15 de abril de 2016

Pregnancy Diary #116

Na publicação anterior contei que tinha congelado bolo para oferecer às visitas e ocorreu-me que não é só em relação à gravidez que ando a cuspir para o ar. Na verdade, também em relação ao pós-parto temos já uma série de regras bem definidas que fazemos questão que sejam cumpridas.

Eu sei que grande parte delas parece uma maluquice, mas é a primeira vez que passamos por tudo isto e parece-nos natural que queiramos proteger o nosso bebé dentro dos limites do razoável. Também tenho a certeza que a esmagadora maioria destas regras vai parecer menos importante e definitiva quando o nosso bebé nascer e estivermos sob o efeito da nossa descontracção habitual... E da privação de sono. Mas até lá vamos cuspir para o ar à vontade. Depois conto como correu :)

* Na maternidade só aceitamos visitas dos nossos pais, irmãos e avós.
* Ninguém toca no bebé sem ter as mãos convenientemente desinfectadas.
* Ninguém dá beijinhos no bebé (tirando nós, claro!). 
* Quando regressarmos a casa só aceitamos visitas das pessoas previamente citadas e da Joana e do Bernardo até o bebé ter um mês.
* As regras da maternidade mantêm-se cá em casa: mãos lavadas e nada de beijinhos. Além disso, ninguém entra cá em casa calçado (mas isso já é uma regra habitual nossa).
* Não vamos partilhar fotos do bebé em qualquer tipo de rede social.
* Ninguém aparece cá em casa sem avisar, e reservamos o direito de não aceitar malta que não traga comida (sendo que damos prioridade a quem venha munido de Schoko-Bons).
* Não vamos alterar as rotinas do bebé por causa das visitas. Se estiver a dormir não o acordamos, se estiver a amamentar no quarto fico lá na mesma. 

É isto. Aceitam-se críticas, sugestões, partilhas do que aconteceu com vocês e novas ideias :) Também se aceitam sorrisos resignados de pessoas que já passaram por esta experiência e viram as suas regras a voar pela janela e palavras condescendentes de quem acha que isto é tudo maluquice de pais de primeira viagem :)