19 de janeiro de 2016

Pregnancy Diary #44

Depois de ter escrito há uns tempos uma publicação sobre o facto de andar incrivelmente irritada com tudo, o meu humor aparentemente estabilizou num 'ando-sempre-feliz-e-animada-a-não-ser-quando-estou-a-gritar-com-pessoas-por-causa-das-obras' (já vos falei da saga das obras aqui).

De facto, e lendo textos noutros blogs e fóruns de mamãs, acho que até estou a ser bastante compreensiva com tudo. Não me incomoda rigorosamente nada que me toquem na barriga (até acho mimoso), não me faz confusão que me mandem bitaites (até porque gosto de trocar opiniões com os outros), comecei a achar cómico que toda a gente ache que tenho a barriga pequena (embora eu já me sinta uma mini-baleia) e regra geral não me tenho chateado com a grande maioria das situações que as outras grávidas dos fóruns referem como irritantes.

https://simplywyse.files.wordpress.com/2014/05/waldo-finds-himself.jpg



Mas há uma notável excepção: as considerações médicas dos meus amigos. A sério, quem acha que os comentários das outras pessoas em relação à gravidez são idiotas certamente não tem amigos médicos. Assim sendo, aqui vai uma selecção (uma espécie de crème de la crème) do que já ouvi deles nos últimos meses: 

* Estás grávida de dez semanas? Sabes que até às doze isso nem conta, não sabes? Com a probabilidade de aborto espontâneo e assim... (Não, faltei a essa aula! Claro que sei, obrigada pela recordação! Estou muito mais sossegada agora!).

* Já estás preocupada com o local onde vais fazer o parto?! Mas se o bebé nascer agora (às vinte semanas) nem sequer consegue viver! Depois vais a um hospital qualquer e tens a criança, não é assim tão difícil. (Quando fores tu depois falamos!)

* Estás grávida de vinte e quatro semanas? Boa, a partir de agora o bebé já é praticamente viável. (Esta dita por duas pessoas diferentes!). Quer dizer, se nascer agora ainda nasce muito malzito e fica com sequelas para a vida toda... Mas não penses nisso! (Gosto milhões de ti na mesma!)

* Azia? Isso faz parte da gravidez! Tens que aguentar! (Obrigada pela empatia. Vou lembrar-me muito de vocês quando não conseguir dormir ou comer porque tenho ácido a corroer-me o esófago!)

* Andas a desmaiar todos os dias e tens uma insuficiência mitral diagnosticada há anos que está pior agora e que motivou a tua cardiologista e a tua obstetra a sugerir ficares em casa? Eu não te passava baixa, podias perfeitamente ir trabalhar na mesma, é por causa destas coisas que o Estado está sem dinheiro. (Ainda bem que sabes mais do que dois especialistas com vinte anos de experiência!)


E pronto. Eu sei que os meus amigos estão felizes por mim (à Joana e o Bernardo só lhes falta fazer pinguinhas de xixi nas cuequinhas com o entusiasmo), mas de facto ser médico e lidar com situações muito aborrecidas no nosso dia-a-dia tem o efeito secundário de nos dessensibilizar um bocadinho, até como forma de nos protegermos contra as desgraças que vemos diariamente. Provavelmente eu própria fazia isto imensas vezes antes, mas agora estou deste lado e é de facto desagradável de ouvir. Enfim, só me resta respirar fundo. Muuuuitas vezes :)

(E quero só reiterar que gosto imenso de vocês na mesma pessoal. O que não invalida que de vez em quando mandem umas muuuuito ao lado.) :)