necessidades dele - e se ele precisa de dormir, precisa de dormir :)

3. O ambiente do ginásio. Não sabemos se foi o barulho (embora ele não seja de todo sensível a isso, estamos a falar do miúdo que no dia em que Portugal ganhou o Euro dormiu a noitinha toda embora houvesse malta a buzinar imenso na rua), o calor, a humidade, as outras crianças ou o excesso de informação no geral, mas mal entrámos ali notámos logo que o Mati ficou desconfortável.

No fim, não foi propriamente um desastre. O Matias não chorou, não se queixou, não fez nada de especial. Mas nós conhecemos o nosso filho, e sabemos que ele estava incomodado com qualquer coisa. Até andou lá a nadar um bocadinho ao colo do Pedro e tudo, mas não estava feliz. Não estava bem.

E nós ficámos indecisos. Por um lado, achamos que pode ser uma questão de adaptação e nunca fomos pais de desistir à primeira tentativa. Por outro, o Matias está a passar uma fase mais exigente a nível de crescimento (já tem um dente e está outro a nascer, tem dormido piorzinho por causa disso, anda a desenvolver muito a parte motora, tem comido imensas coisas novas, etc) e queremos manter a vida dele o mais estável possível.

Vai daí, estamos num impasse. Já decidimos que vamos efectivamente inscrevê-lo... A questão é quando. Já em Dezembro? Em Janeiro, quando ele entrar na creche? Em Fevereiro, para as mudanças não serem todas ao mesmo tempo? Em Março, para evitar o tempo mais frio?

Decisões, decisões.

Os meus lindões <3