3 de junho de 2015

Alimentação na obesidade infantil (Guest Post)

Segundo dados publicados pela APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil), 155 milhões de crianças em idade escolar têm excesso de peso ou são obesas em todo o mundo. Em Portugal, uma em cada três crianças tem este problema de saúde. A associação entre nutrição e obesidade não é difícil de fazer, sendo a alimentação incorrecta um dos factores mais relevantes nesta patologia caracterizada pela acumulação excessiva de tecido adiposo no organismo.

Imagem retirada daqui



Imagem retirada daqui
Actuam na obesidade vários factores para além da alimentação, dos quais destaco três:

* O rendimento familiar;
* A pressão da publicidade nos meios de comunicação social;
* O sedentarismo.

Uma das maiores dificuldades com que os pais se deparam hoje em dia assenta na alimentação que devem dar aos seus filhos, mantendo o orçamento da família. A verdade é que a indústria alimentar consegue aproveitar-se disto e cria produtos muito apelativos e saborosos, por vezes até mesmo direccionados para as crianças, a preços muito reduzidos. Somos diariamente bombardeados com publicidade e promoções em alimentos com teores elevados de açúcares e gorduras saturadas.

Imagem retirada daqui

Mas, apesar disto, existem algumas escolhas e estratégias que podem ajudar a melhorar a alimentação de miúdos e graúdos. Ficam algumas:

Leite achocolatado: apesar de não ser aconselhado o consumo diário deste produto, o leite achocolatado faz parte de muitas lancheiras. Por esse motivo, é necessário saber comprar: quando observamos os rótulos de quatro marcas disponíveis nos supermercados (tabela 1), podemos ver que a composição nutricional por cada pacotinho (200ml) da marca 2 se destaca. Esta apresenta praticamente metade do valor de açúcar e lípidos que as restantes, o que faz desta a melhor opção. No entanto, o consumo de leite achocolatado deve ser limitado, sendo mais recomendado o leite simples.


Iogurtes: as crianças adoram aqueles iogurtes com cereais de chocolate. Cada iogurte desses tem 140 kcal e 20g de hidratos de carbono, dos quais 17g são açúcar. Porque não comprar iogurtes naturais não açucarados e juntar duas colheres de sopa de cereais em casa? Transforma os valores iniciais em 101 kcal e 11g de hidratos de carbono, dos quais 6g são açúcar, uma redução significativa.

Ou podem fazer a vossa própria granola (como esta com amendoim e pepitas de chocolate negro)

Pão: opte por pão fresco e de mistura (trigo e centeio, por exemplo) ou integral, devido ao maior teor de fibra. Um pãozinho fresco (50 a 60g) tem o tamanho ideal e apresenta vantagem em relação ao pão-de-forma por não ter tantos (ou nenhuns!) conservantes adicionados.

Quando comparamos alguns produtos usados em sanduíches (tabela 2), o pão de mistura apresenta mais hidratos de carbono que os restantes produtos, mas apenas 1g de açúcar, o que significa que possui mais hidratos de carbono complexos, aqueles que são saudáveis para o nosso organismo. Quando comparado com o pão-de-leite ou croissant, apresenta um teor de fibras maior, o que é óptimo para o nosso funcionamento intestinal. Relativamente aos lípidos, há uma grande discrepância entre 0.7g de gordura do pão fresco e 4.6g do croissant, um valor bastante excessivo e desnecessário neste tipo de produtos.


Bolos industriais (donuts, napolitanas, entre outros): nesta categoria, é possível fazer o raciocínio anterior - muitos hidratos de carbono simples (os açúcares), e muitos lípidos, que tornam estes alimentos prejudiciais à saúde humana. Apesar de tão nefastos, são muito consumidos devido ao seu sabor agradável e aos preços apetecíveis que são praticados pelas empresas da indústria alimentar. Tente reduzir o consumo de bolos aos dias de festa e, se possível, que sejam confeccionados em casa. Os bolos industriais, para além do açúcar e gordura em excesso, estão também carregados de aditivos alimentares. Ao domingo, leve as crianças para a cozinha e façam um bolo juntos, dos mais simples, sem recheios ou coberturas.

E porque não uns brownies sem glúten e sem açúcar?

Legumes: a sopa e a salada podem ser um pesadelo para as crianças mas existem formas de contornar esse problema. Mascarar os vegetais é apenas uma estratégia de último recurso, pois só irá atrasar o processo de adaptação da criança a este tipo de alimento. Assim, aproveite as cores fantásticas e naturais de cada legume e brinque com a criança, criando formas no prato. Por exemplo, crie com a criança uma joaninha, explicando que a cabeça é uma azeitona, as asas são tomate e que esta está pousada sobre uma folha de alface, para que ela aprenda os nomes e os sabores característicos de cada vegetal.

Imagem retirada daqui

Fruta: é sem dúvida obrigatória na alimentação de todos. Se a fruta inteira não seduz as crianças, opte por fazer saladas, misturando várias frutas cortadas, ou espetadas com, por exemplo, bagos de uva, gomos de tangerina, morangos, entre outras. Tornam-se uma forma mais divertida de comer, e se forem eles a fazê-las, melhor! Os sumos também são uma boa opção, mas o seu consumo deve ser limitado porque processar a fruta diminui o seu conteúdo de fibra e, uma vez que são necessárias várias peças de fruta para fazer sumo, o conteúdo de açúcar fica aumentado. Uma sugestão para contornar este problema é utilizar apenas uma peça de fruta e diluir o volume obtido com água. É também recomendado que o seu consumo seja feito na hora.

Rainbow fruit kabobs from @choccoveredkt. Easy to make & kid-friendly snack. http://chocolatecoveredkatie.com/2015/05/15/rainbow-fruit-kabobs/
Espetadas de fruta do blog 'Chocolate-covered Katie'

Refrigerantes: são uma grande 'desgraça' na alimentação actual. Sabia que uma lata de cola tem 35g de açúcar? 'Pois, mas a cola zero já não tem!'. Verdade, mas conhece o 'aspartame'? O aspartame é um dos adoçantes mais utilizados para reduzir ou eliminar o açúcar, mas alguns estudos comprovam que está associado a obesidade, perturbação de hiperactividade e défice de atenção e alguns cancros, entre outras patologias. Continua a achar que a cola zero foi a melhor invenção de sempre? Eu não!

http://www.choosehealthla.com/wp-content/uploads/2011/04/Sugar-Loaded-Drinks_Soda1.jpg
Imagem retirada daqui

O contínuo aumento da obesidade infantil ameaça a saúde da população mundial de forma muito abrangente e rápida, uma vez que a obesidade infantil já existe tanto em países desenvolvidos como em países em vias de desenvolvimento. A intervenção passa pela promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, pela despromoção da alimentação incorrecta e do sedentarismo, por acções de educação para a população em geral e por regulamentação para as empresas produtoras de alimentos, de forma a atingir o nosso objectivo: livrar a população mundial de uma das maiores epidemias da história.


Marta Neves é estudante de Ciências da Nutrição na Universidade Atlântica.