18 de março de 2015

Mini-quiches de queijo fresco e fiambre para um exercício mental :)

Do we always gotta cry?
Do we always gotta live inside a lie?
Life is just a blast, it's moving really fast.
You better stay on top or life will kick you in the ass.

Limp Bizkit


Acho que toda a gente concorda que é extremamente difícil sair da cama nas manhãs de Segunda-feira: ora porque o fim-de-semana foi demasiado curto, ora porque a cama está quentinha, ora porque os nossos horários ficaram trocados, ora porque o nosso corpo se recusa a iniciar mais uma exigente semana de trabalho - tudo são razões válidas para manter o lombinho na cama, nem que seja apenas por mais cinco minutos.

Eu não sou excepção.


Normalmente obrigo-me a passar esses cinco minutos a fazer um pequeno exercício mental: pensar nas coisas positivas da semana que se avizinha.

E lembro-me daquela tarde livre tão apetitosa (que tiro porque trabalho sempre horas a mais nos outros dias), daquele programa engraçado que combinei com o Pedro ou daquele jantar com amigos que está já apalavrado. Lembro-me daquele episódio de uma série qualquer que mal posso esperar para ver, daquela receita que quero testar ou do miúdo que vou rever na consulta. Lembro-me das férias que já se aproximam a passos largos, de tal forma que se fechar os olhos com força já consigo sentir o toque suave do vento e o sabor das caipirinhas.

E saio da cama.


É claro que, por vezes, não consigo evitar pensar também nas chatices não-tão-positivas que me esperam na semana que se avizinha.

E lembro-me da manifesta escassez de horas de sono que trago às costas, da responsabilidade que o meu trabalho implica, das histórias tristes que ouço nas consultas e dos almoços solitários na sala de reuniões.

Nessas alturas, os cinco minutos passados na cama transformam-se em dez.


De facto, almoçar sozinha na sala de reuniões é um dos momentos mais agridoces do meu dia. Se por um lado estou a descansar a cabeça e a desfrutar do silêncio que me rodeia, por outro não tenho ninguém quem quem conversar ou aparvalhar. Se por um lado estou completamente concentrada em apreciar em pleno a comidinha deliciosa que trouxe na marmita, por outro nem sempre tenho imaginação suficiente para fazer almoços diferentes e criativos todos os dias.


Assim surgem estas mini-quiches. São tão boas que nem vão querer saber se estão sozinhos ou acompanhados: será impossível não se deliciarem com elas. São tão boas que se tornaram uma das coisas positivas desta semana.

E também elas me ajudaram a sair da cama numa Segunda-feira particularmente difícil.


Mini-quiches de queijo fresco e fiambre

Ingredientes (para quatro mini-quiches):

* Dois ovos;
* 70g de queijo fresco (usei o Boursin Alho e Ervas que vos mostrei aqui)
* Duas fatias de fiambre de frango;
* Quatro quadrados pequenos de massa folhada;
* Uma gema.

Confecção:

* Bater os ovos, o queijo fresco e o fiambre de frango;

* Colocar os quadrados de massa folhada em forminhas para queques e cobrir com o recheio anterior;

* Pincelar os bordos com a gema e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante quinze minutos.



Até amanhã! :D