5 de fevereiro de 2015

Brownies vegan (com cerveja preta) para uma despedida :)

E o que foi não volta ser,
Mesmo que muito se queira,
E querer muito é poder,
E o que foi não volta a ser...

Xutos & Pontapés


Há pouco mais de um mês que deixei de trabalhar no Hospital de Vila Franca de Xira, e confesso que (e apesar de estar muito feliz no meu novo hospital) tenho imensas saudades.

Adorei trabalhar em Vila Franca. A experiência de trabalhar num hospital relativamente pequeno onde conhecíamos (quase) toda a gente foi indescritível. Conheci pessoas fantásticas, vivi momentos memoráveis e passei por experiências extraordinárias. Em última análise, aqueles corredores assistiram à minha adaptação ao meu primeiro emprego, ao meu acidente, ao lançamento do meu livro e ao meu casamento, tudo em apenas doze meses.


Fiquei verdadeiramente nostálgica quando chegou o dia de me despedir. Mas fiz o que tinha que ser feito: entreguei a bata e o uniforme da urgência, despedi-me do meu cartão de funcionária todo pimpolho e devolvi o cartão do parque de estacionamento. E continuei o meu percurso num novo hospital sem bata, sem uniforme da urgência, sem cartão de funcionária e sem parque de estacionamento, mas onde sei que serei muito, muito feliz.

Caramba, nunca fui boa em despedidas. Mas também, será que alguém o é?


Na última semana da minha estadia em Vila Franca levei estes brownies vegan para o hospital e, pela última vez, andei a distribuir a minha comidinha pelas pessoas que acompanharam aquele que foi o ano mais alucinante da minha vida até ao momento.

E já em casa, coberta com uma pequena nuvenzinha de tristeza e saudades do que já não volta a ser, comi um brownie coberto com molho de frutos vermelhos e soube que assim é também a vida: uma combinação de momentos deliciosamente doces e misteriosamente ácidos.


Novas etapas me esperam. Novas lutas, novos desafios, novos momentos e novas metas. Novos sucessos, novos fracassos e novas aprendizagens. Novos brownies, certamente.

Venham eles.


Brownies vegan (com cerveja preta) (receita adaptada do blog 'Chocolate-covered Katie')

Ingredientes:

* Duas colheres de sopa de leite de amêndoa;
* 250ml de cerveja preta (para consultarem as marcas de cerveja vegan em Portugal, é só espreitarem aqui);
* 110g de óleo vegetal;
* Uma colher de sopa de essência de baunilha;
* Duas colheres de sopa de sementes de linhaça moídas;
* 120g de farinha de trigo;
*  80g de cacau em pó;
* Uma pitada de sal;
* Meia colher de chá de fermento;
* 150g de açúcar amarelo;
* 100g de pepitas de chocolate negro;
* Nozes picadas a gosto.

Para o molho de frutos vermelhos:

* 90g de frutos vermelhos congelados;
* 30g de açúcar.

Confecção:

* Juntar o leite, a cerveja, o óleo vegetal, a essência de baunilha e as sementes de linhaça e misturar bem;

* Noutra tigela misturar a farinha, o cacau, o sal, o fermento, o açúcar, as pepitas de chocolate e as nozes picadas e envolver bem;

* Juntar os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e envolver com cuidado;

* Colocar num tabuleiro com 22x33cm coberto com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 165º durante 15 a 20 minutos (o tempo de cozedura irá depender consoante o tamanho do vosso tabuleiro e da forma como preferem os vossos brownies);

* Deixar arrefecer completamente e refrigerar durante pelo menos doze horas antes de servir para os brownies ficarem firmes;

* Para o molho de frutos vermelhos, misturar os frutos com o açúcar e aquecer em lume brando até ficar espesso e homogéneo.



 Até amanhã :D