5 de janeiro de 2015

Twelve Days of Christmas - 12 - Bolo folhado com doce de ovos :)

On the twelfth day of Christmas my true love sent to me,
twelve drummers drumming, eleven pipers piping, ten lords-a-leaping,
nine ladies dancing, eight maids-a-milking, seven swans-a-swimming, six geese-a-laying,
five gold rings, four calling birds, three french hens, two turtle doves and a partridge in a pear tree.


Quando eu era criança nunca era escolhida para fazer o que quer que fosse nas festas de Natal e do fim do ano lectivo da escola. Era gordinha e tão alta como os rapazes mais altos, não cantava particularmente bem, era desastrada e pouco delicada e ria-me sempre quando era preciso actuar, por isso era sempre preterida em tudo o que envolvesse cantar, dançar, correr ou representar.

Um dia, uma professora particulamente insistente decidiu colocar-me a tocar xilofone numa das músicas. Fiquei na parte da frente do palco, em grande destaque, e juro-vos: toquei aquele xilofone como se a minha vida dependesse disso.

Foi absolutamente épico. Duvido que alguém tenha alguma vez tocado xilofone com tanta emoção, a sério.


É claro que o meu avô filmou todos os segundos - o texto sobre o meu avô e a sua obsessão carinhosa com filmar tudo merece ser escrito em breve - mas confesso que sempre achei que as imagens não faziam justiça à awesomeness daquele momento. As outras pessoas também não devem ter ficado particularmente sensibilizadas com a grandiosidade daquilo, porque pouco tempo depois levei novamente um pontapé no traseiro para o fundo do palco ou para os bastidores.

E pronto, é assim que se traumatizam as criancinhas.


Depois disso passei anos sem tocar qualquer instrumento de percussão, até ao dia em que decidi impulsivamente inscrever-me numa aula de bateria da minha escola de música. E a conversa inicial foi mais ao menos assim:

Professor: Então, já alguma vez andaste em aulas de bateria?
Joana: Não.
Professor: Mas já alguma vez tocaste bateria?
Joana: Não.
Professor: Sabes alguma coisa de bateria?
Joana com ar fofinho: Tem pratos e bombos e um pedal?


Foi uma hora bastante divertida - pelo menos para mim, não garanto que o professor tenha achado o mesmo. Apesar disso, no fim ele garantiu-me que eu tinha um óptimo sentido do ritmo e que não era particularmente desastrada ou pouco coordenada, principalmente tendo em conta que era a minha primeira aula de sempre.


Fiquei de pensar a sério sobre inscrever-me, mas no fim achei que iria ter dificuldades em conciliar o dobro da carga horária da música com os meus outros milhões de afazeres. No entanto, confesso que sempre que penso nisso tenho vontade de espremer a minha já muito apertada agenda e arranjar tempo para ir bater com pauzinhos em coisas.

Talvez um dia decida inscrever-me em aulas de bateria. Talvez não. Mas uma coisa é certa: o trauma, esse pelos vistos já foi embora.


Bolo folhado com doce de ovos (receita adaptada do blog 'As Minhas Receitas')

Ingredientes:

* 375g de açúcar;
* 225ml de água;
* Doze gemas;
* Dois rolos de massa folhada rectangular;
* 200g de amêndoa picada torrada.

Confecção:

* Para o doce de ovos juntar o açúcar com a água e levar a aquecer em lume brando;

* Deixar ferver durante aproximadamente dez minutos, retirar e deixar arrefecer ligeiramente;

* Juntar a calda em fio nas gemas batidas e misturar bem;

* Aquecer novamente a mistura em lume brando, mexendo sempre até engrossar;

* Retirar do lume e continuar a mexer até estar arrefecido;

* Estender a massa folhada e cortar cada placa ao meio;

* Picar cada placa com um garfo e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante aproximadamente quinze minutos;

* Deixar arrefecer completamente;

* Para a montagem colocar uma placa de massa folhada num prato e cobrir com o doce de ovos, cobrindo com outra placa e assim sucessivamente até terminar a massa folhada e o doce de ovos;

* Polvilhar com a amêndoa torrada.



Esta foi a receita mais difícil de conciliar com o tema dos 'Twelve Days of Christmas'. Queria algo que me lembrasse um tambor, mas não me ocorria nada e por isso pedi auxílio à sempre criativa Avelã, que me disse que 'tambor' é em determinados locais o nome dado a um pastel de massa folhada e doce de ovos. Por isso aqui têm: um tambor em ponto grande :D

Espero que tenham gostado destes Doze Dias de Natal :D