19 de fevereiro de 2015

Bolo de mousse de chocolate e frutos vermelhos para um aniversário atribulado :D

Barney: Ted what is my one rule?
Ted: You can tell how old a girl is by her elbows?
Barney: My other one rule.
Ted: Flax seed relieves upset stomach?
Barney: My other one rule.
Ted: Always have a fake pair of concert tickets in your pocket in case Lily invites you to something stupid?
Barney: My other one rule.
Ted: Lebanese girls sprint to third base and then stay there?
Barney: My other one rule.
Ted: New is always better?
Barney: New is always better!


Como eu já disse umas 1874256283429 vezes, o meu 25º aniversário teve uma data de peripécias. Estive de banco até à meia-noite, mantive-me incontactável durante todo o dia porque o meu telemóvel decidiu não colaborar, tirei um objecto do rabo de um senhor - pista: não foi lá parar por acidente -, marquei um jantar com um casal amigo e esqueci-me do meu próprio bolo de aniversário em casa, amuei e acabei por fazer um jantar de aniversário com os meus amigos apenas dois meses depois.


Assim sendo, estava decidida a ter um 26º aniversário minimamente razoável. Não criei propriamente expectativas altas, e no fim tive um dia bastante bom: passei o dia a trabalhar, recebi muitas mensagens e telefonemas de parabéns, fui jantar com o Pedro ao Ramiro (tãããããão bom), fiz um jantar de aniversário com os meus amigos uns dias depois e ainda celebrei com a família no fim-de-semana seguinte, com direito a miminhos e à bavaroise de ananás maravilhosa do Casarão do Castelo.

Mas é claro que não podia deixar de acontecer uma hecatombe qualquer: afinal, estamos a falar dos meus anos!


Tinha decidido organizar o meu jantar de anos no 'Real Nepal' - sempre uma receita de sucesso - mas alguns dos meus amigos reclamaram que já o tinha feito em anos anteriores e sugeriram que podia experimentar algo diferente. Andava há semanas curiosa para experimentar um determinado restaurante, por isso acabei por combinar para lá. E segue-se uma lista dos acontecimentos que se seguiram.


O jantar de aniversário da Joana, ou uma tragédia em nove actos

1. Fui recebendo as confirmações por mensagem, pelo facebook e por mail, de tal forma que a dada altura já nem sabia bem quem vinha ao jantar.

2: Como tal, atrasei a reserva do restaurante até ao dia do jantar.

3. Mas ninguém atendia o telefone.

4. Quando finalmente atenderam, depois de horas de tentativas e a uma hora do meu jantar propriamente dito, disseram que não reservavam mesas à Sexta-feira.

5. Como é óbvio, quando lá chegámos não havia mesas suficientes.

6. O meu ar absolutamente aterrorizado não pareceu comover a senhora do restaurante.

7. Liguei para outro restaurante perto e informaram-me que não reservavam mesas à Sexta-feira (what the hell, isto é uma thing agora?).

8. Não sabia bem quem vinha ao jantar, por isso não tinha forma de avisar toda a gente da desgraça que estava a acontecer.

9. Embora esteja bem melhor, ainda sou manifestamente má a lidar com imprevistos deste género.


A dada altura algum dos meus amigos sugeriu ligar ao restaurante nepalês. E foi assim que acabámos, quinze minutos depois, sentadinhos no quentinho, envolvidos por aquela comida deliciosa, ao som de música tradicional ao vivo.

Decididamente, nem sempre o novo é melhor. E naquele momento, rodeada pelas pessoas de quem gosto, a encher a barriga do meu caril de espinafres com camarão e a deliciar-me com lassi de manga, eu soube que não havia sítio mais perfeito para celebrar o meu aniversário.

E passamos para o bolo.


Como sempre, a base do bolo já estava decidida. Mas ainda estava indecisa em relação à cobertura e ao recheio, principalmente porque tenho a tendência para adorar coisas relativamente pouco consensuais (pelo menos entre o meu grupo de amigos) como o limão, o maracujá, a manga, o coco ou os frutos vermelhos. Vai daí, decidi optar por uma escolha segura: fazer um bolo recheado e coberto com mousse de chocolate.

No entanto, a meio da confecção não resisti e acrescentei também frutos vermelhos, tanto no recheio como na cobertura. E só tenho mesmo uma forma de expressar o quanto este bolo é bom:

Oh. Meu. Deus.


O bolo ficou incrivelmente fofinho (decididamente esta receita da Saveurs nunca desilude), a nossa mousse de chocolate habitual ficou uma maravilha e os frutos vermelhos deram um toque ácido absolutamente explosivo a um bolo que já era divinal, mas se tornou esplendidamente perfeito.

Não sobrou quase nada, e o que sobrou teve um pequeno acidente às mãos do Bernardo. Mas ainda consegui salvar uma espécie de mini-fatia para conseguirem espreitar o interior, embora não faça de todo justiça ao aspecto espectacularmente tentador das outras fatias :)


Por isso aqui têm: um bolo de aniversário simplesmente perfeito, para um jantar de aniversário cheio de peripécias. Mas também, o que seria da vida sem um toque de ácido por cima do nosso doce? :D


Bolo de mousse de chocolate e frutos vermelhos

Ingredientes:

Para o bolo:

* Seis ovos;
* 200g de açúcar;
* 100g de farinha.

Para a mousse:

* 250g de chocolate negro com 70% de cacau;
* Quatro colheres de sopa de manteiga sem sal;
* 75g de açúcar;
* Cinco ovos.

Para a cobertura e o recheio:

* 200g de frutos vermelhos congelados (podem usar frescos, mas pessoalmente acho que os congelados são melhores para esta situação em particular porque são mais 'moles' e vão deitando um líquido que se mistura com a mousse).

Confecção:

* Para o bolo bater as claras em castelo e juntar as gemas, continuando sempre a bater;

* Acrescentar o açúcar e a farinha lentamente, sem parar de bater;

* Colocar a massa numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos;

* Para a mousse derreter o chocolate com a manteiga no microondas;

* Bater as gemas com o açúcar e juntar lentamente o chocolate derretido;

* Bater as claras em castelo e juntá-las ao preparado anterior, mexendo sempre de cima para baixo bem devagar;

* Reservar no frigorífico;

* Partir o bolo em dois com uma faca e cobrir a metade inferior com metade da mousse e dos frutos vermelhos previamente descongelados;

* Cobrir com a metade superior, com a mousse restante e com frutos vermelhos a gosto.

Teve um pequeno acidente no carro (chamado gula do Bernardo) :D
Tenham um óptimo fim-de-semana :D