4 de março de 2015

Roma (parte 1).

Há catorze anos decidimos levar a minha avó num cruzeiro: ela andava bastante em baixo desde a morte do meu avô, e nós achámos que talvez uma mudança de ambiente lhe fizesse bem. Uma das paragens do cruzeiro era em Roma, e eu confesso que há imenso tempo que não via a minha avó tão entusiasmada. O motivo? Ver o papa, claro.

No entanto, aquele dia correu bastante mal. Uma das pessoas do nosso grupo perdeu-se e passámos o tempo todo à procura dela - por isso fomos literalmente o exemplo perfeito de alguém que foi a Roma e não viu o papa (ou outras coisas, diga-se). 

Desde então que a minha avó resmunga com esse assunto. 

Em Outubro eu estava numa consulta de medicina geral e familiar e entrou uma senhora que tinha acabado de perder o marido. Foi uma consulta triste e pesada, mas a dada altura a senhora disse algo que me ficou encravado na alma:

'O grande sonho dele era ir aos Açores e nunca foi. Agora já não pode ir.'

Aquilo mexeu comigo. A minha avó é a única que tenho, e embora ela ainda seja relativamente nova (tem 73 anos) e esteja rija que nem um urso, a verdade é que ela não vai ficar cá para sempre. E eu não estava disposta a deixá-la ir sem lhe proporcionar algo que sabia que era importante para ela: ver o papa. 

Juntei-me com a minha mãe e oferecemos-lhe os bilhetes no Natal. O plano seria irmos no dia 27 de Fevereiro, dia do 73º aniversário da minha avó, para um fim-de-semana cheio de parvoíces femininas (não esquecendo a visualização do papa, claramente). 

E sabem o que é que a minha avó disse quando viu os bilhetes?

'Oh, eu queria era ver o papa João Paulo II! Este é bom, mas gostava mais do outro!'.

Lá fomos, com a minha avó ainda a resmungar com o raio do assunto do outro papa que queria ver e não viu porque alguém se perdeu. 

No fim divertimo-nos muito, como sempre. A minha avó ficou feliz. Chorou várias vezes. E viu o papa. Aqui vai a reportagem fotográfica da nossa aventura :D 

No avião, ao fim da tarde de Sexta-feira :)
Fomos jantar à pizzaria mais antiga de Roma: a Est! Est! Est!


Pizza de mozzarella de búfala e tomate cherry para mim :D Estava deliciosa :D
Melhor. Tiramisú. De Sempre.
Fontana di Trevi à noite e em obras :(

Pequeno-almoço com direito a Nutella (que é italiana!) :D
Cappuccino :D
Basílica de São Pedro e praça :)














Até amanhã :D