17 de novembro de 2015

Pregnancy Diary #4

Estou de baixa desde hoje. A saga dos desmaios continua, e depois de ver os resultados dos exames que fiz na Quinta-feira passada a cardiologista foi peremptória: por agora preciso de ser mãe primeiro e médica depois. E foi esse o meu mantra nas últimas horas. O que vai acontecer aos meus doentinhos? Ser mãe primeiro e médica depois. Como vou reorganizar os meus estágios? Ser mãe primeiro e médica depois. Qual é o problema de andar a trabalhar com uma frequência cardíaca de 180bpm? Ser mãe primeiro e médica depois.

Juntem à festa da taquicardia (quem é que tem frequências cardíacas de 120 a dormir, pelo amor de Deus!) o facto da minha tensão arterial continuar uma miséria - embora passe os dias a tentar afogar-me em litros de água - e da minha glicémia ter seguido o mesmo caminho - nem os croissants folhados recheados com chocolate da Padaria Portuguesa me safam - e temos a receita para o desastre. Ou, neste caso, para umas mini-férias-forçadas. Não se preocupem, já arranjei coisas relaxantes e estupidificantes para fazer.

Cheira-me que os próximos dias vão ser passados assim!



À parte disso, está tudo bem com os meus exames do primeiro trimestre.

Embora tenha ido a uma consulta pré-concepcional (só para ver se estava tudo bem e tal), nunca cheguei a fazer análises. Tinha análises recentes (era dadora de sangue), sabia o meu grupo de sangue e tinha algumas das serologias em dia, por isso o meu obstetra decidiu adiar a realização das análises para o primeiro trimestre.

A única coisa que eu não sabia era a minha imunidade à toxoplasmose. Vai daí, passei os três primeiros meses da minha gravidez a ter os cuidados recomendados às grávidas não-imunes: nada de carne mal passada (adeus bifinhos do lombo do Uruguai) nem de saladas (esta não me custou muito, sou mais menina de sopas).

As análises do primeiro trimestre revelaram, para minha grande surpresa, que era imune à toxoplasmose. E celebrámos a rigor, com um belo jantar na Carvoaria Jacto (não perguntei a nacionalidade ao senhor bife, mas era bem bom!) acompanhado de uma saladinha deliciosa.

(Neste dia celebrámos também o facto do Pedro ter sido aceite para uma comunicação oral no congresso nacional de oftalmologia!) :D

A ecografia do primeiro trimestre também correu lindamente e o nosso bebé já tinha os bracinhos e as perninhas mais queridos do mundo :D Entretanto já fiz mais outra ecografia (na Quinta, quando fui parar à urgência) e também estava tudo bem.

Foi então altura de contar ao grupo de amigos mais alargado. Aproveitei o facto de termos o jantar de Halloween combinado cá em casa, e abri a porta assim:

Foi para lavar e ainda não está passada a ferro, é só para perceberem a ideia. Fui eu que fiz, daí não ter ficado grande espingarda.
É claro que toda a gente delirou com a novidade :D