2 de dezembro de 2015

Crème brûlée (mesmo bom) :D

Ter um blog onde se publica diariamente é extremamente parecido com ter um trabalho, no sentido em que temos de escrever mesmo quando não nos apetece assim tanto fazê-lo. Há receitas para publicar e há leitores do outro lado que contam connosco, e de repente a fronteira entre o blog ser um passatempo e ser um trabalho começa a ficar mais ténue.





Há muito, muito tempo que me dedico a pensar nisto, e nunca encontrei propriamente uma solução ideal. Escrever todos os dias era uma prisão, principalmente em semanas com mais trabalho. Por outro lado, escrever menos vezes fazia com que as receitas se fossem acumulando na lista de espera.

Quando engravidei tive uma epifania curiosa: de repente, percebi que o problema era o blog ser uma coisa secundária na minha vida, mas dar-me tanto (ou mais!) trabalho do que algumas das minhas prioridades primárias. E reuni as minhas pessoas para um pequeno brainstorming.

Pensei em acabar com o blog. Achei sinceramente que ia fazê-lo. E depois, algo curioso aconteceu: a obrigação de escrever desapareceu.

Sei que desse lado notam que ando menos presente. Mas continuo aqui. Simplesmente não tenho tanto para dizer nem muito para cozinhar, e há coisas que não se forçam.

E depois há aquela receita tão boa que tem de ser partilhada com o mundo inteiro. Um crème brûlée MARAVILHOSO, que fez as delícias de uma grávida gulosa com vontade de comer algo docinho. Uma das melhores e mais simples receitas de sempre. Tão surpreendente que me fez ter vontade de voltar :)




Crème brûlée

Ingredientes (para duas tacinhas):

* 200ml de natas para bater;
* Erva-príncipe a gosto (usei uns quatro pauzinhos);
* 40g de açúcar em pó;
* Três gemas;
* Açúcar branco para queimar.

Confecção:

* Aquecer as natas com a erva-príncipe até ferver;

* Desligar o lume e reservar durante quinze minutos;

* Entretanto bater as gemas com o açúcar em pó até se formar um creme claro;

* Coar as natas e juntá-las à mistura de ovo e açúcar em pó, batendo bem;

* Verter em tacinhas e colocar num tabuleiro coberto com água, de forma a que a água chegue a meio das tacinhas;

* Levar ao forno pré-aquecido a 130º durante quarenta minutos;

* Retirar, deixar arrefecer e reservar no frigorífico durante pelo menos duas horas;

* Cobrir com açúcar branco e queimar com o maçarico.




Espero que gostem :D