14 de julho de 2016

Dois meses de Mati :D

Hoje o Zé Carlos Matias faz dois meses. Dois meses inteiros. No entanto, parece que ele está aqui desde sempre e nem sequer nos lembramos de como eram as coisas antes de ele ter vindo enriquecer a nossa vida. Assistir ao desenvolvimento dele tem sido uma viagem do caraças :) Aqui vão alguns detalhes dos últimos meses:



O Mati:

* Tem agora 5710g e 60cm. É bastante comprido para a idade (está no percentil 85!) :D

* Adora sorrir para toda a gente, mas gosta imenso de sorrir para nós. Farta-se de sorrir enquanto lhe trocamos a fralda e até dá gargalhadas enquanto dorme. Tem o sorriso mais lindo do mundo :D

* É um mimalhão de primeira. Adora estar no colinho de toda a gente.

* Tem uma rotina de sono nocturno mais ou menos estabelecida que consiste em banhinho, leitinho e cama. Acorda uma ou duas vezes (mais frequentemente duas) por noite e dorme geralmente umas dez ou onze horas. Já adormece sozinho na cama dele.



* É um tipo friorento. Gosta de estar enroladinho nos cobertores todos e para ele quanto mais quentinho melhor!

* De dia é um chatalhão para dormir e ainda não temos propriamente uma rotina nesse aspecto. Há semanas em que dorme duas horas de manhã e duas de tarde, ultimamente tem andado cheio de folia e só dorme uma sesta curtinha de tarde, que eu aproveito para dormir também :)

* É imensamente curioso e está sempre a olhar para todo o lado. Gosta particularmente de andar comigo de um lado para o outro em casa.

* Não quer a chucha para nada, mas começou agora a descobrir as mãos e os brinquedos.

* Não é o maior fã de estar de barriga para baixo, embora o acalme quando ele está muito rezingão.

* Gosta de ficar a ver-nos a comer!

* Faz imensos sons e juro que parece que percebe o que nós dizemos e que tenta falar connosco.

* No geral é um miúdo bem dispostão e muito querido, embora tenha os seus momentos de 'agora apetece-me é chorar três horas seguidas, aqui vai!' :)

Eu:

* Sinto-me absolutamente impecável. Nunca tive baby blues, não me senti triste, recuperei lindamente do parto e sinto-me uma espécie de heroína todos os dias por conseguir keep my shit together :D Não há nada melhor para a minha auto-estima do que ser mãe :D


* Embora tenha imensa energia, passo a vida a dormir umas belas sestas! De noite durmo dez ou onze horas como o Matias (com os devidos intervalos para lhe dar a comidinha pelo meio, e demoro sempre bastante tempo a adormecer entre mamadas) e aproveito as sestas dele para eu própria pesar uns figuinhos (expressão que parece existir apenas na minha família). 

* Dos vinte quilos que ganhei na gravidez (eu sei, que biolência), onze já foram à vidinha deles. Não estou com pressa, mas estou muito empenhada :D Adeus croissants mistos da Padaria Portuguesa! * snif *.


* Ainda tenho dores no braço. Depois de ter partido o braço uma semana antes do Mati nascer e de ter ficado três semanas com ele imobilizado, fui diagnosticada com uma tendinite. Tecnicamente devia fazer fisioterapia, mas como #yolo #procrastinação #preguiça #nãotenhoquemfiquecomomiúdo estou a ver se isto se cura sozinho. Até ver estou melhor (nada como andar com um leitãozinho de seis quilos ao colo para curar um braço!) :D



* Ando entusiasmadíssima a programar as nossas próximas férias em família :D

* Consigo manter as minhas rotinas enquadrando o Matias nelas. Faço praticamente as mesmas coisas que fazia antes, mas agora tenho um sidekick :D



* Sinto saudades de não me preocupar com o sol e o calor, e se antigamente saía de casa quando quisesse agora evito ao máximo sair entre as 11h e as 17h.

* Sinto saudades de trabalhar! Eu sei que parece estranho (até porque durante a gravidez tive uma grande crise de 'não quero ser médica, estou na profissão errada!'), mas sinto saudades do meu trabalho :) É claro que quando tiver que voltar me vai custar horrores, mas pronto :)

É isto :D