30 de janeiro de 2015

Coquinhos de limão e Limoncello para a fome pós-jantar.

'An empty stomach is not a good political adviser.'

Albert Einstein

 

Creio que o desconsolo pós-jantar é um fenómeno omnipresente no mundo ocidental: podemos ter comido uma refeição bem consistente com uma sopinha reconfortante, um prato equilibrado e até uma peça de fruta a transbordar de vitaminas boas, mas mal encostamos o lombinho no sofá parece que despertamos o alarme da vontade de comer docinhos.


Para vos ser muito sincera, eu nem sempre fui assim - até agora chegava a casa a meio da tarde, fazia um lanchinho consistente, relaxava um bocado, jantava calmamente e dividia-me entre as minhas tarefas até serem horas de ir para a cama. Mas com o início da especialidade este fenómeno tão curioso começou também a acontecer cá em casa, provavelmente porque agora o horário é menos simpático, a exigência física e mental é bem maior e as refeições ainda são (aparentemente) demasiado escassas para manter os meus níveis de glicémia estáveis ao longo do dia.

E por isso, lamento informar que me tornei membro do clube da vontade de comer lambarices depois do jantar.


Lidar com isto foi relativamente fácil: cá em casa raramente há chocolates, bolachas, doces ou gulodices do género, por isso quando me sinto desconsolada normalmente faço um cházinho e a tontice passa-me. Mas há dias em que o chá não resulta.


Nesses dias adapto a receita maravilhosa da minha mãe e faço coquinhos. São fáceis, são rápidos e são pequenos, por isso basta comerem um e garanto que a vontade de comer docinhos fica um bocadinho mais simpática.

Se não resultar? Comam dois ou três. Afinal, um dia não são dias :)


Coquinhos de limão e Limoncello

Ingredientes (para cerca de vinte coquinhos):

* 200g de coco ralado;
* 200g de açúcar branco;
* Três gemas de ovo (depende do tamanho das gemas);
* Três colheres de sopa de Limoncello;
* Raspa de um limão.

Confecção:

* Misturar o coco ralado, o açúcar branco e as gemas de ovo e mexer bem;

* Juntar o Limoncello e a raspa de limão e envolver;

* Colocar em forminhas e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de quinze minutos, dependendo do gosto.




Tenham um óptimo fim-de-semana! :D