14 de agosto de 2015

Bolo de banana e caramelo para uma casa bem fria :D

Melt my happiness, some kind of fucked up mess.
Looking out for you is a kind of waiting game that leaves me running circles into my brain.
Help, my loneliness will take no part in this.
Oh, Oh, Overdose.

Chet Faker




A minha casa é gelada. A única divisão relativamente tolerável é a cozinha, o que explica parcialmente porque é que sou a fanática dos cozinhados.


No Inverno, ter uma casa fria é uma infelicidade. Durante o dia ando sempre de casaco, cachecol e aquecedores de orelhas (sou muito friorienta, sim?) e à noite durmo bem enroladinha nos cobertores, naquela a que o Pedro chama de 'a técnica do croquete'. Enchemos a casa de aquecedores e a conta da luz dispara. A roupa demora dias infindáveis a secar na lavandaria.


Já no Verão, ter uma casa fria é bastante mais agradável. Consigo dormir sem qualquer dificuldade, mesmo nos dias mais quentes. É raro sentir-me desconfortável. E posso ligar o forno à vontade para fazer bolinhos :)


Independentemente da estação do ano, há indiscutivelmente coisas boas em ter uma casa fria. Posso andar todo o ano com o meu casaco dos biscoitinhos. Posso calçar meias com pais natais. Posso ver filmes bem agarradinha ao meu Pedro.


Assim sendo, confesso que tenho uma relação de amor-ódio com a temperatura desta casa. Se, por um lado, passo o Inverno a queixar-me, por outro passo o Verão a dar graças aos santinhos sempre que entro pela porta e deixo o calor infernal para trás. Se, por um lado, visto tanta roupa no Inverno que mal me consigo mexer, no Verão posso continuar a tomar os meus tão adorados banhos de água a escaldar bem quentinha. Se, por um lado, cozinhar aquece a minha cozinha (e o meu coração!) no Inverno, por outro sei que cozinhar no Verão não me vai fazer derreter de calor.


Por isso garanto-vos, nesta receita a única coisa que derreteu foi mesmo o caramelo.

E o meu coração.


Bolo de banana e caramelo (receita adaptada da revista Saveurs de Abril de 2015)

Ingredientes:

* 160g de farinha;
* Uma colher de chá de fermento;
* 100g de açúcar;
* Três ovos;
* 130g de manteiga derretida;
* Uma banana grande;
* 130g de molho de caramelo.

Confecção:

* Juntar a farinha, o fermento, o açúcar, os ovos, a manteiga derretida, a banana em rodelas e o caramelo;

* Colocar numa forma previamente untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 35 minutos;

* Servir com molho de caramelo.





Até amanhã! :D