18 de novembro de 2015

Bolinhos de bacalhau no forno para uma coisa que me irrita!

So I start a revolution from my bed,
'Cos you said the brains I had went to my head.
Step outside, summertime's in bloom.
Stand up beside the fireplace,
Take that look from off your face,
You ain't ever gonna burn my heart out.

And so Sally can wait, she knows it's too late as we're walking on by.
Her soul slides away, but don't look back in anger I heard you say.

Oasis




Toda a vida vivi rodeada por pessoas que fumavam. Os meus pais fumaram durante muito tempo - o meu pai deixou de fumar há uns sete anos e a minha mãe há sensivelmente quatro meses. A dada altura praticamente todos os meus amigos fumavam. Hoje em dia, alguns dos meus amigos ainda fumam.

Tendo a ser razoavelmente compreensiva com isso. No entanto, há uma situação em particular que me irrita de uma forma impressionante: a malta que fuma na entrada (e saída) dos sítios, principalmente quando estamos a falar de hospitais.


O hospital onde trabalho tem três saídas, e em TODAS há pessoas a fumar à saída. Não é a trinta metros, não é do outro lado da rua - é mesmo mesmo à portinha, ali bem a jeito para as outras pessoas respirarem o fumo enquanto entram e saem.


Já visitei sítios onde é proibido fumar na rua, e os fumadores submetem-se à obrigatoriedade de fumarem num cubículo nauseabundo qualquer. Na altura confesso que achei isto bastante insensível, mas desde que estou grávida juro que acho que devia haver um sítio especial no inferno para a malta que fuma em locais que são também frequentados por grávidas, bebés, crianças e idosos.

E, especialmente, à porta dos hospitais.


Não, muitas vezes só há um passeio e não dá para atravessar a rua. Não, eu não consigo andar mais depressa e ultrapassar a dita pessoa. Não, eu não consigo teletransportar-me para fora do local onde trabalho.

Por isso só me resta mesmo respirar a merda que vocês teimam em mandar para dentro dos vossos pulmões e esforçar-me por compensar isso mandando outras coisas boas e saudáveis para dentro da minha barriga. Obrigadinha.


Bolinhos de bacalhau no forno

Ingredientes (para cerca de trinta bolinhos):

* 800g de bacalhau;
* 400g de batata sem pele;
* Três gemas;
* Salsa picada;
* Uma cebola picada;
* Uma pitada de pimenta preta;
* Uma pitada de sal;
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Cozer o bacalhau, desfiar e reservar;

* Cozer as batatas na água de cozer o bacalhau;

* Colocar as batatas e o bacalhau dentro de um pano lavado, fechar e espremer bem;

* Juntar as gemas, a salsa e a cebola e temperar com a pimenta preta e o sal;

* Amassar bem e formar bolinhos;

* Colocar num tabuleiro, cobrir com um fio de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de trinta minutos, virando os bolinhos a meio. 



Até amanhã! :D