19 de maio de 2015

Garam Masala de frango, cogumelos e sementes de linhaça para uma decisão difícil.

Are you ready kids?
Aye-aye captain.
I can't hear you...
Aye-aye captain!
Oh! Who lives in a pineapple under the sea?
SpongeBob SquarePants!
Absorbant and yellow and porous is he!
SpongeBob SquarePants!
If nautical nonsense is something you wish...
SpongeBob SquarePants!
Then drop on the deck and flop like a fish!
SpongeBob Squarepants!




Há bastante tempo rebentou no facebook do blog uma discussão sobre se existiria ou não uma roupa adequada para sermos considerados profissionais respeitáveis. Na altura, a troca de argumentos teve início quando eu recebi aquela pregadeira giríssima das Deemak Twins, e eu esclareci a minha opinião: é o conteúdo, e não a embalagem, que nos torna dignos de confiança.

Tragam os violinos, soltem as pombinhas, lancem os coelhinhos e imaginem crianças a saltitar em prados verdejantes - assim era a realidade idealista da Joana no ano comum do internato médico.


Entretanto iniciei a especialidade. No meu serviço ninguém usa bata. Eu tenho as minhas próprias consultas. Com os meus doentes. E com os pais deles. Que delegam em mim a responsabilidade de tratar dos seus filhos. E que não querem que seja uma tipa com ar de miúda, bandeletes com florzinhas, camisolas com vaquinhas, saias às bolinhas, All Star amarelas e unhas cor-de-rosa choque a fazê-lo.

E eu não posso dar-me ao luxo de comprometer o meu profissionalismo por causa de um ideal - não quando trabalho com algo tão importante como a saúde das crianças.

E, embora não concorde com isso, mudei. Disse adeus às t-shirts com vaquinhas ou ovelhinhas, às All Star gastas e às saias estranhas. Despedi-me das camisolas confortáveis com cores berrantes, e até guardei no fundo da gaveta a minha camisola do SpongeBob SquarePants, onde se lê com letras bem grandes que 'Nobody cares'.


Não se preocupem, não me tornei uma freira da moda. Ainda uso as minhas All Star velhas de vez em quando, bem como a minha saia às bolinhas - que, devidamente conjugada, até me dá um ar crescido. Às vezes até pinto as unhas de cor-de-rosa. Simplesmente não faço tudo ao mesmo tempo.


Decididamente, o curso de Medicina não nos prepara para este tipo de decisões. Aliás, arriscaria até a dizer que o curso não nos prepara de todo para a esmagadora maioria das decisões que temos de tomar como médicos 'a sério'. Mas creio que ainda está para nascer o curso que prepara os seus alunos para a vida profissional, com todas as suas vicissitudes e particularidades - e precisamente por isso é que crescer é tão difícil.


As decisões profissionais podem ser difíceis, mas isso não quer dizer que as outras também o sejam. Por isso, às vezes sabe mesmo bem saltar para a cozinha e fazer um prato simples, sem dúvidas e sem complicações.

E já que não posso ser extrovertida dentro do meu gabinete, pelo menos sou-o dentro da minha cozinha. Com as minhas bandeletes com florzinhas, com as minhas meias com pais natais, com o meu pijama das renas (também tenho um com ovelhinhas!)... E com os meus jantares com sementes de linhaça por cima :D


Garam Masala de frango, cogumelos e sementes de linhaça

Ingredientes (para duas pessoas):

* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* 250g de peito de frango cortado em cubos;
* Cogumelos laminados q.b.;
* Brócolos congelados q.b.;
* Uma colher de sopa de sementes de linhaça;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Uma colher de chá de Garam Masala.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado num fio de azeite;

* Juntar os cubinhos de frango, os cogumelos, os brócolos e as sementes de linhaça e deixar refogar;

* Temperar com o pimentão-doce, a paprika, o sal e o piri-piri e misturar bem;

* Juntar o garam masala antes de servir, mexendo bem.

Até amanhã! :D