27 de julho de 2016

As modernices.

O último bebé que nasceu na minha família foi o meu irmão, que tem agora 19 anos. Assim sendo, é absolutamente natural que muita coisa tenha mudado.

Isto parece fazer alguma confusão à minha avó, que passa a vida a resmungar com estas 'modernices'. Ora é porque já não se dá aguinha do cu lavado, ora é porque não se usa faixa para apertar o cordão umbilical, ora é porque agora os bebés dormem de barriga para cima e não de lado, ora é porque não usamos a fralda de pano para tapar o sol no carrinho (até porque isso aquece imenso o carro), ora é porque andamos com o miúdo na mochila ou no pano, ora é porque não lhe damos chá, ora é porque não lavamos a roupa do miúdo à mão... Enfim, todo um sem número de reclamações :D

Sinceramente isto não nos incomoda de todo e achamos um piadão à situação. Passeando pelos fóruns já percebi que este tipo de bitaites deixa as recém-mamãs à beira de um ataque de nervos, mas na verdade a minha avó não faz por mal (longe disso!) e de vez em quando dá umas dicas excelentes.

No entanto, há uma modernice que ela não suporta: o facto do Mati beber o leite à temperatura ambiente.



Vamos contextualizar. Já aqui falei um montão de vezes da minha experiência traumática com a amamentação e como isso levou o Mati a um quase-internamento no quarto dia de vida. Ora no hospital deram-lhe logo leite adaptado, que ele bebeu à temperatura ambiente. Enquanto esperávamos pelas análises deram-lhe novamente leite à temperatura ambiente. Quando voltámos para casa com a ordem de dar 60ml de leite ao miúdo nas seis horas seguintes estávamos tão transtornados que lhe demos leite à temperatura ambiente (e sinceramente acho que nem a fervemos!). Quando regressámos ao hospital para repetir as análises deram-lhe novamente leite à temperatura ambiente.

E assim continuámos. Fervo água todas as manhãs, deixo arrefecer até estar à temperatura ambiente e preparo os biberões.

Ora isto faz uma comichão tremenda à minha avó, que passou a culpar TUDO o que acontece ao miúdo no leite.

Digo que ele dormiu pouco? 'Aposto que é do leite frio'. Digo que ele parece mais molengão? Ela diz que vai comprar uma garrafa térmica para eu ter a água aquecida, porque de certeza que é do leite frio. Digo que ele está particularmente rabugento nesse dia? A culpa é do leite frio. Digo que ele não faz cocó há dois dias? Se aquecesse o leite ele fazia de certeza.

Sinceramente continuo a achar um piadão a isto e tenho genuinamente pena da confusão que a questão cria na minha avó, para quem o pobrezinho-do-bisnetinho-coitadinho-do-menino bebe leite gelado (não adianta nada dizer que à temperatura ambiente é diferente de frio, principalmente no Verão). E por cá continuamos, casmurros, teimosões, quase a roçar o negligentes, a dar leite frio ao nosso filho.

Ele parece muito infeliz com isso (só que não) :D