8 de junho de 2015

Panquecas de coco e ananás para o meu irmão!

My little baby brother used to play down on the floor,
But now he's not satisfied to do it anymore.
He's got a funny habit and I don't know why,
He walks around the ceiling now, stepping on the flies.

Baby brother, baby brother,
Well, he learned to crawl on the kitchen wall,
Baby brother.

The White Stripes




Daqui a três meses o meu irmão vai para a faculdade.

Parece que ainda ontem era aquele pequenino que adorava andar de pijama e que pedinchava incessantemente para eu fazer panquecas e para vermos episódios de 'Courage, The Cowardly Dog' nas manhãs preguiçosas de Domingo, e hoje ele tornou-se... Mmmm... Bem, naquele pequenino que adora andar de pijama e que pedincha incessantemente para eu fazer panquecas e para vermos episódios de 'Courage, The Cowardly Dog' nas manhãs preguiçosas de Domingo.

Vá, tecnicamente agora vemos episódios de Sobrenatural.


Parece que ainda ontem o meu irmão respondia à pergunta 'o que queres ser quando fores grande?' com coisas tão engraçadas e variadas como 'quero ser rico', 'quero ser mágico' ou 'quero tomar conta de cãezinhos'. Actualmente a pergunta imprime nele uma indecisão tremenda e uma leve sensação de pânico - afinal, quem é que sabe ao certo o que quer fazer da vida quando tem dezoito anos?


Independentemente disso, o meu irmão tem uma certeza: gostava de vir para Lisboa estudar, para vir viver em minha casa e poder comer o pequeno-almoço comigo todos os dias. Nesta fantasia do meu irmão acordamos todos os dias às dez, comemos um prato de panquecas deliciosas (com suminho de laranja natural a acompanhar) e a seguir eu vou trabalhar e ele vai para a faculdade. Depois voltamos à noite, altura em que eu faço os meus bifinhos recheados com queijo e fiambre para o jantar e vemos episódios de Sobrenatural até nos apetecer ir para a cama.


Não consegui evitar rir-me às gargalhadas da primeira vez que ele me falou disto. Mas eventualmente percebi que, efectivamente, é assim que o meu irmão acha que é a minha vida como crescida: rodeada de felicidade, tempo livre, liberdade para fazer o que eu quiser e panquecas.

E não o culpo - afinal, não são assim os fins-de-semana que passo com ele no Porto?


É claro que depois de um tempo (e alguma insistência) consegui demovê-lo desta ideia de vir viver comigo. Acho eu. Espero eu. Por via das dúvidas, talvez devesse parar de lhe fazer panquecas aos fins-de-semana.

Mas não resisto. Porque ele pode ter 1.85m, mas continua a ser o meu pequenino. E porque eu faço-lhe sempre as vontades todas :)

(Mas nem penses que vens viver lá para casa, ouviste?)

(Na verdade, a irmã do Pedro - que é um ano mais nova do que o meu irmão - tem também esta fantasia de viver connosco. Devemos ser mesmo divertidos, bolas!)


Panquecas de coco e ananás

Ingredientes (para quatro panquecas grandes):

* Uma chávena de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Duas colheres de sopa de coco ralado;
* Duas colheres de sopa de açúcar;
* Um iogurte líquido de ananás;
* Um ovo.

Confecção:

* Numa tigela juntar a farinha de trigo, o fermento, o coco ralado e o açúcar e misturar bem;

* Juntar o iogurte e o ovo e bater bem até fcar uma massa homogénea;

* Untar uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga e levar a lume médio até aquecer;

* Colocar uma concha de massa;

* Quando se formarem pequenas bolhinhas virar a panqueca do lado oposto e deixar cozinhar;

* Repetir o processo até terminar a massa;

* Servir as panquecas cobertas com mel.  



Tenham uma óptima semana! :D