3 de setembro de 2015

Doce de leite para uma série fantástica :D

John Snow - 'I always heard it was best to keep your enemies close.'
Stannis Baratheon - 'Whoever said that didn’t have many enemies.'




Quando eu e o Pedro começámos a namorar éramos viciados na série 'Lost', cujos episódios devorávamos pela madrugada dentro enquanto enchíamos a barriga de Oreos cobertas com chocolate branco. Éramos de tal forma fãs da série que, no dia do último episódio (que era transmitido em directo para Portugal para quem tivesse um determinado canal da MEO), acordámos às quatro da manhã e fizemos uma viagem de quarenta minutos até à casa da única pessoa que conhecíamos com o dito canal - a Joana. Connosco levámos também o Miguel, e assim ficámos os quatro, doidos de expectativa e de entusiasmo.

Quando o último episódio acabou, estávamos todos em choque.


Nunca mais perdoei a série pela forma ridícula como terminou. Nunca mais consegui comer uma Oreo coberta com chocolate branco. Nunca mais acordei às quatro da manhã para ver um episódio do que quer que fosse.

Até que o Game of Thrones surgiu nas nossas vidas.


Desde então, voltámos a ficar acordados pela madrugada dentro à espera de ver os episódios em directo. Desde então, voltámos a contar os dias que faltam para o próximo episódio. Desde então, voltámos a vibrar de entusiasmo com uma série.


A única parte menos boa do Game of Thrones é o facto de cada temporada durar apenas uns três meses e depois sermos lançados num abismo interminável de semanas sem episódios. No entretanto usamos outras estratégias: revemos os episódios antigos, vemos outras séries... E esperamos.


Também para esta receita de doce de leite caseiro é necessário esperar um pouquinho. A receita original refere que demora duas horas, mas comigo uma hora foi suficiente para obter uma consistência deliciosamente gulosa. E este doce de leite foi depois devorado das mais variadas formas: à colherada, misturado no iogurte ou num bolo maravilhoso que vai aparecer por aqui amanhã.

Porque as melhores coisas da vida merecem que se espere por elas.


Doce de leite (receita adaptada do blog 'A Cozinha Coletiva')

Ingredientes:

* Um litro de leite fresco gordo;
* 250g de açúcar branco;
* Uma colher de chá mal cheia de bicarbonato de sódio;
* Uma colher de chá de essência de baunilha caseira (receita aqui).

Confecção:

* Juntar o leite e o açúcar e levar a aquecer em lume brando numa panela alta e larga;

* Quando ferver, retirar do lume e acrescentar o bicarbonato, mexendo bem;

* Levar novamente a aquecer e deixar cozinhar durante cerca de uma hora, até que o doce de leite comece a engrossar e a ferver;

* Juntar a essência de baunilha e deixar cozinhar até ficar em ponto de estrada;

* Colocar numa tigela e deixar arrefecer - o doce de leite engrossa bastante depois de frio. 



Até amanhã! :D