11 de dezembro de 2015

Pregnancy Diary #20


...ou 'A creche - o Filme': episódio II

Fiz uma pré-selecção das creches da minha zona. Telefonei para todas a perguntar informações. Com base nisso, agendámos as visitas. Com o tempo algumas foram saindo da lista, até sobrarem apenas cinco. Comparámos todas elas e seleccionámos duas. Fizemos uma nova visita a ambas.

E continuávamos na dúvida.




Pensámos. Dormimos sobre o assunto. Fizemos listas de prós e contras. Tentámos decidir com a intuição. Pedimos mais informações. E ficámos rigorosamente na mesma.

Nenhum de nós sabe o que define uma boa creche. Procurávamos um local onde sentíssemos que o nosso bebé ia ser cuidado e estimulado, mas a meio sentimo-nos invadidos pela dúvida.

Seria o projecto pedagógico algo secundário? Seria mais sensato optar por uma escolinha com um regime mais livre e despreocupado? Seria melhor optar por um local com actividades altamente estruturadas?

Não sabíamos qual era a resposta certa.

E foi então que percebemos que a parentalidade é exactamente isto: não ter as respostas certas. Optarmos por aquilo que nos parece a melhor escolha, e depois torcermos com muita, muita força para estarmos certos. Ter medo. Fazer decisões difíceis. Nunca ter a certeza. Valorizarmos coisas que nunca nos pareceram importantes.

E decidirmos, porque ninguém o vai fazer por nós. Porque no fim o mais importante é percebermos em que sítio nos vamos sentir mais seguros a deixar a nossa coisinha mais preciosa.

Vai daí, habemus creche.