5 de junho de 2015

Obesidade infantil em medicina energética (Guest Post)

A obesidade é uma epidemia dos países desenvolvidos em franco crescimento e atinge todas as faixas etárias. Esta epidemia deve-se à mudança drástica dos hábitos alimentares no decorrer do último século. A abundância de alimentos processados (ricos em açúcar, gordura e sal, e 'desenhados' para nos viciarem), aliada à falta de tempo para a confecção das refeições e à ignorância do público em geral sobre alimentação saudável, são factores incontornáveis.

Imagem retirada daqui



Passámos de uma alimentação pobre em hidratos de carbono e rica em gorduras saudáveis para exactamente o oposto. Isto é, ilustrando, passámos de uma sopa feita com vegetais acabados de colher para um 'blédine' aquecido no microondas, acompanhado de um 'ice tea' refrigerado.

Imagem retirada daqui

As crianças à luz da Medicina Energética

'Os intestinos e o estômago das crianças são imaturos e fracos, 
as bebidas e comida lesam-nos facilmente.' 

- Pu Ji Fang, 1406 

As crianças são adultos em potência e nāo adultos em miniatura. O dr. Qian Yi, durante a dinastia Song (960 d.C), foi um dos primeiros médicos a descrever as diferenças entre crianças e adultos. Foi durante esta dinastia que a Pediatria se tornou uma especialidade médica na China. Dos diversos médicos que se dedicaram à pediatria, podemos destacar Qian Yi que viveu entre 1032-1113. Um dos seus alunos, conhecido como Yan Xiaozhong, sistematizou todas as suas teorias médicas e experiências clínicas na obra 小儿药证直诀 Xiao Er Yao Xiaozhong (Chave para a Identificação do Síndroma e o Tratamento para Doenças Infantis).

Nesta obra é referido que a fisiologia das crianças assenta num desenvolvimento ainda incompleto dos Zangfu (órgãos e vísceras), cujas patologias se desenvolvem em órgãos mais fracos e que facilmente desenvolvem os seguintes síndromes:

* Do tipo vazio (insuficiência - por exemplo, diarreia);
* Do tipo plenitude (excesso - por exemplo, eczema);
* Atingidos por calor (por exemplo, uma infecção bacteriana) ou frio (por exemplo, uma virose).

No tratamento das crianças, Qian Yi preconiza o uso de drogas mais suaves, ao invés de utilizar métodos mais evasivos. Pretendia-se harmonizar as funções do baço, pâncreas, estômago e rins, regularizando a energia destes órgãos.

Etapas de desenvolvimento

Os bebés até aos 3 anos evoluem lentamente as suas capacidades digestivas. E dos 3 aos 6 anos evoluem rapidamente. Durante esta fase do processo de desenvolvimento da criança os órgãos-chave são o Estômago e o Baço e, secundariamente, o Pulmão e os Rins. Estes órgãos são imaturos e, por essa razão, devem ser protegidos.

Como proteger os órgãos?

De forma geral devem evitar-se os excessos. A amamentação deve ser feita em exclusivo até aos 6 meses e mantida até aos 9-12 meses. De realçar que os leites de fórmula têm vindo a evoluir para se aproximarem o mais possível do leite materno. No que toca à introdução dos alimentos sólidos, esta apenas deverá ser feita após os 6 meses.

Durante o período de amamentação, o bebé deverá fazer intervalos de 3 em 3 horas entre mamadas e, por volta dos 6 meses, entre 3 a 4 horas aquando da ingestão de refeições com alimentos sólidos, assegurando, assim, uma pausa digestiva correcta.

Quais são as causas da obesidade infantil?

Comer entre refeições em excesso e introduzir alimentos antecipadamente provocam uma 'estagnação de alimentos' (por exemplo, dificuldades digestivas) e um desgaste da energia do Baço. Surge uma síndrome de acumulação de humidade que poderá evoluir para uma síndrome tipo mucosidades. Estas síndromes causam patologias digestivas, respiratórias e dermatológicas, entre outras.

Em Medicina Energética, a obesidade é considerada principalmente como sendo uma acumulação de Mucosidades e cujas causas são:

* um consumo excessivo de alimentos causadores de Mucosidades, tais como os lacticínios, os açúcares e as gorduras saturadas;
* de origem congénita (deficiência do baço e dos rins).

http://thumbs.dreamstime.com/x/childhood-obesity-medical-illustration-effects-35669974.jpg
Imagem retirada daqui

Como prevenir?

As seguintes regras levam à prevenção de inúmeras patologias pediátricas, entre as quais a obesidade:

* Abolir o 'petiscar' entre refeições (provoca estagnação alimentar);
* Evitar ao máximo os alimentos frios, crus ou pouco cozinhados, em particular pequenos-almoços frios, como por exemplo ingerir sumo de laranja de manhã (o frio e o cru danificam a energia do Baço);
* Não ingerir bebidas frias e muito menos geladas;
* Reduzir os alimentos doces, lacticínios e ricos em gorduras (o sabor doce em excesso danifica e energia do Baço e Rins, ao passo que os lacticínios e gorduras provocam humidade e mucosidades);
* Não misturar fruta ou sumo de fruta com cereais ou farinhas (a combinação de certos sabores é considerada indigesta e, por isso, prejudicial);
* Evitar os sumos de fruta ácidos (o sabor ácido também danifica a energia do Baço);
* Aumentar a proporção de legumes cozidos e variados, preferencialmente frescos (sazonais) e cozinhados a vapor.

É aconselhável proteger o abdómen da criança do frio, visto que desprotegê-lo pode favorecer um disfuncionamento do Baço. Por último (mas não menos importante), a actividade física (adaptada à idade) e uma vida ao ar livre são práticas imprescindíveis.

http://cdn.theatlantic.com/assets/media/img/posts/2014/02/AP13052905226/6051bfab1.jpg
Imagem retirada daqui

Conclusões:

Hoje sabemos que uma criança obesa terá uma propensão maior para se tornar num adulto obeso e, sobretudo, num adulto doente. A obesidade é um factor de risco para diabetes tipo 2, certos tipos de cancro, osteoartrite, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, apneia do sono, entre outos.

Imagem retirada daqui

A alimentação correta é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da criança. Em correcta Quantidade, Qualidade, Sabores, Natureza e Método de Confecção, resultam na Saúde da Criança e Futuro Adulto.

Educar pais, avós e comunidade em geral é urgente! A criança que cresce com bons hábitos alimentares terá maiores probabilidades de se tornar num adulto saudável e num futuro pai mais consciente da importância da alimentação desde a infância.

Receita de Canja de Frango do Campo:

Ingredientes:

* Um frango do campo (inteiro com miúdos);
* Cinco cenouras;
* Dois alhos franceses;
* Um aipo.

Confecção:

* Corte o frango em pedaços para uma cozedura mais rápida ou coza inteiro;

* Corte os legumes grosseiramente e adicione água;

* Cozinhe os legumes com o frango, em lume brando, durante 2-3 horas;

* Desfie o frango e volte a juntar ao caldo;

* Para crianças com mais de seis anos, junte tomilho e sementes de coentros;

* Tempere com fio de azeite extra virgem e sal marinho integral q.b.;

Ingredientes-chave:

* O frango do campo tonifica a energia e nutre o sangue, fortalecendo o Baço, o Pâncreas e o Estomago;

* A cenoura reforça o Baço, o Pâncreas e o Estômago.



Filipa Bernardino Baião, especialista em Medicina Tradicional Chinesa e pós-graduada em Medicina Energética, exerce há quinze anos em várias clínicas e, mais recentemente, lecciona o curso de pós-graduação em Acupunctura para profissionais de saúde no IFE (Instituto de Formação em Enfermagem). Contacto: https://www.facebook.com/FilipaBernardinoBaiao/info