28 de dezembro de 2014

Twelve Days of Christmas - 4 - Barrinhas de cereais caseiras com avelãs e chocolate :)

On the fourth day of Christmas my true love sent to me,
four calling birds, three french hens, two turtle doves and a partridge in a pear tree.


Em minha casa não fazemos doces pesados ou enjoativos no Natal. Temos sempre o pudim Molotof da minha mãe (um pudim de claras muito levezinho), os bolinhos de abóbora da minha avó (que praticamente não levam açúcar), recentemente descobrimos a pavlova (também um doce à base de claras) e este ano fizemos ainda éclairs (e a massa choux é tão areada que parece que estamos a comer um bocadinho de uma nuvem). 

Assim sendo, é raríssimo sentir-me enjoada de doces depois da época natalícia: não só porque não os cozinhamos em excesso, mas também porque escolhemos bem os que fazemos. 


Apesar disso, sei que por aí o mais provável é estarem pelos cabelos de açúcar. E lamento imenso informar-vos que nos próximos dias vamos ter aqui pelo blog um delicioso desfile dos docinhos supracitados, que fizeram mais uma vez parte do nosso Natal. 

Para vos compensar um bocadinho e antes que desatem a fugir, hoje decidi trazer-vos uma receita saudável e nutritiva: barrinhas de cereais caseiras.


Quem anda por aqui há algum tempo já sabe que faço sempre as minhas barrinhas de cereais em casa. É prático, é versátil, nunca me farto, posso combinar os sabores que quiser, sei com confiança que não estou a comer porcarias ou aditivos químicos e garanto que como barrinhas com gorduras saudáveis e sem adoçantes artificiais - enfim, é só vantagens :) 


Estas barrinhas foram sem dúvida as minhas preferidas até hoje. Começaram com um chamamento irresistível do frasco de manteiga de avelãs (que se tornou um vício desde a semana paleo), juntaram-se com a embalagem de mel caseiro dada por um doente do Pedro, misturaram-se com os flocos de cevada integrais que trouxe em promoção do supermercado e ainda houve espaço para as avelãs e as pepitas de chocolate da Vahiné, e assim surgiram aquelas que apelidei carinhosamente de:

As barrinhas com sabor a Nutella, mas sem Nutella. 


Perfeitas para regressarem à comidinha saudável depois do Natal, sem que isso envolva entupirem-se de comida sensaborona e aborrecida. Perfeitas para quem precisa de comida boa, mas sem sentimentos de culpa.

Simplesmente, perfeitas.


Barrinhas de cereais caseiras com avelãs e chocolate

Ingredientes (para seis barrinhas):

* Seis colheres de sopa de manteiga de avelãs caseira (receita e instruções aqui);
* Seis colheres de sopa de mel;
* Uma chávena de flocos de cevada integrais (ou outros ao vosso gosto);
* Um quarto de chávena de avelãs picadas grosseiramente;
* Um quarto de chávena de pepitas de chocolate negro (usei da Vahiné).

Confecção:

* Numa tigela misturar todos os ingredientes;

* Colocar numa forma rectangular coberta com papel vegetal e calcar bem;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos (o tempo depende da espessura das barrinhas);

* Retirar do forno e deixar arrefecer completamente dentro do tabuleiro;

* Cortar em barrinhas.



Eu parti em seis barrinhas, mas costumo dividir ao meio e comer meia de cada vez. Cada porção tem cerca de 120 calorias e 2g de fibra e proteínas :)

Até amanhã! :D