29 de junho de 2016

As pancas.

Embora sejamos muito (demasiado?) descontraídos em relação a algumas regras (como vos contei aqui), a verdade é que há algumas idiossincrasias curiosas no nosso estilo parental. Vá, são pancas mesmo. Senão vejamos:

* O Matias nunca esteve num sítio público fechado à excepção do centro de saúde e do hospital. Lojas? Não. Supermercados? Não. Restaurantes? Não. Centros comerciais? Não. Não temos qualquer problema em passear com ele de um lado para o outro ao ar livre, mas confesso que até me começa a tremer a pálpebra só de pensar em levá-lo para sítios com ar condicionado e pessoas a tossir.

* Não me faz qualquer confusão que as pessoas peguem no Matias ao colo ou que lhe dêem beijinhos (muito pelo contrário, adoro que o mimem), mas não tolero que andem pela minha casa calçadas. Bactérias da saliva? Pode ser. Bactérias dos sapatos? Isso é que não.

* Nunca nunca nunca andamos com o Matias no ovo. O ovo fica no nosso carro e fim da história. Quando vamos passear ele vai no marsúpio ou no carrinho com a alcofa, mas nunca anda no ovo.

* Durante o dia temos uma espécie de horário escolar: sempre que o Matias está acordado 'estudamos' português (eu leio histórias), música (canto), línguas (falo ou canto para ele em inglês, francês ou espanhol), ginástica (no tapete de actividades, na bóia ou no sofá), matemática (conto ou canto a tabuada), ciências (falo dos animais, aponto as partes do corpo, etc) e por aí fora. Na melhor das hipóteses ele percebe o que eu digo. Na pior não percebe, mas pelo menos estou a estimulá-lo e a brincar com ele :D

* Recusamo-nos a cantar músicas infantis tristes. O balão do João sobe pelo ar e ele fica a choramingar? Não. Atirar um pau a um gato? HELL NO. O galo é bom cantor mas nunca mais se ouviu? Nem pensar. Cá em casa só há músicas felizes :)

Enfim, cada tolo com a sua mania :)