11 de agosto de 2015

Farofa e as saudades de uma viagem :)

Vou-te contar,
Os olhos já não podem ver,
Coisas que só o coração pode entender.
Fundamental é mesmo o amor,
É impossível ser feliz sozinho.

Tom Jobim




A nossa viagem ao Brasil foi já há quatro meses atrás, e no entanto nós continuamos a suspirar de saudades. Entretanto outras viagens aconteceram, algumas ainda nos vão encher a alma este ano e muitas estão ainda no forno da nossa imaginação, mas temos uma certeza: um dia vamos voltar ao Rio de Janeiro e à Amazónia.


Não tenho qualquer dúvida que viajar é o que eu mais gosto de fazer na vida, e tenho a sorte incrível de ter à minha volta pessoas extraordinárias com quem posso partilhar a minha histeria o meu entusiasmo - o Pedro, os meus pais, o meu irmão, a Joana e o Bernardo.

Assim sendo, já percorri longos percursos neste mundo. E todos eles são especiais, à sua maneira. Mas há uns mais especiais do que outros, e a viagem ao Brasil encaixa nessa categoria.


Gostei de tudo. Gostei das paisagens, gostei das praias e gostei de trepar ao Pico da Tijuca como uma cabrinha da montanha. Gostei de encher a barriga de pastel de frango e de farofa. Gostei de abraçar os tios do Pedro pela primeira vez. Gostei das pessoas, gostei da música e gostei dos macaquinhos.

Gostei dos fins de tarde na nossa praia. Gostei de tirar fotografias mentais dos meus pés no mar com o Pão de Açúcar atrás. Gostei de andar aos trambolhões em autocarros. Gostei de andar de barco e sentir o ar puro da Amazónia a envolver-me. Gostei de passar as noites a olhar para as estrelas, deitada na rede.

Gostei de me sentir assim: ainda mais feliz e completa.


Acho que deixei um bocadinho do meu coração para trás quando regressei a casa. A viagem fez-me ganhar memórias lindas, mas fez-me perder um bocadinho da minha alma. Como sempre acontece quando viajo.

E é por isso que a minha alma está espalhada pelo mundo e que não consigo ficar parada num só lugar.


Desde que regressámos a farofa tem sido uma constante cá em casa. Porque eu posso ter deixado um bocadinho do meu coração para trás, mas trouxe comigo os dois quilos de farinha de mandioca torrada que comprei em São Paulo.


Farofa

Ingredientes (para duas pessoas):

* 80g de bacon cortado em cubos;
* Um fio de azeite;
* Meia cebola picada;
* Um dente de alho picado;
* 100g de farinha de mandioca torrada.

Confecção:

* Refogar os cubos de bacon, a cebola picada e o alho picado num fio de azeite;

* Deixar cozinhar até o bacon ficar bem frito;

* Juntar a farinha de mandioca torrada e misturar bem;

* Servir.



Até amanhã! :D