14 de janeiro de 2015

Bife à Gordon Ramsay para uma lição vinda de um sítio inesperado.

But hold on to what you believe in the light,
When the darkness has robbed you of all your sight,
So hold on to what you believed in the light.

Mumford & Sons

 

A saga da tensão pré-menstrual continua. Todos os meses lá sou eu catapultada para esse mundo horrendo cheio de mudanças de humor, irritações várias, choraminguices pelas razões mais idiotas, desejos de lambarices, pêlos por todo o lado, mamocas doridas, cefaleias enormes e dores de barriga do demónio, sem falar das dezenas de borbulhas.

Há algumas semanas atrás estava particularmente totó com isto, e depois de uma situação aborrecida em que me senti inferior (ou em que fui inferiorizada, nem sei, é sempre difícil confiar no meu julgamento racional nestas alturas) lá vim para casa choramingar que era uma grande porcaria.


O Pedro abraçou-me com força, limpou-me as lágrimas e protegeu-me de todos os pensamentos idiotas. E depois eu comecei a choramingar porque era uma fraquinha que choramingava sempre quando estava com TPM.

A sério, às vezes nem eu própria tenho paciência para me aturar.


O Pedro decidiu agir, e abriu um vídeo de exercícios que tinha visto uns dias antes. Neste, um senhor musculado dizia que não fazia sentido irmos para o ginásio compararmo-nos com os outros, porque tal iria sempre trazer-nos sentimentos erróneos de inferioridade - em vez disso, devíamos pensar em nós próprios no mês anterior e perguntarmo-nos:

- Será que estou uma pessoa melhor?

Nunca pensei que um vídeo com um senhor de tronco nu a falar de pull ups e chin ups me ensinasse tanto sobre a vida, confesso.


De facto, é inegável que não resistimos a comparar-nos com os outros. E independentemente de ficarmos tristes porque somos piores do que eles, ficarmos motivados para sermos tão bons como eles ou ficarmos satisfeitos por sermos melhores do que eles, o foco da nossa atenção estará sempre no local errado: fora de nós.

Isto fez-me parar de choramingar neste dia? Não. Mas fez-me pensar muito no dia seguinte, já sem a parvoíce induzida pelas hormonas.

- Será que estou uma pessoa melhor? Será que a Joana do passado olharia para mim com satisfação e orgulho? Será que me encontro onde me propus chegar?

Sim.


Por isso não vale a pena pensarem que nunca terão a vida, a casa, a relação, a personalidade ou o aspecto da pessoa x, y ou z. Tenham simplesmente a vossa vida, a vossa casa, a vossa relação, a vossa personalidade e o vosso aspecto.

E quando quiserem ser melhores, aprendam com os melhores. Façam bifes seguindo os conselhos do Gordon Ramsay e não esperem que estes fiquem como os dele à primeira, à segunda ou até à centésima vez.

Em vez disso, esperem que os bifes desta vez fiquem melhores do que os bifes da vez anterior. E se isso acontecer, então é porque estão no caminho certo. Nos bifes e na vida.


Bife à Gordon Ramsay (receita adaptada de 'Steps on How To Cook a Steak with Gordon Ramsay')

Ingredientes (para uma pessoa):

* Um fio de azeite;
* Um bife do lombo;
* Uma colher de sopa de manteiga;
* Uma pitada de sal grosso.

Confecção:

* Aquecer uma frigideira em lume alto e quando estiver bem quente colocar um fio de azeite;

* Baixar ligeiramente o lume, esfregar o bife com sal grosso e colocar na frigideira;

* Deixar cozinhar durante dois a três minutos de um lado e virar;

* Esperar um minuto e acrescentar uma colher de sopa de manteiga;

* Se o bife tiver gordura de um dos lados, segurem-no com uma pinça e espalmem a gordura contra o fundo durante uns segundos;

* Servir regado com o molho.


Até amanhã! :D