16 de março de 2016

Burrito de lombinho de porco

Há por todo o lado informação sobre a alimentação adequada na gravidez. Na maior parte dos sítios, é ensinado às grávidas que não devem comer carne mal passada, saladas cruas, alguns frutos (como os morangos), queijos, enchidos, salmão, atum, peixes de águas frias no geral, marisco, porco, sushi, ovos crus, comidas condimentadas, doces... E a lista continua.




Ora, eu não faço nada disto. Já vos tinha dito aqui no blog que cada um tem a sua paranóia, e decididamente a alimentação não é a minha. Tenho a sorte de ser imune à toxoplasmose, por isso não há rigorosamente nada que tenha retirado da minha alimentação, à excepção do álcool.


Vai daí, continuo a comer carne mal passada (até ajuda a combater a anemia e tudo!), saladas cruas (embora nunca tenham sido a minha cena, sou mais menina de sopinha), todas as frutas (que devoro como se nunca tivesse visto fruta na vida), queijo, enchidos, salmão, marisco, carne de porco, sushi, sobremesas com ovos crus (nham nham mousse de chocolate) ou doces (embora com a moderação que já seguia anteriormente).


E, como é óbvio, continuo a comer comidas condimentadas. Afinal, não era depois de 27 anos a comê-las que me ia transformar num elemento da brigada dos cozidos e grelhados. Além disso, estou decidida a ensinar ao bebé o que é bom logo desde o início, e filhote meu vai ter que se habituar a comida mexicana, indiana, marroquina, turca ou japonesa :)


Assim sendo, saiu da nossa cozinha um burrito de porco bem bão. Talvez não seja apropriado para todas as grávidas (aqui nada é melhor do que ouvirem o vosso corpo, e se não tolerarem o pimento, os cominhos ou o piri-piri não insistam), mas é apropriado para mim. E ficou uma delícia :D


Burrito de lombinho de porco

Ingredientes (para duas pessoas):

* Um fio de azeite;
* Uma cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um pimento verde picado;
* 50g de bacon cortado em cubos;
* 250g de lombinho de porco cortado em cubos;
* 200ml de molho de tomate;
* Arroz cozido q.b.;
* Piri-piri a gosto;
* Paprika a gosto;
* Pimentão-doce a gosto;
* Cominhos a gosto;
* Coentros a gosto;
* Uma pitada de sal;
* Uma lata pequena de feijão vermelho;
* Tortilhas de trigo q.b.

Confecção:

* Refogar a cebola picada, o alho picado, o pimento verde picado e os cubinhos de bacon num fio de azeite e juntar os cubos de porco;

* Deixar refogar e acrescentar o molho de tomate e o arroz cozido;

* Temperar com o piri-piri, a paprika, o pimentão-doce, os cominhos, os coentros e o sal;

* Juntar o feijão vermelho e deixar cozinhar;

* Servir embrulhado nas tortilhas. 


Até amanhã :D