20 de julho de 2016

Chocolate caseiro!

O Mati é um miúdo bastante curioso, e uma das coisas que parece gostar mais de ver é a comida. Fica de tal forma atento e entusiasmado que estamos a ponderar passá-lo da espreguiçadeira (onde ele fica enquanto comemos) para a cadeira da papa, embora a pediatra diga que ainda é precoce porque ele não se senta bem (já andamos a magicar um sistema para ele ficar bem apoiado). É óbvio que não estamos a pensar dar-lhe já comida, mas achamos importante que ele possa fazer parte da nossa rotina da refeição.




Além disso, ele também parece achar engraçado ver-me a cozinhar. Sempre que vou para a cozinha levo-o na espreguiçadeira e vou dizendo o que estou a fazer, explicando o que se passa e mostrando as coisas que misturo. E ele faz aquele sorriso maravilhoso dele, e eu penso que talvez o miúdo vá gostar de cozinhar comigo um dia.


Juntem isto ao facto de sermos bastante criativos na cozinha e temos aqui uma receita genial para deixar a pediatra do Mati à beira de um ataque de nervos. Imaginem a situação: está a Joana no hospital a salvar criancinhas há dezasseis horas seguidas quando de repente recebe a seguinte mensagem 'olha e quando é que o miúdo pode comer caril?' ou 'o Pedro acha que aos sete meses já lhe podemos dar entrecosto, que dizes?'.

Na verdade, cheira-me que vou ser tão descontraída com a diversificação alimentar do Zé Carlos como sou com tudo. E sim, isso também envolve os docinhos. Mas há uma particularidade engraçada.


Não me faz confusão nenhuma que o Mati coma docinhos (depois de determinada fase, obviamente), desde que seja eu a fazê-los e saiba exactamente o que têm. Por isso (e eu sei que isto vai soar maluquinho), faz-me menos confusão dar-lhe um queque que eu cozinhei do que uma bolacha Maria. Mais facilmente lhe daria uma fatia de bolo de chocolate que eu fiz do que um Danoninho. São pancas, pronto.


Vai daí, decidi aprender a fazer chocolate. Cá em casa já só comíamos chocolate sem açúcar, mas a adição de adoçantes artificiais não me agradava lá muito. Assim sendo, experimentei fazer o meu próprio chocolate, só com ingredientes naturais e saudáveis e sob o olhar muito atento do Mati. A receita foi um sucesso, e já me imagino a partilhar estes chocolatinhos com o miúdo daqui a uns bons meses :D


Chocolate

Ingredientes (para dez chocolates feitos em formas de queques):

* 100g de manteiga de cacau;
* Oito colheres de sopa de cacau em pó;
* Quatro colheres de sopa de xarope de seiva de ácer ou mel;
* Uma colher de chá de essência de baunilha (usei essência caseira);
* Recheios a gosto (usei nozes, amendoins, coco e sultanas).

Confecção:

* Derreter a manteiga de cacau e juntar o cacau, o mel e a essência de baunilha;

* Colocar nas forminhas as nozes, os amendoins, o coco ralado ou as sultanas (também fiz alguns simples) e cobrir com o chocolate;

* Levar ao frigorífico até solidificar.



Espero que gostem! :D