25 de dezembro de 2014

Twelve Days of Christmas - 1 - Bolo invertido de pêra!

On the first day of Christmas my true love sent to me,
a partridge in a pear tree.


Há exactamente um ano falei-vos da realização de um sonho e contei-vos finalmente (depois de ter passado dois meses a controlar-me para não dar com a língua nos dentes) que ia publicar um livro.


Um ano depois, a sensação de ter o meu livro nas mãos é indescritível. Ainda me sinto assoberbada, como se tudo isto fosse um sonho lindo e eu fosse acordar a qualquer momento. Ainda me sinto assustada, como se estivesse à espera que uma qualquer hecatombe equilibrasse a balança depois daquele que foi sem sombra de dúvida o ano mais feliz da minha vida. Ainda me sinto tremendamente agradecida por todo o carinho e apoio que recebi ao longo do último ano.


Um ano e muitas aventuras depois, aqui estou. Estive cinco vezes na Feira do Livro de Lisboa. Tive duas festas de lançamento do livro - uma em Lisboa e outra no Porto. Fiz duas sessões de autógrafos, uma no Montijo e outra em Lisboa. Dei um workshop de queques no Porto. Apresentei o meu livro em Braga. Fui entrevistada para o jornal do meu hospital. Fui entrevistada no jornal da manhã da TVI.


Continuo a mesma, mas agora tenho um livro nas mãos, um sorriso ainda maior no coração e uma certeza cravada na alma: isto não vai ficar por aqui. Porque eu sou uma viciada em sonhos, e enquanto ninguém me internar numa qualquer clínica de desintoxicação vou continuar a sonhar, a correr e a viver da única forma que sei - com tudo de mim.


Este foi um ano de muitas vitórias, e por isso foi também um ano de muitas celebrações. E numa dessas celebrações, entre amigos e sorrisos, apareceu este bolo invertido de pêra. Perfeito para celebrar este primeiro dia dos Doze Dias de Natal. Perfeito para celebrar um ano simplesmente maravilhoso.


Bolo invertido de pêra (receita adaptada do blog 'Sally's Baking Addiction')

Ingredientes:

Para a cobertura:
* 60g de manteiga sem sal derretida;
* 100g de açúcar mascavado;
* Quatro pêras cortadas em cubinhos.

Para o bolo:
* 120ml de leite;
* Uma colher de chá de vinagre;
* 210g de farinha de trigo;
* Meia colher de chá de fermento;
* Um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de canela;
*  115g de manteiga sem sal derretida;
* 150g de açúcar amarelo;
* 50g de açúcar branco;
* Um ovo;
* 60g de iogurte de pêra;
* 60ml de sumo de pêra;
* Uma colher de sopa de extracto de baunilha;
* Amêndoa picada para decorar.

Confecção:

* Para a cobertura colocar a manteiga derretida sobre uma forma circular com aproximadamente 22cm de diâmetro e cobrir com o açúcar mascavado e os cubinhos de pêra;

* Juntar o leite com o vinagre e deixar actuar durante cinco minutos;

* Numa tigela grande juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela e reservar;

* Numa tigela média juntar a manteiga derretida com o açúcar amarelo e o açúcar branco e bater vigorosamente com uma vara de arames;

* Acrescentar o ovo, o iogurte, o leite, o sumo de pêra e a essência de baunilha, batendo sempre entre cada adição;

* Juntar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e misturar lentamente;

* Colocar na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante quarenta minutos, cobrindo a meio com papel de alumínio para não queimar;

* Retirar do forno, deixar arrefecer durante dez minutos e desenformar;

* Cobrir com a amêndoa picada.



Tenham um feliz Natal :D