8 de julho de 2015

Lombinho de porco no tacho com molho de laranja e açafrão e um truque revelado :)

'I have not failed. I've just found 10000 ways that won't work.'

- Thomas Edison




Quem por aqui passa pergunta-me por vezes qual foi o segredo para eu ter conseguido transformar-me de uma naba que nem sabia cozinhar um bife para uma miúda com um blog, um livro e uma data de receitinhas na cartola.

E, na verdade, não há propriamente uma resposta simples.


Há sensivelmente oito anos que comecei a cozinhar. Desde então li, pesquisei, aprendi, testei, experimentei, inventei, criei, acertei, falhei e cresci. E diverti-me muito pelo caminho.

No entanto, creio que uma das dicas mais importantes para quem quer consolidar o seu conhecimento culinário é esta: ter uma bibliografia sólida.

Antes de terem confiança para adaptar e inventar receitas, é normal que se sintam mais confortáveis a seguir as receitas que vão encontrando nas mais variadas fontes. Vai daí, é importante basearem-se em bibliografia de qualidade, com resultados concretos e comprovados.


Eu tenho os meus truques. Adoro a Saveurs, esse pecadinho francês que chega à minha caixa de correio todos os meses e que devoro em dois minutos. Sigo bons blogs. Estudo bem as fotos, a lista de ingredientes e os métodos de confecção antes de me atirar de cabeça para algo novo. Leio comentários de outras pessoas que testaram a receita, e aprendo com as suas alterações e críticas construtivas. Analiso bem o que fiz quando algo corre mal.


Sem uma boa bibliografia, aprender a cozinhar bem é tão difícil como escrever um livro sem dominar primeiro as letras do alfabeto. E, por isso, quando a inspiração tira uns dias de férias e a barriga pede comidinha, não há nada como voltar às origens e folhear a Saveurs.


Uma boa base, os ingredientes todos disponíveis, uma confecção interessante e algumas ideias para pôr em prática. E assim surgiu esta receita e a resposta à vossa pergunta: a naba que nem sabia cozinhar um bife tenta aprender com os melhores :)


Lombinho de porco no tacho com molho de laranja e açafrão (receita adaptada da revista Saveurs de Março de 2015)

Ingredientes (para quatro pessoas):

* Um fio de azeite;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* 400g de lombinho de porco cortado em cubos;
* 50g de chouriça cortada em cubos;
* Uma colher de chá de açafrão;
* Uma colher de chá de caril;
* Uma colher de chá de piri-piri;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma pitada de sal;
* Sumo de meia laranja;
* Duas colheres de sopa de molho de tomate.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado num fio de azeite;

* Juntar os cubinhos de porco e a chouriça e deixar refogar;

* Temperar com o açafrão, o caril, o piri-piri, a paprika e o sal;

* Juntar o sumo de laranja e o molho de tomate e deixar cozinhar;

* Servi com batatas assadas na Actifry. 


Até amanhã! :D