12 de junho de 2015

Brownies de chocolate e avelã (paleo, sem farinha, sem açúcar) e um esquentador avariado! :)

'How often have I lain beneath rain on a strange roof, thinking of home.'

William Faulkner




Percebi que tinha oficialmente passado a pertencer a Lisboa no dia em que me vi obrigada a ser seguida em médicos cá. Antes disso ia conciliando as férias no Porto com as visitas à minha médica de família, ao meu dentista, à minha ginecologista e ao meu oftalmologista, e passei sete anos da minha vida em negação da realidade: se vivia cá, tinha que arranjar médicos cá.


Este ano decidi render-me às evidências. Mudei a minha morada na Loja do Cidadão, inscrevi-me no centro de saúde (onde não tenho médico de família!), comecei a ser seguida por um dentista que foi meu colega interno no ano comum, arranjei um ginecologista conceituado e passei a confiar no Pedro para a minha revisão ocular. E as coisas foram ficando encaminhadas.


Mas continuamos a não conseguir lutar contra esta sensação de que não conhecemos ninguém cá em Lisboa. Precisamos de uma empregada da limpeza? Não conhecemos ninguém. Estamos a pensar em pintar a casa? Não conhecemos ninguém. Rebentou um cano na cozinha? Não conhecemos ninguém.

Avariou-se o esquentador? Não conhecemos ninguém.


Tendo em conta que a alternativa era tomar banho de água fria, a necessidade aguçou-nos o engenho e decidimos tratar de conhecer alguém: uma pesquisa no google e quarenta minutos depois lá chegou a nossa casa um senhor todo despachado que nos arranjou o esquentador num instante. E eu fiquei tão contente pela perspectiva de poder tomar o meu banho quentinho que lhe ofereci uns brownies de chocolate e avelã, que o senhor aceitou com um sorriso antes de ir embora para salvar outro esquentador, como um super-herói das casas.


E nós percebemos que podemos não conhecer ninguém, mas estamos no caminho certo. Basta uma pesquisa rápida no google, alguma esperança, uma certa dose de confiança... E uns brownies saudáveis como forma de agradecimento depois :)


Brownies de chocolate e avelã (paleo, sem farinha, sem açúcar) (receita adaptada do blog 'Creme de la Crumb')

Ingredientes:

* Um quarto de chávena de manteiga sem sal (quatro colheres de sopa);
* Duas chávenas de pepitas de chocolate negro (cerca de 300g);
* Meia chávena de manteiga de avelã caseira (receita aqui);
* Quatro ovos;
* Um terço de chávena de mel (seis colheres de sopa);
* Meia chávena de cacau em pó magro;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de essência de baunilha caseira (receita aqui).

Confecção:

* Derreter a manteiga, as pepitas de chocolate e a manteiga de avelã no microondas, mexendo de vinte em vinte segundos;

* Juntar nesta mistura os ovos, o mel, o cacau em pó, o sal e a essência de baunilha e misturar bem;

* Colocar num tabuleiro com cerca de 18x25cm coberto com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos;

* Deixar arrefecer completamente antes de cortar.




Até amanhã :D