12 de abril de 2016

Pregnancy Diary #112

A dor ciática é relativamente frequente no último trimestre da gravidez e sinceramente achei-a bastante incapacitante. Não conseguia andar, subir e descer escadas era um pesadelo e até virar-me na cama me custava horrores. Entretanto fiquei bastante melhor, por isso decidi trazer-vos algumas das coisas que experimentei. Pode ser que sejam úteis :)

1. Medicação oral - desde analgésicos até vitaminas, experimentei um pouquinho de tudo. Nada resultou particularmente bem.

2. Medicação endovenosa - a dada altura fui a uma consulta de cardiologia e levei o carro, mas estava tão aflita que achei mesmo que não conseguiria trazer o carro de volta naquelas condições. Fui à urgência e os colegas decidiram fazer-me um opióide endovenoso. Fiquei mais aliviada, mas duas ou três horas depois os sintomas voltaram (por outro lado fiquei bastante zen nesse dia e dormi uma bela sestinha).

3. Acupunctura - senti-me imediatamente mais aliviada, mas dois ou três dias depois já estava novamente na mesma.

4. Massagens - não ajudaram de todo, mas é sempre agradável :)

5. Repouso - era bastante eficaz, principalmente quando descansava deitada ou sentada com a perna esticada. É claro que quando andava mais activa ficava novamente pior, por isso era mais evitar o problema do que propriamente resolvê-lo :)

6. Bola de pilates - isto sim resultou lindamente. Sempre que ficava mais aflita sentava-me na bola de pilates e fazia a báscula, dava pequenos saltinhos ou fazia círculos com a anca. Sinceramente acho que a razão pela qual melhorei foi mesmo a utilização quase ininterrupta da bola de pilates.

Foi isto. Se tiverem mais alguma sugestão, sou toda ouvidos :) Até lá, a bola de pilates vai continuar a ser a minha melhor amiga :D