2 de dezembro de 2015

Pregnancy Diary #14

Nos últimos tempos tenho recebido alguns mails com perguntas sobre dicas para engravidar. Eu pessoalmente não me debati particularmente com esta temática, mas achei que poderia ser útil explorar aqui algumas dicas médicas sobre o assunto (em oposição a algumas baboseiras que por vezes se lêem por aí).

Antes de mais, acho que é útil fazer uma pequena reflexão pessoal sobre o assunto. Ainda no seguimento da publicação anterior, ao longo do tempo fui reparando que há pessoas que olham para a concepção de um bebé como um trabalho - algo que têm de fazer, em determinados dias, em determinadas posições, com determinados passos a cumprir para atingir uma determinada meta. E eu não tenho nada contra a eficácia (muito pelo contrário, eu própria sou uma pessoa perfeccionista), mas acho que este tipo de abordagem não é propriamente a mais saudável.




Fazer um bebé é, no fundo, aliar o útil a algo que já de si é muito agradável. Se retirarem a parte agradável da equação e transformarem isto numa tarefa, vão perder a parte divertida :) Por isso o meu primeiro conselho é mesmo que parem de pensar em ter relações sexuais PARA engravidar, mas sim em ter relações sexuais PORQUE é muito bom, liberta endorfinas, gasta calorias, aumenta a intimidade e a auto-estima e um monte de outras razões bastante agradáveis. E sim, pelo meio há a vantagem de fazerem um bebé :)

Dito isto, aqui vão algumas dicas médicas :)

* Fazer uma consulta pré-natal (para ver se está tudo bem);

* Começar a tomar o ácido fólico (actualmente as linhas de orientação sugerem iniciar o ácido fólico três meses antes de começar a tentar engravidar);

* No meu caso iniciei também o iodo, embora as evidências científicas em relação à importância deste sejam duvidosas;

* Deixar de fumar e de beber;

* Não há evidências científicas suficientes que comprovem que mudar determinados factores da nossa alimentação faça alguma diferença;

* Convém conhecerem o vosso ciclo menstrual, mesmo antes de pensarem em engravidar - conhecerem o vosso corpo é sempre útil, até porque assim conseguem perceber algumas mudanças conforme as fases do ciclo. A partir daí, passam a perceber quantos dias tem o vosso ciclo e mais ou menos por volta de que altura é que é a vossa ovulação.

Vamos a um exemplo prático: Um ciclo menstrual normal tem entre 21 e 31 dias. Considera-se que o primeiro dia do ciclo é o dia em que começou a última menstruação. Geralmente a ovulação ocorre 14 dias após o primeiro dia do ciclo, embora haja alguma variabilidade interindividual. Considera-se que os dias mais férteis são entre o 10º e o 18º dia do ciclo, com um pico de fertilidade mais acentuado entre o 11º e o 15º dias.

Independentemente disto, a forma mais eficaz de engravidarem é terem relações sexuais com muita frequência. Há quem opte por fazê-lo em dias alternados (com base na ideia de que isso dará aos espermatozóides o tempo ideal para regressarem a níveis simpáticos), mas não há propriamente grandes evidências científicas para isso.

* Supostamente há posições mais propícias para engravidar (nomeadamente aquelas em que o esperma é depositado mais perto do colo do útero), mas também não é propriamente assim tão importante.

* Por outro lado, há efectivamente evidência científica de que ficarem deitadas e elevarem um pouco as pernas durante os dez a quinze minutos seguintes ajuda os espermatozóides a atingirem o óvulo com maior facilidade. Não precisam de fazer o pino, basta ficarem deitadinhos no ron-ron :)

* Por último, parem de pensar (e dizer) que a ansiedade impede os outros de engravidarem. Eu tinha uma professora de educação moral e religiosa que dizia que as raparigas que eram violadas não engravidavam porque a ansiedade impedia a fecundação, e de certa forma há muuuita gente a achar isso (não na questão das violações, mas no resto). Se a ansiedade fosse um factor assim tão importante, ninguém engravidaria quando está mais stressada. No fim, a ansiedade é uma parte normal e natural de tentar fazer um bebé - porque é algo que queremos, porque ficamos expectantes e porque efectivamente é uma decisão importante que muda a nossa vida. Por isso parem de ficar ansiosas com a perspectiva de ficarem ansiosas :)


E é isto. Basicamente, e em resumo, basta terem relações sexuais mooooontes de vezes sem protecção :D Se seis meses depois não ocorrer a gravidez convém irem ao médico de família ou a um ginecologista, que vos fará as análises e os exames que achar mais correctos. Não cedam à tentação de ler informação de fontes duvidosas. E, acima de tudo, divirtam-se muito :)