10 de dezembro de 2014

Geleia de uva e canela para uma casamenteira falhada.

This is what you give me to work with?
Well, honey, I've seen worse!
We're going to turn this sow's ear into a silk purse.
We'll have you washed and dried,
Primped and polished 'till you glow with pride.
Trust my recipe for instant bride,
You'll bring honor to us all.

(Da Mulan)


Eu sou extremamente casamenteira. Estou sempre a tentar juntar os meus amigos uns com os outros, ou com colegas, ou com desconhecidos, ou com pessoas aleatórias que passam na rua.

Obviamente que não faço isto por mal: de facto eu adoro os meus amigos, e faço isto porque queria que eles fossem tão felizes no amor como eu sou. E depois de dezenas ou centenas de tentativas de promover l'amour eles já só encolhem os ombros, suspiram de exasperação e agradecem aos céus por terem uma amiga tão querida e preocupada como eu.

(Pelo menos acho que é isto que eles pensam, embora eles verbalizem frequentemente coisas feias e mal-agradecidas.)


Na verdade já fui bem sucedida a juntar alguns deles, mas nunca durante muito tempo. Já apadrinhei com sucesso uma ou outra relação, só para as ver implodir alguns meses depois. E pelo meio questiono-me: parece-me evidente que sou uma péssima casamenteira, mas será que sou também horrível a combinar pessoas entre si?

O mesmo acontece-me com os sabores - não sou particularmente boa a prever o resultado de uma combinação de ingredientes. Por isso não sou suficientemente audaciosa e cinjo-me a casamentos que sei que resultam: limão e framboesa, maçã e canela, chocolate e morango ou mel e nozes. 

Esta geleia de uva e canela é  uma excepção bem deliciosa a esta regra.


Imaginei-a mal vi as uvas abandonadas na fruteira, à espera de um destino feliz depois de os meus pais terem voltado para o Porto.  A necessidade de as gastar e o desejo de experimentar uma combinação diferente fizeram-me mandar o receio à fava e agir, e ainda bem que o fiz: esta geleia ficou absolutamente divinal.

Por isso aqui estou hoje. Pelos vistos sou péssima casamenteira, mas já não sou assim tão má a combinar sabores pouco usuais. E nunca irei desistir de melhorar em ambas.

Assim sendo, se tiverem amigos ou amigas com idades entre os 20 e os 30 anos que sejam solteiros, boas pessoas, divertidos e cultos aceito currículos.


Geleia de uva e canela

Ingredientes:

*750g de uvas inteiras;
* 280g de açúcar branco;
* Dois paus de canela;
* Duas colheres de sopa de água.

Confecção:

* Juntar todos os ingredientes e levar ao lume até ferver;

* Esmagar as uvas com uma espátula de silicone e deixar que os sucos se misturem com o açúcar;

* Coar a mistura e descartar as peles da uva;

* Deixar cozinhar em lume brando durante cerca de uma hora.

Espero que gostem! :D