26 de maio de 2015

Bolo de bolacha com creme de manteiga e café para o Pedro :D

Don't ask me what you know is true.
Don't have to tell you, I love your precious heart.
I was standing, you were there.
Two worlds collided, and they could never tear us apart.

We could live for a thousand years,
But if I hurt you I'd make wine from your tears.
I told you that we could fly,
'Cause we all have wings
But some of us don't know why.

INXS




Eu não sou fã de bolo de bolacha. Assim sendo, é quase cómico que esta seja a receita mais vista de sempre do meu blog, com mais de vinte mil visualizações (seguida pelas bolachas húngaras, o top 10 das receitas de bolachas e as melhores bolachas com pepitas de chocolate de sempre - notam o padrão?).


Sempre achei o bolo de bolacha demasiado doce e enjoativo. Nunca fui apreciadora da consistência mole com que ficava o creme de manteiga, mas também não gostava nada da versão com natas, que ficava manifestamente estranha. Sempre achei o bolo de bolacha desinteressante e excessivamente calórico.


Além disso, embora não o pareça, é um bolo relativamente complicado de fazer. Não fica particularmente bonito e a combinação dos ingredientes tem muito que se lhe diga, por isso não é de todo um bolo tão simples como parece.

Por outro lado, este é o bolo preferido do Pedro, por isso não há como fugir à questão: resta-me apenas abraçar a inevitabilidade e encarar o desafio com confiança. E meter mãos à obra.


Normalmente faço este bolo para o aniversário do Pedro ou para celebrações de outros acontecimentos especiais relacionados com ele, e foi assim que surgiram aqui no blog o bolo de bolacha com chocolate, o bolo de bolacha com butterscotch e o já pré-histórico bolo de bolacha com doce de ovos. No entanto, este ano o aniversário do Pedro foi enquanto estávamos no Brasil, e por isso antes de irmos ele pediu-me para fazer um bolo de bolacha como uma espécie de celebração antecipada.

E assim foi.


No entanto, desta vez aconteceu algo muito curioso. Não fiz o bolo rezingona e contrariada. Não resmunguei porque o bolo ficou feio, não reclamei porque estava enjoativo e não me queixei da consistência do creme de manteiga. Em vez disso, fiz a receita feliz da vida e depois fechei os olhos e desfrutei do sabor inconfundível deste bolo maravilhoso.

E percebi que hoje gosto muito de bolo de bolacha. Porque apesar dos seus inegáveis defeitos, me faz pensar no Pedro. E como seria possível não gostar de algo que o Pedro adora com tanta paixão?

(Só espero que isto nunca me aconteça com orelha de porco. A sério, se um dia escrever sobre o meu recente amor por orelhas de porco, internem-me compulsivamente!).


Bolo de bolacha com creme de manteiga e café

Ingredientes:

* 250g de manteiga sem sal à temperatura ambiente;
* 250g de açúcar amarelo;
* Dois cafés;
* Uma colher de chá de essência de baunilha caseira (receita aqui);
* 400g de bolacha maria;
* 200ml de café morno (podem tirar da máquina ou fazer com café em pó).

Confecção:

* Juntar a manteiga, o açúcar amarelo, os cafés e a essência de baunilha e bater com a batedeira até ficar em creme;

* Reservar 100g de bolacha maria;

* Mergulhar rapidamente sete das restantes no café e colocar num prato;

* Barrar com o molho de manteiga e café e cobrir com uma nova camada de bolachas;

* Repetir até formar seis camadas;

* Cobrir o bolo com o creme restante e decorar com as restantes bolachas picadas.


Até amanhã! :D